A dor na vesícula é um sintoma que pode ser causado por diversas condições como pedra na vesícula, colecistite, colangite, vesícula preguiçosa, pólipos ou, de forma mais rara, por câncer na vesícula.
Além da dor do lado direito da barriga, na parte de cima, a dor na vesícula também pode ser acompanhada por outros sintomas, como barriga inchada, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, por exemplo.
Leia também: Dor no lado direito da barriga: 10 causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-do-lado-direito-da-barrigaPara saber se a dor é na vesícula, é recomendado consultar o gastroenterologista, hepatologista ou clínico geral, para fazer o diagnóstico adequado. Se for necessário, o médico pode indicar tratamentos que envolvem o uso de remédios, a realização de cirurgia ou dieta, por exemplo.
O que pode ser a dor na vesícula
As possíveis causas da dor na vesícula são:
1. Pedra na vesícula
A pedra na vesícula é um pedaço endurecido de fluidos digestivos, formada no interior da vesícula biliar, geralmente devido ao excesso de colesterol na bile e dificuldade de esvaziamento da vesícula.
Quando esta pedra bloqueia os ductos da vesícula biliar, podem causar sintomas como dor forte do lado direito da barriga, diarreia constante, febre, náuseas ou vômitos.
2. Colecistite
A colecistite é a inflamação da vesícula biliar que provoca sintomas, como dor em cólica do lado direito da barriga, náuseas, vômitos, febre ou sensibilidade à palpação do abdome.
Esta inflamação é provocada principalmente por pedras na vesícula, mas também pode ser causada por nódulo ou tumor, bloqueio do ducto biliar ou infecções, por exemplo.
Leia também: Colecistite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/colecistite3. Colangite
Colangite é a inflamação do ducto da vesícula biliar, podendo ser causada por infecções bacterianas, devido a obstrução do ducto biliar, alterações autoimunes ou doenças parasitárias, como lombriga e teníase, por exemplo.
A pessoa com colangite pode apresentar sintomas como coceira na pele, inchaço dos pés e tornozelos ou dor na parte superior direita da barriga. Conheça todos os sintomas da colangite.
4. Vesícula preguiçosa
A vesícula preguiçosa, cientificamente conhecida como discinesia biliar, é uma condição que acontece por alguma alteração no funcionamento da vesícula, que deixa de produzir ou liberar bile suficiente para digerir as gorduras dos alimentos.
Os possíveis sintomas da vesícula preguiçosa incluem dor tipo cólica no lado direito do abdômen, abaixo das costelas, excesso de gases, sensação de estômago cheio e dor de cabeça.
Leia também: Vesícula preguiçosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/vesicula-preguicosa5. Pólipo
O pólipo na vesícula biliar é uma saliência da parede da vesícula que normalmente não causa sintomas, porém quando o pólipo é muito grande, pode provocar alguns sintomas, como náuseas, dor abdominal no lado direito e vômitos, por exemplo.
6. Câncer de vesícula biliar
Câncer de vesícula biliar é um tumor maligno raro que surge nas células da vesícula biliar, e que, nos estágios iniciais, não provoca qualquer tipo de sintoma.
No entanto, quando é diagnosticado em fases mais avançadas, este tipo de tumor pode causar sintomas como dor ou inchaço na barriga, ou pele e olhos amarelados, por exemplo.
Sintomas de dor na vesícula
Conforme a causa dessa condição, os sintomas de dor na vesícula são:
- Dor do lado direito da barriga, na parte de cima, ou abaixo das costelas;
- Dor que irradiar para o ombro direito ou costas;
- Barriga inchada;
- Pele e olhos amarelados, ou icterícia;
- Má digestão, náuseas e vômitos;
- Febre e calafrios;
- Urina escura e fezes claras;
- Falta de apetite.
A pessoa com dor na vesícula também pode apresentar excesso de gases, sensação de estômago cheio, diarreia constante, palpitações cardíacas.
Leia também: 10 sintomas de problema na vesícula (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-problema-na-vesiculaComo é a dor na vesícula?
A dor na vesícula é do tipo cólica intensa, repentina, constante e aguda, conhecida como cólica biliar, e geralmente surge após a ingestão de alimentos gordurosos, podendo ser confundida com um infarto.
Este tipo de dor não melhora ao fazer movimentos, evacuar ou eliminar gases. Além disso, a dor pode piorar quando se respira fundo. A dor na vesícula pode durar alguns minutos ou algumas horas.
Onde dói a dor na vesícula?
