Dor no joelho ao dobrar: o que pode ser e o que fazer

Atualizado em abril 2024

A dor no joelho ao dobrar pode ser causada por tendinite patelar, osteoartrite, cisto de Baker ou traumas como tombos ou pancadas, que podem resultar em lesões na articulação ou ligamentos do joelho, por exemplo.

Dependendo da sua causa, a dor ao dobrar no joelho pode ser bastante intensa e interferir nas atividades do dia a dia, além de poder ter diferentes localizações, podendo ocorrer atrás do joelho, acima ou abaixo da patela.

É importante consultar o ortopedista sempre que surgir dor no joelho ao dobrar, para que sua causa seja identificada, e assim, iniciado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de dor no joelho ao dobrar são:

1. Lesão por trauma

A lesão por trauma no joelho pode ocorrer por um tombo, contusão, pancada, torção no joelho, luxação ou fratura, por exemplo. 

Nestes casos, a dor ao dobrar o joelho surge de forma repentina, ser intensa e surgir atrás do joelho, acima ou abaixo da patela ou em outras regiões de acordo com o local da lesão, e estar acompanhada de inchaço e dificuldade para movimentar o joelho.

O que fazer: no caso de lesões leves, sem fratura, pode-se fazer repouso e usar compressa de gelo 2 a 3 vezes ao dia durante 15 minutos. Já nos casos de fratura ou luxação, deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente para iniciar o tratamento mais adequado.

A fisioterapia também pode ser recomendada para ajudar na recuperação e aliviar a dor, mesmo em casos leves.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Rompimento do ligamento

O rompimento de algum ligamento do joelho, como o ligamento medial ou lateral, ou o ligamento cruzado anterior ou posterior, pode causar dor ao dobrar o joelho ou esticar totalmente a perna, inchaço ou diminuição da amplitude dos movimentos.

Além disso, normalmente antes do surgimento dos sintomas, é comum ouvir ou sentir um estalo repentino no joelho ou ter a sensação de que o joelho está travado.

O rompimento do ligamento do joelho é mais comum de ocorrer devido a um grande esforço repentino durante esportes, como futebol, basquete ou tênis, por exemplo.

O que fazer: o tratamento do rompimento do ligamento do joelho deve ser feito pelo ortopedista, e geralmente é feito com cirurgia, seguido de alguns meses de fisioterapia e repouso, mas inicialmente pode ser necessário usar uma joelheira para evitar os movimentos do joelho.

3. Tendinite patelar

A tendinite patelar é a inflamação que ocorre no tendão que liga a patela ao osso da canela, causando dor ao dobrar o joelho, dor ao sentar por muito tempo, agachar ou subir escadas, inchaço ou sensação de joelho duro ao acordar.

Geralmente, a tendinite patelar, também chamada de “joelho de saltador”, é causada por lesões em pessoas que praticam atividade física intensa, como corrida, futebol ou bicicleta, ou que sejam atletas. 

O que fazer: deve-se repousar a articulação, evitando esforços repetitivos, e colocar uma bolsa de gelo no joelho por 20 minutos, diariamente, 2 vezes por dia. Além disso, o ortopedista pode recomendar fisioterapia, uso de remédios anti-inflamatórios ou até cirurgia. Entenda como é feito o tratamento da tendinite.  

4. Bursite no joelho

A bursite no joelho é a inflamação de uma das 11 bursas que tem no joelho, que são pequenas bolsas que contém líquido e funcionam como um amortecedor, além de reduzir a fricção entre os ossos, os tendões e os músculos das articulações. 

Quando alguma bursa do joelho está inflamada, pode causar dor ao dobrar o joelho, inchaço, sensação de calor no local e dor acima ou abaixo do joelho.

Geralmente, a bursite no joelho é causada por atividades como dobrar o joelho ou ajoelhar repetidamente, esportes como jiu-jitsu, futebol e voleibol, quedas ou pancadas.

O que fazer: deve-se fazer repouso e aplicar compressa de gelo por 15 minutos, 2 a 3 vezes ao dia. Além disso, o ortopedista pode indicar fisioterapia, uso de anti-inflamatórios, fazer injeção de corticoide direto na bursa ou até cirurgia. 

Leia também: 13 remedios para dor no joelho (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-dor-no-joelho

5. Lesão no menisco

A dor ao dobrar o joelho, dor na parte interna do joelho, dor ao subir escada, dor ao agachar ou dor dentro do joelho, por exemplo, pode ser indicativo de lesão no menisco que é um disco que funciona como uma almofada ou amortecedor dentro do joelho. 

Geralmente, as lesões no menisco são causadas por atividades físicas como judô, jiu-jitsu ou pela degeneração do menisco que ocorre pelo envelhecimento natural do corpo. 

O que fazer: deve-se fazer repouso e evitar atividades que movimentem muito o joelho, além de fisioterapia para fortalecer a musculatura do joelho. Em alguns casos, o ortopedista também pode fazer injeções de corticoide ou ácido hialurônico no joelho, ou até cirurgia.

6. Tendinite do quadríceps

A dor ao dobrar o joelho também pode surgir devido a tendinite do quadríceps que é uma inflamação do tendão quadríceps que se localiza no final do músculo quadríceps, na parte anterior da coxa, e se insere no joelho.

Quando esse tendão está inflamado pode causar dor na parte de cima do joelho ao dobrar, rigidez no joelho, inchaço ou sensação de calor no local, sendo mais comum de ocorrer devido a traumas no joelho por esportes, como corrida ou futebol, por exemplo.

O que fazer: o tratamento da tendinite do quadríceps deve ser orientado pelo ortopedista e envolve repouso, evitar esforços, uso de compressas de gelo ou anti-inflamatórios, fisioterapia, e nos casos mais graves, cirurgia.

7. Tendinite isquiotibial

A tendinite isquiotibial afeta o tendão localizado na região posterior da coxa, causando dor atrás do joelho ao dobrar, dor na parte lateral do joelho, inchaço ou dor ao movimentar o joelho.

Geralmente, a tendinite dos tendões isquiotibiais é causada por lesões em pessoas que praticam atividade física intensa, como corrida, futebol ou bicicleta, ou que sejam atletas. 

O que fazer: deve-se repousar a articulação, evitar esforços repetitivos e aplicar uma bolsa de gelo no joelho por 20 minutos, diariamente, 2 vezes por dia. Além disso, o ortopedista pode indicar o tratamento com fisioterapia, uso de anti-inflamatórios ou cirurgia. Veja mais detalhes sobre o tratamento da tendinite.

8. Osteoartrite no joelho

A osteoartrite no joelho, também conhecida como artrose, é a degeneração da cartilagem do joelho, diminuindo a qualidade, a quantidade e espessura dessa cartilagem, provocando dor crônica. 

Esta degeneração pode afetar as atividades do dia a dia por causar dor abaixo do joelho ao dobrar, rigidez no joelho pela manhã, ou dor no joelho ao caminhar, ao final do dia, por ficar muito tempo de pé, por exemplo.

O que fazer: é importante consultar um ortopedista pois o tratamento deve ser feito com analgésicos como o paracetamol ou anti-inflamatórios como ibuprofeno ou diclofenaco. Além disso, também são recomendadas sessões de fisioterapia e, em alguns casos, o médico pode fazer injeções de corticoide ou ácido hialurônico no joelho afetado. 

9. Síndrome da banda iliotibial

A síndrome da banda iliotibial causa dor em queimação na lateral externa do joelho que pode irradiar para a coxa ou o quadril, ou dor ao dobrar o joelho, sendo comum em praticantes de corrida, ciclistas ou outros esportes que necessitem dobrar o joelho repetidamente. 

Geralmente, essa síndrome está relacionada à fraqueza e má flexibilidade muscular ou erros de treinamento com intensidades e volumes inadequados, além do tipo de terreno, tênis ou postura, por exemplo, ao praticar esportes. 

O que fazer: deve-se interromper a prática do esporte e investir em atividades de fortalecimento muscular como musculação ou alongamentos, sempre com a orientação de um profissional de educação física. Além disso, o ortopedista pode indicar o uso de anti-inflamatórios na forma de pomada ou comprimido, e fisioterapia. Veja como deve ser o tratamento da síndrome da banda iliotibial.

10. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, inflamatória e crônica que provoca rigidez, dor e inchaço nas articulações, podendo afetar o joelho e causar dor no joelho ao dobrar, dor no joelho ao acordar sendo mais intensa durante os primeiros minutos da manhã e melhora com movimento. 

Além disso, a dor no joelho que surge com inchaço mas sem ter sido provocada por um trauma pode indicar artrite reumatoide.

O que fazer: pode-se usar analgésicos e anti-inflamatórios indicados pelo ortopedista ou reumatologista, além de fazer o tratamento com fisioterapeuta para melhorar a movimentação do joelho. Confira todas as opções de tratamento para artrite reumatoide.

11. Cisto de Baker

O cisto de Baker é um tipo de caroço que se forma na articulação atrás do joelho, devido ao acúmulo de líquido sinovial, causando dor atrás do joelho, inchaço, rigidez e dor ao dobrar o joelho, que piora com atividade física, e uma 'bola' dolorida e móvel que pode ser palpada com as mãos.

Este tipo de cisto, que também é chamado de cisto poplíteo, normalmente está relacionado a outras doenças como artrite reumatoide, osteoartrite, lesão no menisco ou desgaste da cartilagem, por exemplo.. 

O que fazer: deve-se consultar o ortopedista para que seja identificada a causa do cisto e fazer o tratamento da doença que o causou, ou em caso de cistos grandes, que causam muita dor, o médico pode aspirar líquido do cisto ou fazer injeção de corticoide diretamente no cisto. No caso de rompimento do cisto romper, o tratamento é feito com cirurgia. Saiba mais como tratar o cisto de Baker.

12. Síndrome patelofemoral

A dor no joelho ao dobrar também pode ser causada pela síndrome patelofemoral, em que ocorre inflamação da articulação patelofemoral, devido a pé plano, lesões no joelho ou desgaste da cartilagem no joelho.

A síndrome patelofemoral geralmente causa dor na parte da frente e dentro do joelho, que piora ao subir ou descer escadas, além de outros sintomas como sensação de estalos no joelho ao se movimentar ou inchaço.

O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo ortopedista, que pode indicar fisioterapia, aplicação de ácido hialurônico dentro da articulação do joelho ou até cirurgia.

Quando ir ao médico

É importante consultar o ortopedista nas seguintes situações:

  • Dor ao dobrar o joelho que dura mais de 3 dias, mesmo com a aplicação de gelo e repouso;
  • Dor intensa ou crônica;
  • Inchaço, vermelhidão ou deformidades no joelho;
  • Dificuldade para as atividades do dia a dia, como ficar de pé, caminhar ou subir escadas;
  • Barulho ou estalos no joelho ao dobrar ou movimentar;
  • Não conseguir dobrar o joelho;
  • Febre.

Nestes casos, o ortopedista pode pedir um exame de raio X ou uma ressonância magnética para fazer o diagnóstico, identificar a causa da dor no joelho ao dobrar e indicar o tratamento adequado.

Vídeos relacionados