Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser a dor no meio do pé e o que fazer

A dor no meio do pé está ligada principalmente ao uso de sapatos muito apertados ou inadequados, prática de atividade física regular e constante, como a corrida, por exemplo, e peso excessivo, o que pode levar à inflamação dos nervos e tecidos presentes no pé, causando dor e desconforto.

Para aliviar a dor no meio do pé pode-se colocar gelo no local por cerca de 20 minutos para diminuir a inflamação e aliviar os sintomas, mas caso a dor seja persistente, o mais recomendado é buscar orientação do ortopedista ou do fisioterapeuta para que seja identificada a causa da dor e possa ser iniciado o tratamento adequado.

O que pode ser a dor no meio do pé e o que fazer

As principais causas de dor no meio do pé são:

1. Metatarsalgia

A metatarsalgia corresponde à dor na frente dos pé que acontece devido ao uso de sapatos inapropriados, prática de exercícios de alto impacto, excesso de peso ou deformidade nos pés, por exemplo. Essas condições fazem com que aconteça irritação e inflamação das articulações, tendões ou nervos que sustentam os metatarsos, que são os ossos que formam os dedos do pé, resultando na dor. Conheça outras causas de metatarsalgia.

O que fazer: Para aliviar o desconforto e a dor causada pela metatarsalgia, é importante repousar o pé, aplicar gelo no local e evitar a causa, pois assim é possível aliviar a dor. No entanto, caso a dor seja persistente, é importante ir ao ortopedista ou a fisioterapeuta para que seja feita uma avaliação e possa ser iniciado um tratamento mais específico, que poderá envolver o uso de medicamentos anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia para melhorar o apoio e mobilidade dos pés.

2. Fascite Plantar

A fascite plantar acontece devido à inflamação do tecido que recobre a musculatura do pé, chamado de fáscia plantar, resultando em dor no meio do pé, sensação de queimação e desconforto ao caminhar ou ao correr, por exemplo.

A fascite plantar é mais comum de acontecer em mulheres devido ao uso frequente de sapatos de salto, mas também pode acontecer em pessoas que estejam acima do peso ou que fazem longas caminhadas usando um sapato inapropriado.

O que fazer: O tratamento para fascite plantar tem como objetivo diminuir a inflamação do tecido, podendo ser indicado pelo ortopedista o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Além disso, pode ser recomendada a realização de sessões de fisioterapia para desinflamar o local e melhorar a circulação sanguínea. Confira outras formas de tratar a fascite plantar.

3. Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é um pequeno caroço que pode ser formado na planta do pé e que pode causar bastante dor e desconforto ao andar, subir escadas, fazer agachamentos ou correr, por exemplo.

A formação do neuroma está normalmente relacionada com o uso de sapatos muito apertados nos dedos e que praticam atividade física de forma intensa e regular, como a corrida, por exemplo, pois geram microtraumas no local, o que dá origem à inflamação e formação do neuroma.

O que fazer: Para combater a dor e o desconforto causados pelo neuroma, é recomendado utilizar palmilhas adequadas nos sapatos para acomodar melhor os pés, evitando utilizar sandálias, chinelos e salto alto, além de usar medicamentos anti-inflamatórios e realizar fisioterapia para diminuir o caroço e, assim, aliviar a dor e evitar a formação de novos neuromas. Veja 5 tratamentos para o neuroma de Morton.

4. Fraturas

As fraturas são causas menos comuns de dor no meio do pé, mas pode acontecer como consequência de uma lesão intensa, como entorse de tornozelo durante prática de atividade física ou ao descer a escada, por exemplo.

O que fazer: Caso haja suspeita de fratura, é importante ir ao ortopedista para que sejam realizados exames de imagem que permitam identificar a quebra do osso e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. Normalmente o pé é imobilizado e o médico recomenda o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos caso haja dor.


Bibliografia

  • NEWS MEDICAL. What is Metatarsalgia?. Link: <www.news-medical.net>. Acesso em 31 Mai 2019
  • SILVA, Carmen; OLIVEIRA, João Pedro; LUÍS, Francisco. Metatarsalgias - revisão bibliográfica. HDSInForum. Vol 26. 2009
  • NERY, Caio Augisto S. et al. Tratamento do Neuroma de Morton via plantar: Avaliação retrospectiva dos resultados cirúrgicos. ACTA Ortop Brasil. Vol 15. 1 ed; 55-58, 2007
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem