Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é dor precordial, sintomas e como tratar

Janeiro 2020

A dor precordial é a dor no peito na região à frente do coração que pode acontecer em qualquer hora do dia e desaparece após alguns segundos. Apesar de muitas vezes ser considerado sinal de problemas cardíacos, a dor precordial está raramente relacionada com alterações do coração, podendo ser devido ao excesso de gases no organismo ou como consequência de mudança repentina da postura, por exemplo.

Como não é considerada grave, não há necessidade de tratamento. No entanto, quando a dor não passa, é frequente ou surgem outros sintomas como dificuldade para respirar e náuseas, é importante consultar o cardiologista para que a dor seja investigada e possa ser indicado o tratamento mais adequado.

O que é dor precordial, sintomas e como tratar

Sintomas de dor precordial

A dor precordial normalmente dura poucos segundos e é descrita como sendo uma dor fina, como se fosse uma facada, que pode acontecer mesmo em repouso. Essa dor, quando surge, pode ser sentida mais fortemente ao inspirar ou durante a espiração, e é local, ou seja, não é sentida em outras partes do corpo, como o que acontece no infarto, em que a dor no peito, além de ser em forma de pressão e pontada, irradia para o pescoço, axilas e braço. Veja como reconhecer os sintomas de infarto.

Apesar de não representar risco, uma vez que na maioria das vezes não está relacionada com alterações pulmonares ou cardíacas, é importante ir ao médico quando a dor surge frequentemente, quando a dor não passa após alguns segundos ou quando surgem outros sintomas, como náuseas, dor de cabeça intensa ou dificuldade para respirar, sendo importante investigar a causa da dor para que seja iniciado o tratamento caso haja necessidade.

Além disso, é comum que as pessoas sintam-se ansiosas ao sentir esse tipo de dor, o que pode fazer com que haja aumento dos batimentos cardíacos, tremores e sensação de falta de ar, por exemplo. Conheça outros sintomas de ansiedade.

Causas de dor precordial

A dor precordial não possui causa específica, no entanto acredita-se que aconteça devido à irritação dos nervos localizados na região intercostal, que corresponde à região entre as costelas. Além disso, pode acontecer enquanto a pessoa está sentada, deitada, em repouso, quando há excesso de gases ou quando a pessoa muda rapidamente a postura.

Apesar de muitas vezes a dor precordial ser motivo para a pessoa ir à emergência do hospital ou ao posto de saúde, raramente está relacionada com problemas cardíacos ou alterações pulmonares.

Como é o tratamento

A dor precordial não é considerada uma situação grave e normalmente desaparece sozinha sem que seja necessário iniciar tratamento. No entanto, quando há sinais sugestivos de problemas cardíacos ou pulmonares, o médico pode indicar tratamento específicos de acordo com a causa e a alteração apresentada pela pessoa.

Bibliografia >

  • ALBUQUERQUE, Polianna L. M. M et al. Dor Precordial de Causa Não Usual. Rev Bras Cardiol. Vol 23. 2 ed; 200-201, 2010
  • BARRAL, Jean-Pierre; CROIBIER, Alain. Visceral Vascular Manipulations. Elsevier, 2012. 94-105.
  • DA LUZ, Protásio L. et al. Endothelium and Cardiovascular Diseases: Vascular Biology and Clinical Syndromes. Academic Press, 2018. 555-562.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem