Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve Emla creme

O Emla é um creme que contém duas substâncis ativas chamadas lidocaína e prilocaína, que têm uma ação anestésica local. Este remédio atua através do adormecimento da superfície da pele por um curto período de tempo.

Por isso, pode ser aplicado sobre a pele antes de alguns procedimentos médicos, como administração de injetáveis ou colocação de cateteres, de forma a reduzir a dor.

Para que serve Emla creme

Para que serve o Emla creme

Por ser um anestésico local, o Emla creme atua adormecendo a superfície da pele, por um curto período de tempo. No entanto, pode-se continuar a sentir pressão e toque. Este remédio pode ser aplicado na pele antes de alguns procedimentos médicos como:

  • Administração de injetáveis e vacinas;
  • Inserção de uma agulha, para análise de sangue;
  • Remoção de verrugas nos genitais;
  • Limpeza da pele danificada por úlceras na perna;
  • Colocação de cateteres;
  • Cirurgias superficiais, incluindo enxerto de pele;
  • Procedimentos estéticos superficiais que provoquem dor.

Este produto deve ser aplicado apenas se for recomendado por um profissional de saúde. Além disso, deve-se ter o cuidado de evitar o uso em feridas, queimaduras, eczemas ou arranhões, nos olhos, interior do nariz, ouvido ou boca, ânus e nos genitais de crianças menores de 12 anos.

Como usar

Deve-se aplicar uma camada espessa de creme, pelo menos 60 minutos antes do procedimento. A dose em adultos é de aproximadamente 1g de creme por cada 10 cm2 de pele, colocando depois um adesivo por cima, já contido na embalagem, que será removido apenas antes do procedimento começar. Em crianças:

0 - 2 mesesaté 1gmáximo 10 cm2 de pele
3 - 11 mesesaté 2gmáximo 20 cm2 de pele
1 - 5 anosaté 10gmáximo 100 cm2 de pele
6 - 11 anosaté 20gmáximo 200 cm2 de pele

Quando se aplica o creme, é muito importante seguir as instruções seguintes:

  • Espremer o creme, fazendo um montinho no local onde se vai realizar o procedimento;
  • Remover a película de papel central, do lado não adesivo do penso;
  • Remover a cobertura do lado adesivo do penso;
  • Colocar o penso cuidadosamente sobre o monte de creme de forma a não o espalhar debaixo do penso;
  • Remover a moldura de papel;
  • Deixar atuar pelo menos durante 60 minutos;
  • Remover o penso e retirar o creme pouco antes do inicio do procedimento médico.
Para que serve Emla creme

A remoção do creme e do adesivo deve ser feita por um profissional de saúde. Na zona genital, o uso do creme deve ser feito sob supervisão médica, sendo que nos genitais masculinos, deve atuar apenas durante 15 minutos.

Possíveis efeitos colaterais

O Emla creme pode causar efeitos secundários como palidez, vermelhidão, inchaço, ardência, coceira ou calor no local da aplicação. Com menos frequência, pode ocorrer formigamento no local, alergia, febre, dificuldades respiratórias, desmaio e eczema.

Quando não se deve usar

Este creme não deve ser usado em pessoas que tenham alergia à lidocaína, prilocaína, a outros anestésicos locais similares, ou qualquer outro componente presente no creme.

Além disso, não deve ser usado em pessoas com deficiência em glucose-fostafo desidrogenase, metemoglobinemia, dermatite atópica, ou caso a pessoa tome antiarritmicos, fenintoína, fenobarbital, outros anestésicos locais, cimetidina ou beta-bloquadores.

Não deve ser usado nos genitais de crianças com menos de 12 anos de idade, recém-nascidos prematuros, e em mulheres grávidas e a amamentar, deve ser usado com precaução, e depois de informar o médico.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...