9 principais sintomas de enfisema pulmonar

agosto 2022

Os sintomas de enfisema pulmonar são principalmente tosse persistente, produção de catarro e falta de ar. Embora possam ser mais leves nas fases iniciais, tendem a piorar com o tempo e limitar a realização das tarefas diárias, quando a doença não é tratada adequadamente.

Além disso, os sintomas respiratórios podem apresentar períodos de piora, principalmente quando ocorrem infecções das vias aéreas, como resfriados ou gripes. Embora a doença não tenha cura, é possível aliviar os sintomas e controlar a sua evolução.

Em caso de suspeita de enfisema pulmonar é importante consultar um clínico geral ou um pneumologista para fazer uma avaliação mais detalhada e iniciar o tratamento mais adequado. Saiba como é feito o tratamento para o enfisema.

Principais sintomas

Os principais sintomas do enfisema pulmonar são: 

  1. Sensação de falta de ar;
  2. Aumento da produção de catarro;
  3. Desconforto intenso ao realizar esforços;
  4. Tosse persistente;
  5. Chiado no peito;
  6. Perda de peso;
  7. Cansaço;
  8. Inchaço do tórax;
  9. Dedos das mãos e pés azulados.

Além disso, quando existem infecções respiratórias como resfriado ou gripe, os sintomas geralmente pioram, sendo mais forte a sensação de falta de ar, a tosse e a produção de catarro. Caso ocorra piora repentina dos sintomas respiratórios, é importante consultar uma emergência para avaliação.

Sintomas de enfisema em fase inicial

Nas fases iniciais, o enfisema pulmonar pode causar poucos ou nenhum sintoma, mas na medida em que os pulmões vão sendo mais afetados, sintomas como falta de ar, cansaço e tosse persistente podem surgir, limitando pouco a realização das tarefas diárias. 

Os sintomas são melhor notados durante esforços mais intensos, como correr ou realizar trabalhos pesados.

Sintomas de enfisema em fase avançada

Quando não tratado adequadamente, o enfisema pulmonar pode piorar de tal forma que a tosse, produção de catarro e falta de ar são cada vez mais intensos, passando a existir esforço para respirar. 

Além disso, geralmente ocorre perda de peso e os períodos de piora dos sintomas respiratórios podem ocorrer com mais frequência. Confira como prevenir a piora do enfisema pulmonar.

Na fase avançada do enfisema, a falta de ar pode ser tão grave que passa a interferir em tarefas diárias como tomar banho ou subir escadas, podendo ocorrer mesmo em repouso. Nos casos mais graves, os dedos das mãos e dos pés podem ter aparência azulada e o tórax pode aumentar de tamanho, adquirindo um formato semelhante ao de um barril.

Possíveis causas

As principais causas de enfisema são: 

  • Tabagismo;
  • Alterações genéticas, como na deficiência de alfa-1 antitripsina;
  • Inalação de gases tóxicos, como poluentes do ar ou combustíveis, por longos períodos;
  • Inalação de poeiras, como carvão, por exemplo.

Nessas situações, o que ocorre é a perda da elasticidade dos pulmões e da sua capacidade de realizar as trocas gasosas, devido à irritação provocada pelo contato com substâncias tóxicas ou devido à alterações genéticas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico geralmente é feito por um clínico geral ou pneumologista, que leva em consideração os sintomas apresentados e pode indicar exames como radiografia de tórax, tomografia computadorizada ou espirometria. Veja o que é a espirometria e como é feita.

Além disso, em alguns casos, exames no sangue, como gasometria arterial e a dosagem de alfa-1 antitripsina, podem ser indicados.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em agosto de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • JANSSEN, Rob et al. Emphysema: looking beyond alpha-1 antitrypsin deficiency. Expert Rev Respir Med. Vol.13, n.4. 381-397, 2019
  • JARDIM, José R. Atualização e perspectivas futuras para o diagnóstico da deficiência de alfa-1 antitripsina no Brasil. J Bras Pneumol. Vol.47, n.3. 2021
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Chronic Emphysema. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK539910/>. Acesso em 01 ago 2022
  • STATPEARLS. Emphysema. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482217/>. Acesso em 01 ago 2022
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878