9 principais sintomas de enfisema pulmonar

Revisão clínica: Dr. Gabriel Santiago
Pneumologista
março 2023

Os sintomas de enfisema pulmonar são principalmente tosse persistente, produção de catarro e falta de ar. Embora possam ser mais leves nas fases iniciais, tendem a piorar com o tempo e limitar a realização das tarefas diárias, quando a doença não é tratada adequadamente. Além disso, os sintomas respiratórios podem apresentar períodos de piora, principalmente quando ocorrem infecções das vias aéreas, como resfriados, gripes e pneumonias.

O enfisema pulmonar ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) consiste em uma doença principalmente causada pelo cigarro, que leva a destruição do pulmão e perda de sua elasticidade, e embora a doença não tenha cura, é possível aliviar os sintomas e controlar a sua evolução.

Em caso de suspeita de enfisema pulmonar é importante consultar um clínico geral ou um pneumologista para fazer uma avaliação mais detalhada e iniciar o tratamento mais adequado. Saiba como é feito o tratamento para o enfisema.

Imagem ilustrativa número 3

Principais sintomas

Os principais sintomas do enfisema pulmonar são: 

  1. Sensação de falta de ar;
  2. Aumento da produção de catarro;
  3. Desconforto intenso ao realizar esforços;
  4. Tosse persistente;
  5. Chiado no peito;
  6. Perda de peso;
  7. Cansaço;
  8. Inchaço do tórax;
  9. Dedos das mãos e pés azulados.

Além disso, quando existem infecções respiratórias como resfriado ou gripe, os sintomas geralmente pioram, sendo mais forte a sensação de falta de ar, a tosse e a produção de catarro. Caso ocorra piora repentina dos sintomas respiratórios, é importante consultar uma emergência para avaliação ou entrar em contato com o médico que acompanha.

Sintomas de enfisema em fase inicial

Nas fases iniciais, o enfisema pulmonar pode causar poucos ou nenhum sintoma, mas na medida em que os pulmões vão sendo mais afetados, sintomas como falta de ar, cansaço e tosse persistente podem surgir, limitando pouco a realização das tarefas diárias. 

Os sintomas são melhor notados durante esforços mais intensos, como correr, subir escadas ou realizar trabalhos pesados.

Sintomas de enfisema em fase avançada

Quando não tratado adequadamente, o enfisema pulmonar pode piorar de tal forma que a tosse, produção de catarro e falta de ar são cada vez mais intensos, passando a existir esforço para respirar. 

Além disso, geralmente ocorre perda de peso e os períodos de piora dos sintomas respiratórios podem ocorrer com mais frequência. Confira como prevenir a piora do enfisema pulmonar.

Na fase avançada do enfisema, a falta de ar pode ser tão grave que passa a interferir em tarefas diárias como tomar banho ou subir escadas, podendo ocorrer mesmo em repouso. Nos casos mais graves, os dedos das mãos e dos pés podem ter aparência azulada e o tórax pode aumentar de tamanho, adquirindo um formato semelhante ao de um barril.

Teste online de sintomas

O enfisema pulmonar é uma forma de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Para saber quais as suas chances de ter doença pulmonar obstrutiva crônica, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1.Fuma, fumava ou já morou/trabalhou em lugares com muita poluição, fumaça ou poeira?
  2. 2.Sua respiração prejudica em tarefas como carregar pesos ou atividades físicas, como correr ou nadar?
  3. 3.Sente que se cansa mais facilmente do que outras pessoas da sua idade?
  4. 4.Sua respiração muda com as estações do ano, clima ou qualidade do ar?
  5. 5.Tem tosse há mais de 3 meses?
  6. 6.No último ano precisou faltar ao trabalho, escola ou outra atividade devido a resfriados, bronquite ou pneumonia?

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico geralmente é feito por um pneumologista, que leva em consideração os sintomas apresentados e pode indicar exames como radiografia de tórax, tomografia computadorizada ou espirometria. Veja o que é a espirometria e como é feita.

Além disso, em alguns casos, exames no sangue, como gasometria arterial e a dosagem de alfa-1 antitripsina, podem ser indicados.

Possíveis causas

A principal causa de enfisema é o tabagismo, além disso outros fatores, de forma muito menos comum, podem levar ao enfisema, tais como: 

  • Alterações genéticas, como na deficiência de alfa-1 antitripsina;
  • Inalação de gases tóxicos, como poluentes do ar ou combustíveis, por longos períodos;
  • Inalação de poeiras, como carvão, por exemplo.

Nessas situações, o que ocorre é a perda da elasticidade dos pulmões e da sua capacidade de realizar as trocas gasosas, devido à irritação provocada pelo contato com substâncias tóxicas ou devido à alterações genéticas.

Esta informação foi útil?

Escrito por Manuel Reis - Enfermeiro. Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em março de 2023. Revisão clínica por Dr. Gabriel Santiago - Pneumologista, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • JANSSEN, Rob et al. Emphysema: looking beyond alpha-1 antitrypsin deficiency. Expert Rev Respir Med. Vol.13, n.4. 381-397, 2019
  • JARDIM, José R. Atualização e perspectivas futuras para o diagnóstico da deficiência de alfa-1 antitripsina no Brasil. J Bras Pneumol. Vol.47, n.3. 2021
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Chronic Emphysema. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK539910/>. Acesso em 01 ago 2022
  • STATPEARLS. Emphysema. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482217/>. Acesso em 01 ago 2022
  • Referente a: "Teste de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)":

  • CDC. Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD). Disponível em: <https://www.cdc.gov/copd/index.html>. Acesso em 01 mar 2023
  • DUFFY, Sean P; CRINER, Gerard J. Chronic Obstructive Pulmonary Disease: Evaluation and Management. Med Clin North Am. Vol.103, n.3. 453-461, 2019
  • YAWN, Barbara P. et al. Protocol Summary of the COPD Assessment in Primary Care To Identify Undiagnosed Respiratory Disease and Exacerbation Risk (CAPTURE) Validation in Primary Care Study. Chronic Obstr Pulm Dis. Vol.8, n.1. 60–75, 2021
  • STATPEARLS. Chronic Obstructive Pulmonary Disease. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559281/>. Acesso em 01 mar 2023
  • SORIANO, Joan B; POLVERINO, Francesca; COSIO, Borja G. What is early COPD and why is it important?. Eur Respir J. Vol.52, n.6. 1801448, 2018
  • SANDELOWSKY, Hanna et al. COPD – do the right thing. BMC Fam Pract. Vol.22. 244, 2021
  • STATPEARLS. Chronic Cough. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK430791/>. Acesso em 01 mar 2023
  • MARTINEZ, Fernando J. et al. A New Approach for Identifying Patients with Undiagnosed Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Am J Respir Crit Care Med. Vol.195, n.6. 748-756, 2017
Revisão clínica:
Dr. Gabriel Santiago
Pneumologista
Médico pneumologista formado pela UERJ, CRM-RJ 52-90051-6. Coordenador da Pneumologia da Rede D'Or.