Devido a localização da vesícula biliar no abdome, a dor na vesícula dói na região de cima direita da barriga, na região do estômago ou debaixo das costelas do lado direito.
Além disso, a dor da vesícula também pode irradiar para a parte de cima e meio da barriga, as costas, clavícula ou ombro direito.
Como aliviar a dor na vesícula rapidamente
Algumas dicas que podem aliviar a dor na vesícula rapidamente são:
- Aplicar uma compressa morna na região, de 15 a 20 minutos, que pode ajudar a relaxar os músculos, aliviando a dor temporariamente;
- Tomar chá de dente-de-leão, boldo e bardana, são remédios caseiros que podem ajudar a aliviar a dor em casos de pedra na vesícula
- Tomar um suplemento de magnésio, que pode ajudar no esvaziamento da vesícula.
Entretanto, essas medidas só aliviam temporariamente a dor, não tratando a causa da dor na vesícula.
Assim, é recomendado procurar um atendimento médico para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o tratamento adequado.
Melhor posição para dormir com dor na vesícula
A melhor posição para dormir com dor na vesícula poderia ser do lado esquerdo. Isso porque como a vesícula biliar fica no lado direito da barriga, dormir do lado esquerdo evitaria comprimir esse órgão.
Entretanto, é importante ressaltar que não existem evidências científicas que comprovem que dormir de um lado específico ajude a aliviar a dor na vesícula.
O que fazer
O tratamento da dor na vesícula varia conforme a causa dessa condição e inclui:
1. Remédio para dor na vesícula
Alguns remédios que podem ser prescritos pelo médico para dor na vesícula são ácido ursodesoxicólico e ursodiol, para ajudar a bile a sair do fígado e a dissolver as pedras.
Outros remédios que o médico também pode indicar são: analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar a dor, antibióticos, para combater infecções bacterianas, antieméticos, para aliviar náuseas, e colestiramina, para aliviar a coceira.
No caso de infecção, o tratamento deve ser feito no hospital com uso de medicamentos na veia e monitoramento dos sinais vitais.
2. Jejum
Como a vesícula é um órgão usado durante a digestão, o médico pode recomendar fazer o jejum total durante algum tempo, para descansar a vesícula e melhorar os sintomas.
3. Cirurgia
A cirurgia para retirada completa da vesícula biliar, ou colecistectomia, pode ser indicada pelo médico para situações como colangite, colecistite, vesícula preguiçosa, pedra na vesícula e câncer.
Já drenagem da vesícula ajuda diminuir a inflamação e a retirar o pus, podendo ser indicada em casos de colangite e colecistite.
Leia também: Cirurgia de vesícula: como é feita e como é a recuperação tuasaude.com/cirurgia-de-vesicula4. Litotripsia extracorpórea
A litotripsia extracorpórea é um tratamento feito por meio da aplicação de ondas de choque, que pode ser recomendado pelo médico para casos de pedras na vesícula não calcificadas.
5. Dieta
A dieta na crise de vesícula, que deve ser indicada pelo nutricionista, deve priorizar os alimentos saudáveis e naturais, como frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, tubérculos e proteínas com pouca gordura.
Durante a dieta, é importante evitar alimentos gordurosos, como leite e derivados integrais, embutidos, sorvetes, oleaginosas, além de bebidas alcoólicas.
Leia também: Dieta na crise de vesícula: o que comer, o que evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-na-crise-de-vesicula6. Quimioterapia
Sessões de quimioterapia, por meio de injeção de remédios diretamente na veia ou ingestão de comprimidos, podem ser indicadas pelo médico para ajudar no tratamento do câncer de vesícula biliar.
Este tratamento pode ser feito antes da cirurgia, para diminuir a quantidade de células cancerígenas e facilitar a retirada do tumor, ou após a cirurgia, para eliminar as restantes células tumorais.
7. Radioterapia
A radioterapia é outro tratamento que pode ser recomendado pelo médico para ajudar no tratamento do câncer de vesícula.
Este tratamento normalmente é indicado nos casos mais avançados da doença, para aliviar os sintomas como dor, náuseas persistentes e perda de apetite, por exemplo, podendo ser feito junto com a quimioterapia.
Como saber se é dor de vesícula?
Para saber se realmente a dor é de vesícula, é recomendado consultar o gastroenterologista, hepatologista ou clínico geral.
Durante a consulta o médico faz um exame físico e avalia os sinais e sintomas apresentados, além do histórico de saúde da família e da pessoa.
Para confirmar a causa da dor de vesícula, o médico geralmente também solicita exames de sangue, de urina e de fezes, e exames de imagem, como colangiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia.