Dor de dente na gravidez: 6 causas (e como aliviar)

Atualizado em fevereiro 2024

Para aliviar a dor de dente na gravidez e diminuir a inflamação, pode ser recomendado o uso de paracetamol, bochecho com água morna e sal e/ ou compressa gelada na bochecha. No entanto, essas medidas ajudar a aliviar temporariamente a dor, sendo importante que o dentista seja consultado.

A dor de dente na gravidez é uma situação comum e frequente e que acontece devido ao aumento da sensibilidade dos dentes ou inflamação da gengiva.

É importante que o dentista seja consultado sempre que houver dor de dente, principalmente quando existem outros sintomas, como febre, alteração do paladar, inflamação ou vermelhidão na boca, para que seja identificada a causa da dor e, assim, seja indicado o tratamento mais adequado e seguro durante a gestação.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de dor de dente na gravidez são:

  • Cárie dentária, principalmente quando a higiene bucal não é feita adequadamente, podendo provocar sensibilidade e dor ao mastigar;
  • Gengivite: uma inflamação causada pelo aumento da progesterona na gravidez, que levam ao sangramento durante a escovação dos dentes;
  • Dente quebrado: a rachadura do dente pode não ser visível a olho nu, porém pode provocar dor em contato com alimentos quentes ou frios;
  • Infecção dentária, que pode acontecer quando a cárie não é tratada e chega ao nervo, podendo resultar em dor ao mastigar e maior sensibilidade dos dentes ao frio e ao calor;
  • Abcesso: provoca o surgimento de um inchaço na boca devido à infecção de um dente ou da gengiva;
  • Dente do siso: provoca a inflamação da gengiva e, normalmente, é acompanhada de dor de cabeça e de ouvido.

Quando a dor de dente não passa, deve-se consultar um dentista, pois pode ser necessário tomar remédios como antibiótico, para tratar a infecção ou fazer limpeza, obturação, tratamento de canal ou extração do dente. 

As causas de dor de dente podem provocar lesões graves na polpa do dente e, nesses casos, é necessário fazer o tratamento do canal da raiz do dente no dentista. Veja como é feito o tratamento do canal

Como aliviar a dor de dente na gravidez

Para aliviar a dor de dente na gravidez até a consulta com o dentista, existem algumas medidas simples, como:

1. Bochechar com água morna e sal

A solução de água morna e sal tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando a reduzir a inflamação e a dor de dente ou gengivite, além disso, a água salgada é um antisséptico natural que ajuda a reduzir a quantidade de bactérias na boca. 

Para fazer a solução de água morna e sal, deve-se colocar uma colher de chá de sal em um copo de água morna e misturar. Enxaguar a boca, fazendo bochecho com a solução por 20 a 30 segundos, 2 a 3 vezes por dia. Cuspir a solução em seguida.

É recomendado o uso da solução de água morna com sal, por no máximo uma semana, pois utilizar por mais tempo pode danificar o esmalte dos dentes, por ser uma solução ácida.

A solução de água morna e sal deve ser usada com precaução no casos da grávida ter pressão alta ou esteja fazendo uma dieta que limite o consumo de sal. Nestes casos, recomenda-se consultar o médico obstetra antes de utilizar a solução de água morna e sal.

2. Aplicar uma compressa gelada

Aplicar uma compressa gelada sobre a bochecha, pode ajudar a aliviar a dor de dente e o inchaço no rosto.

Para fazer a compressa de gelo, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar o saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel em uma toalha limpa e seca e aplicar sobre a bochecha, deixando-a atuar por cerca de 10 a 15 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia.

3. Usar pasta para dentes sensíveis

A pasta para dentes sensíveis, como Sensodyne ou Colgate Sensitive, pode ajudar a aliviar a dor de dente, além de manter os dentes e as gengivas limpas, e evitar o acúmulo de placa bacteriana que pode levar ao surgimento de cáries ou gengivite.

É recomendado que a pasta de dentes não contenha flúor ou que contenha poucas quantidades, pois o flúor em excesso pode diminuir a absorção de minerais essenciais para a gestação, podendo trazer complicações para o bebê. Desta forma, o ideal é consultar o dentista para que possa ser indicada a pasta de dente mais adequada durante a gravidez.

Remédios para dor de dente na gravidez

No caso da dor de dente na gravidez, o único remédio recomendado é o paracetamol, que é um analgésico indicado para o alívio da dor. No entanto, recomenda-se entrar em contato com o obstetra que faz o acompanhamento pré-natal para garantir o uso seguro e na dose correta durante a gravidez. Saiba como tomar o paracetamol na gravidez.  

É importante ressaltar que o paracetamol promove um alívio temporário da dor de dente, sendo importante consultar o dentista para que seja indicado o tratamento mais adequado, que pode incluir a realização de uma limpeza, restauração do dente ou extração dentária, dependendo do caso.

Nos casos em que a dor de dente acontece devido a uma infecção, o dentista pode recomendar o uso de amoxicilina para evitar complicações, como parto prematuro, por exemplo. Veja mais sobre a amoxicilina na gravidez.