Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Primeiros socorros para Edema de Glote

Edema de glote, conhecido cientificamente como angioedema de laringe, é um dos sintomas que podem surgir em caso de uma reação alérgica grave, caracterizada por inchaço na região da garganta.

Esta situação é considerada uma emergência médica, pois o inchaço que afeta a garganta pode obstruir o fluxo de ar para os pulmões, por isso, o que se deve fazer inclui:

  1. Chamar ajuda médica ligando para o SAMU 192;
  2. Perguntar se a pessoa tem algum medicamento para alergia, para que tome enquanto espera o socorro;
  3. Manter a pessoa preferencialmente deitada, com as pernas elevadas, para facilitar a circulação sanguínea;
  4. Observar os sinais vitais da pessoa, como batimentos cardíacos e respiração, pois caso fiquem ausentes, será necessária a realização da reanimação cárdiopulmonar, com massagem cardíaca. Confira o passo-a-passo do que fazer em caso de uma parada cardiorrespiratória.

Os sintomas de uma reação alérgica surgem rapidamente, após alguns minutos a poucas horas da exposição à substância causadora da alergia, incluindo dificuldade para respirar, sensação de bola na garganta ou chiado ao respirar.

O sinais e os órgãos afetados dependerão da reação do sistema imune de cada pessoa e, além do edema de glote, outras reações perigosas da alergia que podem ser fatais são a cise de asma e o choque anafilático. Se quer saber mais sobre como acontece uma reação alérgica grave, confira Choque anafilático

Primeiros socorros para Edema de Glote

Sintomas de edema de glote

Os sintomas de edema de glote são:

  • Sensação de bolo na garganta;
  • Dificuldade para respirar;
  • Chiado ou um barulho estridente durante a respiração;
  • Rouquidão;
  • Dificuldade para falar.

Existem outros sintomas que normalmente acompanham o edema de glote e que são associados à alergia, como urticária, com vermelhidão ou comichão na pele, olhos e lábios inchados, língua aumentada, coceira na garganta, conjuntivite ou crise de asma, por exemplo.

Estes sintomas costumam surgir em 5 minutos a 30 minutos após exposição a uma substância que cause alergia, que pode ser um medicamento, um alimento, a picada de um inseto, alterações da temperatura ou mesmo por uma predisposição genética, nos portadores de uma doença chamada Angioedema Hereditário. Saiba mais sobre esta doença aqui

Como é feito o tratamento

Após avaliação da equipe médica e confirmação do risco de edema de glote, é indicado o tratamento, feito com medicações que irão diminuir rapidamente a ação do sistema imune, e incluem aplicação de injeções contendo adrenalina, anti-alérgicos e corticóides. 

Como pode haver uma intensa dificuldade para respirar, pode ser necessário o uso de máscara de oxigênio ou, até mesmo, a intubação orotraqueal, em que se coloca um tubo através da garganta da pessoa para que a sua respiração não fique bloqueada pelo inchaço.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...