Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Para que serve o dimenidrinato e como usar

Março 2020

O dimenidrinato é um remédio utilizado no tratamento e prevenção de náuseas e vômitos em geral, incluindo a gravidez, caso seja recomendado pelo médico. Além disso, também está indicado para a prevenção de náusea e enjoo durante a viagem e pode ser utilizado para tratar ou prevenir as tonturas e vertigens em caso de labirintite.

O dimenidrinato é comercializado com o nome Dramin, em forma de comprimidos, solução oral ou cápsulas gelatinosas de 25 ou 50 mg, sendo que os comprimidos estão indicados para adultos e adolescentes com mais de 12 anos, a solução oral para adultos e crianças acima dos 2 anos, as cápsulas gelatinosas de 25 mg e as cápsulas de 50 mg para adultos e crianças acima dos 6 anos. Este medicamento só deve ser usado por recomendação médica.

Para que serve o dimenidrinato e como usar

Para que serve

O dimenidrinato é indicado para a prevenção e tratamento dos sintomas de enjoo, tontura e vômitos, incluindo os vômitos e enjoos da gravidez, apenas se recomendado pelo médico.

Além disso, também está indicado para pré e pós-operatórios e após tratamento com radioterapia, na prevenção e tratamento de tonturas, enjoos e vômitos causados por movimentos durante as viagens, e para a prevenção e tratamento das labirintites e vertigens.

Como usar

O modo de uso do dimenidrinato varia de acordo com a forma de apresentação do remédio:

Comprimidos

  • Adultos e adolescentes acima de 12 anos: 1 comprimido a cada 4 a 6 horas, antes ou durante as refeições, até à dose máxima de 400 mg ou 4 comprimidos por dia.

Solução oral

  • Crianças entre os 2 e os 6 anos: 5 a 10 ml de solução a cada 6 a 8 horas, não excedendo os 30 ml por dia;
  • Crianças entre os 6 e os 12 anos: 10 a 20 ml de solução a cada 6 a 8 horas, não excedendo os 60 ml por dia;
  • Adultos e adolescentes acima de 12 anos: 20 a 40 ml de solução a cada 4 a 6 horas, não excedendo os 160 ml por dia.

Cápsulas gelatinosas moles

  • Crianças entre os 6 e os 12 anos: 1 a 2 cápsulas de 25 mg ou 1 cápsula de 50 mg a cada 6 a 8 horas, não excedendo os 150 mg por dia;
  • Adultos e adolescentes acima dos 12 anos: 1 a 2 cápsulas de 50 mg a cada 4 a 6 horas, não excedendo 400 mg ou 8 cápsulas por dia.

Em caso de viagem, o dimenidrinato deve ser administrado com no mínimo meia hora de antecedência e a dose deve ser ajustada pelo médico em caso de insuficiência hepática.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os principais efeitos colaterais do dimenidrinato​ incluem sedação, sonolência, dores de cabeça, sensação de boca seca, visão turva, retenção urinária, tonturas, insônia e irritabilidade.

O dimenidrinato está contraindicado em pacientes com alergia aos componentes da fórmula e com porfiria. Além disso, o dimenidrinato em comprimidos está contraindicado para crianças menores de 12 anos, a solução oral está contraindicado para crianças com idade inferior a 2 anos e as cápsulas gelatinosas para crianças menores de 6 anos.

Além disso, é contraindicado o uso do dimenidrinato  em associação com remédios tranquilizantes e sedativos, ou simultâneamente com a ingestão álcool.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem