Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Edema de glote: o que é, sintomas e o que fazer

O edema de glote, conhecido cientificamente como angioedema de laringe, é uma complicação que pode surgir durante uma reação alérgica grave e que se caracteriza pelo inchaço na região da garganta.

Esta situação é considerada uma emergência médica, pois o inchaço que afeta a garganta pode obstruir o fluxo de ar para os pulmões, impedindo a respiração. O que se deve fazer num caso de edema da glote inclui:

  1. Chamar ajuda médica ligando para o SAMU 192;
  2. Perguntar se a pessoa tem algum medicamento para alergia, para que tome enquanto espera o socorro. Algumas pessoas com alergias graves podem até possuir uma caneta de epinefrina, que deve ser administrada em situação de alergia grave;
  3. Manter a pessoa preferencialmente deitada, com as pernas elevadas, para facilitar a circulação sanguínea;
  4. Observar os sinais vitais da pessoa, como batimentos cardíacos e respiração, pois caso fiquem ausentes, será necessária a realização de massagem cardíaca. Confira o passo-a-passo de como fazer a massagem cardíaca.

Os sintomas de uma reação alérgica surgem rapidamente, após alguns minutos a poucas horas da exposição à substância causadora da alergia, incluindo dificuldade para respirar, sensação de bola na garganta ou chiado ao respirar.

Edema de glote: o que é, sintomas e o que fazer

Principais sintomas

Os sintomas do edema de glote são:

  • Sensação de bolo na garganta;
  • Dificuldade para respirar;
  • Chiado ou um barulho estridente durante a respiração;
  • Sensação de aperto no peito;
  • Rouquidão;
  • Dificuldade para falar.

Existem outros sintomas que normalmente acompanham o edema de glote e que são associados ao tipo de alergia, como urticária, com vermelhidão ou comichão na pele, olhos e lábios inchados, língua aumentada, coceira na garganta, conjuntivite ou crise de asma, por exemplo.

Estes sintomas costumam surgir em 5 minutos a 30 minutos após exposição a uma substância que cause alergia, que pode ser um medicamento, um alimento, a picada de um inseto, alterações da temperatura ou mesmo por uma predisposição genética, nos portadores de uma doença chamada Angioedema Hereditário. Saiba mais sobre esta doença aqui

Como é feito o tratamento

Após avaliação da equipe médica e confirmação do risco de edema de glote, é indicado o tratamento, feito com medicações que irão diminuir rapidamente a ação do sistema imune, e incluem aplicação de injeções contendo adrenalina, anti-alérgicos e corticóides. 

Como pode haver uma intensa dificuldade para respirar, pode ser necessário o uso de máscara de oxigênio ou, até mesmo, a intubação orotraqueal, em que se coloca um tubo através da garganta da pessoa para que a sua respiração não fique bloqueada pelo inchaço.

Bibliografia >

  • AMERICAN ACADEMY OF ALLERGY ASTHMA & IMMUNOLOGY. Anaphylaxis. Disponível em: <https://www.aaaai.org/conditions-and-treatments/allergies/anaphylaxis>. Acesso em 19 Fev 2020
  • NHS. Anaphylaxis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/anaphylaxis/>. Acesso em 19 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem