Dimenidrinato: para que serve e como usar

Atualizado em abril 2024

Dimenidrinato é um antiemético indicado para o tratamento de náuseas, vômitos ou tontura causados por movimento, gravidez ou vertigem, e pode ser usado tanto em adultos quanto em crianças a partir de 2 anos de idade.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de gotas, cápsulas ou comprimidos, com os nomes comerciais Dramin, Dramin B6, Nausilon ou Dramavit, por exemplo. Além disso, também pode ser encontrado em hospitais na forma de injeção com o nome Dramin B6 DL.

O dimenidrinato deve ser usado sob prescrição e orientação médica, pois o modo de usar e a dose a ser utilizada variam de acordo com a idade e a condição a ser tratada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O dimenidrinato é indicado para:

  • Prevenir e tratar os sintomas do enjoo do movimento, chamado cinetose;  
  • Tratar náuseas e vômitos pós-radioterapia;
  • Tratamento de labirintite ou outras condições vertiginosas;
  • Prevenir náuseas e vômitos antes ou depois de uma cirurgia.

Além disso, também pode ser indicado para tratar vômitos e enjoo na gravidez, mas não é recomendado durante o último trimestre da gravidez devido ao risco de causar contrações, e só será recomendado se os benefícios superarem os riscos para o bebê.

Leia também: Remédios seguros para aliviar o enjoo na gravidez tuasaude.com/remedio-para-enjoo-na-gravidez

Como usar

O dimenidrinato por via oral deve ser tomado após uma alimentação para evitar irritação no estômago. Além disso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento.

A forma de usar o dimenidrinato varia de acordo com sua apresentação, que inclui:

1. Dimenidrinato 25 mg cápsulas

O dimenidrinato na forma de cápsulas gelatinosas moles (Dramin Capsgel) de 25 mg, pode ser usado por crianças com mais de 6 anos.

A posologia do dimenidrinato 25 mg cápsulas para crianças de 6 a 12 anos é de 1 a 2 cápsulas de 25 mg a cada 6 a 8 horas. 

A dose máxima diária não deve ultrapassar 150 mg de dimenidrinato no período de 24 horas, o que corresponde a 6 cápsulas de 25 mg.

2. Dimenidrinato 50 mg cápsulas

O dimenidrinato 50 mg na forma de cápsulas gelatinosas moles (Dramin Capsgel), pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 6 anos.

A posologia do dimenidrinato 50 mg cápsulas é:

  • Crianças de 6 a 12 anos: 1 cápsula de 50 mg, a cada 6 a 8 horas. A dose máxima diária não deve ultrapassar 150 mg de dimenidrinato, o que corresponde a 3 cápsulas de 50 mg;
  • Adultos: 1 a 2 cápsulas de dimenidrinato 50 mg, a cada 4 a 6 horas, não devendo ultrapassar a dose máxima diária de 400 mg, ou seja, 8 cápsulas de 50 mg.

O uso do dimenidrinato deve sempre ser orientado pelo médico, após avaliação dos sintomas e sua gravidade e da causa das náuseas e vômitos.

Leia também: Náuseas: sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/nauseas

3. Dimenidrinato + piridoxina gotas

O dimenidrinato + piridoxina gotas de 25mg/mL + 5mg/mL (Dramin B6, Nausicalm, Dimenidrin, Dramavit ou Nausilon) pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade.

A posologia do dimenidrinato + piridoxina gotas é:

Idade Posologia Dose máxima diária (em 24 horas)
Crianças de 2 a 6 anos 1 gota para cada Kg de peso corporal, a cada 6 a 8 horas, conforme orientação do pediatra 60 gotas, que corresponde a 75 mg de dimenidrinato
Crianças de 6 a 12 anos 1 gota para cada Kg de peso corporal, a cada 6 a 8 horas, conforme orientação do pediatra 120 gotas, que corresponde a 150 mg de dimenidrinato
Adultos e crianças com mais de 12 anos 1 gota para cada Kg de peso corporal, a cada 4 a 6 horas, conforme orientação médica 320 gotas, que corresponde a 400 mg de dimenidrinato

É importante não pingar as gotas de dimenidrinato + piridoxina diretamente na boca da criança, sendo recomendado colocar as gotas em uma colher e depois dar à criança.

4. Dimenidrinato + piridoxina comprimidos

Os comprimidos de dimenidrinato + piridoxina de 50mg + 10mg (Dramin B6) deve ser usado somente por adultos ou crianças com mais de 12 anos.

A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos de dimenidrinato + piridoxina comprimidos, a cada 4 horas.

Não se deve ultrapassar a dose máxima de 400 mg de dimenidrinato no período de 24 horas, o que corresponde a 8 comprimidos por dia.

5. Dimenidrinato + piridoxina + glicose + frutose

O dimenidrinato 3 mg/mL + piridoxina 5 mg/mL + glicose 100 mg/mL + frutose 100 mg/mL (Dramin B6 DL) é encontrado na forma de injeção para ser aplicada na veia, em hospitais, pelo enfermeiro sob supervisão médica.

A posologia recomendada é:

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: 1 ampola de Dramin B6 DL, diluído em 10 mL de soro fisiológico 0,9%, aplicado lentamente na veia. Essa dose pode ser repetida a cada 4 a 6 horas, conforme orientação médica;
  • Crianças com mais de 2 anos: é recomendada a dose de 1,25 mg de dimenidrinato por Kg de peso corporal, diluido em 10 mL de soro fisiológico, aplicado na veia lentamente. Essa dose pode ser repetida a cada 6 horas, conforme orientação do pediatra.

O Dramin B6 DL deve sempre ser diluido em soro fisiológico 0,9% estéril e administrado lentamente na veia, por no mínimo 2 minutos de aplicação.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do dimenidrinato são ritmo cardíaco anormal, tontura, sonolência, dificuldade para urinar, dor de cabeça e boca ou nariz secos.

Além disso, também pode ocorrer dilatação da pupila do olho e a sensação de estar menos alerta.

Em casos muito raros, pode causar uma reação alérgica grave, devendo-se procurar o pronto-socorro imediatamente se tiver dificuldade para respirar, coceira e manchas vermelhas ou roxas na pele e inchaço da língua, por exemplo. Saiba identificar uma reação alérgica grave.

Dimenidrinato dá sono?

O dimenidrinato dá sono, sendo que um dos efeitos colaterais desse remédio é sonolência.

Por isso, é recomendado evitar dirigir veículos ou operar máquinas durante o tratamento com dimenidrinato.

Quem não deve usar

O dimenidrinato não deve ser usado por pessoas alérgicas a esse remédio ou outros anti-histamínicos ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Esse remédio também não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade, pessoas que sofrem de porfiria ou asma e idosos com aumento da próstata, hipertensão, hipotireoidismo, glaucoma ou doença de Parkinson.

Em crianças e adolescentes, o dimenidrinato deve ser usado com cautela, e um pediatra deve ser sempre consultado para que a dose adequada seja prescrita.

No caso de mulheres grávidas ou em amamentação, o uso do dimenidrinato só deve ser feito se indicado pelo médico, após avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e possíveis riscos para o bebê.

Vídeos relacionados