Dor na clavícula: o que pode ser (e como aliviar)

A dor na clavícula é um sintoma que pode ser causado por condições como posição inadequada ao dormir, fratura de clavícula e ombro deslocado, por exemplo.

A pessoa com dor na clavícula também pode apresentar outros sintomas e sinais, como febre, deformidade no ombro, inchaço e vermelhidão no local, e fraqueza nas mãos.

Na presença de dor na clavícula, é recomendado consultar o clínico geral ou ortopedista, para que seja feito o diagnóstico e seja indicado o tratamento, que pode incluir o uso de anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia e cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

As possíveis causas de dor na clavícula são:

1. Posição inadequada ao dormir

A posição inadequada ao dormir, ao ficar somente numa posição, por exemplo, pode provocar uma pressão e dor na clavícula esquerda ou direita.

Como aliviar: a dor causada pela má postura geralmente melhora com o passar das horas, ao longo do dia.

Entretanto, se a dor persistir, é aconselhado consultar o ortopedista, para que seja feita uma avaliação e indicado o tratamento adequado, que pode incluir o uso de remédios analgésicos.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Fratura de clavícula

A dor na clavícula pode ser causada por uma fratura deste osso, que pode ser provocada por impactos sobre o ombro, como quedas ou acidentes de carro, moto ou bicicleta, por exemplo.

Outros sintomas presentes na fratura de clavícula são deformidade no ombro, como ombro caído ou para frente, inchaço ou dificuldade para levantar o braço.

Como aliviar: em casos de suspeita de fratura de clavícula, é recomendado ir ao pronto-socorro imediatamente, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

O tratamento, indicado pelo médico, pode ser feito com o uso de remédios anti-inflamatórios ou analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno. Além disso, a imobilização com tipoia ou tala, sessões de fisioterapia e cirurgia também podem ser recomendadas.

Leia também: Fratura de clavícula: sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/fratura-de-clavicula

3. Ombro deslocado

Ombro deslocado é uma condição provocada pelo rompimento do ligamento que une a articulação do ombro e da clavícula, separando-os.

Sensibilidade e dor na clavícula esquerda ou direita, inchaço e vermelhidão no local e dificuldade de movimentar os ombros, são alguns dos sintomas do ombro deslocado. Conheça todos os sintomas de ombro deslocado.

Como aliviar: na presença de sintomas indicativos de ombro deslocado, é indicado consultar o ortopedista, para fazer uma avaliação completa e prescrever os tratamentos.

O tratamento é feito no hospital, com a manipulação ou reposicionamento da articulação, a imobilização, o uso de remédios anti-inflamatórios ou analgésicos ou a realização de uma cirurgia.

4. Síndrome do desfiladeiro torácico

A síndrome do desfiladeiro torácico é a compressão ou inflamação dos nervos e/ou vasos sanguíneos localizados entre a clavícula e a primeira costela.

Essa condição causa dor na clavícula, pescoço, braço ou mão, além de sensação de formigamento, fraqueza nas mãos e dificuldade para movimentar os braços.

Como aliviar: é aconselhado consultar o ortopedista, para que seja feita uma avaliação completa e recomendar o tratamento adequado.

Assim, o médico poderá indicar a realização de fisioterapia, com exercícios de fortalecimento e o uso de remédios anti-inflamatórios, como naproxeno ou ibuprofeno.

O ortopedista também pode recomendar a perda de peso, para pessoas que estejam com sobrepeso ou obesidade e, em alguns casos, a realização de uma cirurgia.

5. Artrose acromioclavicular

A artrose acromioclavicular é um desgaste da articulação entre a clavícula e o osso chamado acrômio, causando inchaço, rigidez e dor na clavícula esquerda ou direita, e dificuldade para realizar alguns movimentos.

Como aliviar: é importante consultar o ortopedista para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o tratamento.

O uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, a realização de sessões de fisioterapia e a injeção de corticoide, são alguns dos tratamentos que podem ser recomendados pelo médico.

6. Osteólise da clavicular distal

A osteólise clavicular distal é uma lesão mais comum em atletas e levantadores de peso, sendo causada por exercícios repetitivos, como supino, levantamento de peso acima da cabeça e movimentos acima da cabeça, como vôlei, basquete, tênis e natação.

Esses movimentos causam tração e compressão frequentes na articulação que une a clavícula e a escápula, provocando dor incômoda e persistente em uma ou ambas as clavículas.

Como aliviar: após a confirmação do diagnóstico, o médico pode recomendar que a pessoa ajuste ou evite as atividades que causam essa condição.

Além disso, o médico também pode prescrever o uso de anti-inflamatórios, a injeção de corticoides, a realização de fisioterapia e, em alguns casos, a cirurgia.

7. Osteomielite

A dor na clavícula é um dos sintomas da osteomielite, que é uma infecção grave do osso, causada por bactérias ou fungos, devido a um corte profundo, fratura ou colocação de uma prótese, por exemplo.

Quando a osteomielite afeta os ossos dos ombros, pode causar sintomas como dor no na clavícula, vermelhidão, inchaço e calor na região e febre.

Como aliviar: nos casos de suspeita de osteomielite, deve-se consultar o ortopedista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.

O tratamento indicado pelo médico pode ser feito com o uso de antibióticos e a realização de uma cirurgia para drenar o pus do osso ou desbridar o osso, por exemplo.

Leia também: Osteomielite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/osteomielite

8. Câncer nos ossos

Embora seja mais raro, a dor na clavícula é um dos possíveis sintomas de câncer nos ossos.

Este tipo de câncer é um tumor que pode surgir no próprio osso ou devido a metástases, quando o câncer de outras partes do corpo se espalha para o osso.

Como aliviar: se houver suspeita de câncer nos ossos, é aconselhado consultar o oncologista, para que seja feita uma avaliação dos sintomas e do histórico de saúde e sejam solicitados exames laboratoriais e de imagem.

O tratamento recomendado pelo médico pode incluir sessões de radioterapia e/ou quimioterapia, cirurgias e cuidados paliativos. Conheça melhor sobre o tratamento do câncer nos ossos.