Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cuidados e recuperação depois da Curetagem

A curetagem é um procedimento que pode ser realizado como diagnóstico de alterações uterinas, ou como forma de tratamento para remoção de restos uterinos ou placentários, em caso de aborto, por exemplo. Assim, as principais diferenças são:

  • Curetagem uterina: refere-se ao tratamento com raspagem completa do útero, sendo realizado no hospital, podendo haver internamento hospitalar;
  • Curetagem endocervical: refere-se ao exame de diagnóstico que retira apenas uma pequena amostra do tecido uterino, feito no consultório sem anestesia. 

O exame de curetagem endocervical é um técnica relativamente simples, que pode ser feita no consultório do ginecologista, que normalmente, dura entre 15-30 minutos. Porém, o tratamento de curetagem uterina deve ser feito no hospital, necessitando de mais cuidados a seguir. Nesse caso a mulher deve regressar a casa acompanhada, pois a sonolência pode afetar a capacidade para tomar decisões ou dirigir.

Cuidados e recuperação depois da Curetagem

Quanto tempo dura a recuperação

A recuperação da curetagem uterina (tratamento) é de cerca de 3-7 dias, devendo a mulher permanecer em repouso para prevenir aparecimento de complicações, que são raras, mas podem surgir sangramentos, infecções uterinas, perfuração do útero, bexiga ou alça intestinal. Além disso, também pode levar à formação de uma espécie de cicatriz que leva à adesão das paredes do útero, alterando o ciclo menstrual e diminuindo a fertilidade.

Durante este período, é comum que a mulher sinta algum desconforto, especialmente algumas cãibras fortes que surgem pela contração intensa do útero após o procedimento. Para alívio desse desconforto o médico pode receitar a toma de analgésicos, mas usar uma bolsa de água quente sobre a região pélvica também pode trazer alívio do desconforto.

Já a recuperação da curetagem endocervical (exame) é mais simples, e a mulher deve ficar de repouso no próprio dia, e usar absorvente íntimo, beber mais água que o habitual e descansar. O médico pode recomendar analgésico como Paracetamol ou Dipirona para alívio da dor e desconforto, e usar bolsa de água quente sobre a região abdominal pode ajudar no alívio da dor. 

Cuidados depois da curetagem

Em todo caso na semana da curetagem não é recomendado fazer esforços e por isso a mulher não deve ir trabalhar. O ideal é ficar deitada, descansando enquanto lê um livro ou dorme. Após 3 dias de alta a mulher pode retomar suas atividades, mas sem ir à academia. Quando o sangramento e as cólicas diminuírem, pode-se voltar as atividades normais, inclusive à atividade física.

Depois, devem-se ter outros cuidados como: 

  • Não usar absorvente interno no primeiro mês após a curetagem;
  • Não usar o chuva vaginal para fazer lavagem da vagina;
  • Não ter relações sexuais por, pelo menos, 2 semanas.

Como fica a menstruação após a curetagem uterina 

A primeira menstruação após o tratamento com curetagem uterina é mais dolorosa e pode conter pequenos vestígios e coágulos, e por isso, algumas mulheres podem achar que estão tendo um novo aborto, mas na verdade, estes são restos do tecido que revestia o útero ainda do mês anterior.

Quando engravidar depois da curetagem

No caso da curetagem ser feita após um aborto, a mulher deve ficar em resguardo, durante pelo menos 2 semanas a 1 mês e evitar gravidez nos 3 meses seguintes. Caso a curetagem tenha sido realizada como exame de diagnóstico, a mulher pode engravidar ao fim do 1º mês. Saiba mais sobre quando engravidar após a curetagem.

Sinais de alerta para ir ao médico 

Deve-se ir ao médico ou pronto-socorro se apresentar algum dos seguintes sintomas:

  • Sangramento, que é preciso trocar o absorvente a cada hora;
  • Febre;
  • Cólicas abdominais fortes; 
  • Dor que piora ao invés de melhorar;
  • Corrimento vaginal com mau cheiro.

Após a curetagem o útero deve levar alguns dias até se recuperar completamente e por isso a próxima menstruação poderá vir um pouco mais tarde que o habitual. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem