Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Pomadas para Fimose: quais são e como usar

O uso de pomadas para fimose é indicado principalmente para crianças e tem como objetivo reduzir a fibrose e favorecer a exposição da glande. Isso acontece devido à presença de corticoides na composição da pomada, que tem ação anti-inflamatória e torna a pela mais fina, ajudando a tratar a fimose.

Embora este tipo de pomadas nem sempre seja necessário durante o tratamento, ajudam a aliviar a dor e a acelerar o tratamento. No entanto, só devem ser utilizadas com orientação do urologista ou pediatra. Apesar das pomadas ajudarem a tratar e aliviar os sintomas da fimose, normalmente não são indicados para adultos, sendo nesse caso indicada a realização de cirurgia. Confira quais são os tratamentos disponíveis para tratar a fimose.

Pomadas para Fimose: quais são e como usar

Algumas das pomadas mais utilizadas para tratar a fimose incluem:

  • Postec: esta pomada é uma pomada específica para a fimose que, além do corticoide, possui outra substância que ajuda a pele a ficar ainda mais flexível, a hialuronidase, facilitando a exposição da glande. Essa pomada costuma ser indicada nos casos de fimose congênita;
  • Betnovate, Berlison ou Drenison: estas são pomadas que contêm apenas corticoide e, por isso, também pode ser usada em outros problemas de pele.

É importante que o tratamento seja recomendado pelo médico, isso porque de acordo com a idade e características da fimose, podem ser indicados diferentes formas de tratamento.

Além disso, é importante que o médico acompanhe a evolução da fimose ao longo do tempo à medida que são feitas as aplicações da pomada, pois caso não exista melhora, pode ser recomendada a realização de cirurgia.

Nas crianças, este tipo de pomadas só devem ser utilizadas após os 12 meses de idade, caso não exista regressão da fimose com liberação espontânea do prepúcio.

Como usar 

A pomada para fimose deve ser aplicada sobre o prepúcio 2 vezes ao dia, a cada 12 horas após higiene da região íntima. A pomada deve ser usada durante 3 semanas ou de acordo com indicação do médico, podendo o tratamento ser repetido por mais um ciclo.

Depois de aplicar a pomada, o médico pode aconselhar fazer os exercícios de alongamento da pele do prepúcio, para reduzir e até curar o grau de fimose. Porém, os casos mais graves, como os de grau I e II de Kayaba, podem ser mais difíceis de tratar apenas com a pomada sendo recomendadas outras formas de tratamento.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FIMOSE.ORG. Pomada para fimose: quando ajuda?. Disponível em: <https://www.fimose.org/artigos/pomada>. Acesso em 17 Nov 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...