Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chás para limpar o útero

Os chás para limpar o útero ajudam a eliminar pedaços de endométrio, que é o revestimento do útero, após a menstruação ou, então, depois de uma gravidez.

Além disso, estes chás também podem ser bons para tonificar o músculo uterino, já que aumentam a circulação de sangue no local, podendo ser um bom complemento para mulheres que estão tentando engravidar, na preparação do útero para receber o feto.

Embora sejam naturais, estes chás devem ser sempre utilizados com orientação de um obstetra ou um fitoterapeuta e devem ser evitados durante a gravidez, já que alguns podem estimular o surgimento de contrações, que acabam prejudicando a gestação que já existe.

1. Gengibre

Chás para limpar o útero

O gengibre é um excelente desintoxicante de todo o organismo e, por isso, também consegue atuar sobre o útero, reduzindo possíveis inflamações que possam existir e melhorando a circulação sanguínea no local.

Este chá pode, por isso, ser uma boa opção para mulheres que sofrem com dores menstruais muito intensas ou que têm pequenos focos de endometriose, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 a 2 cm de raiz de gengibre;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes para ferver numa panela por 10 minutos. Depois, coar, deixar esfriar e beber 2 a 3 vezes por dia.

2. Damiana

Chás para limpar o útero

A damiana é uma planta que tem sido utilizada por vários séculos para aumentar a líbido, já que ajuda a melhorar a circulação de sangue na região íntima da mulher. Assim, esta planta pode ser uma excelente solução para fortalecer o útero.

Ingredientes

  • 2 a 4 gramas de folhas secas de Damiana
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber até 3 vezes por dia.

3. Framboesa

Chás para limpar o útero

O chá de framboesa é um conhecido remédio caseiro para facilitar o trabalho de parto, no entanto, também pode ser usado após a gravidez para retirar os pedaços de endométrio e outros tecidos que ainda não foram completamente eliminados, assim como facilitar que o útero volte ao seu tamanho normal.

A framboesa atua por aumentar o tônus do útero e estimular a sua contração, o que acaba expulsando os pedaços de endométrio que estão no seu interior.

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres (de chá) de folhas de framboesa picadas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes, tampar e deixar repousar por até 10 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber 1 a 3 xícaras do chá por dia.

Embora seja um método comprovado cientificamente, e existam alguns estudos que indicam que a framboesa não afeta o início da gravidez, mulheres grávidas devem evitar o seu consumo, pelo menos sem orientação de um obstetra ou fitoterapeuta.


Bibliografia

  • EMA. Assessment report on Rubus idaeus L., folium. 2014. Link: <www.ema.europa.eu>. Acesso em 05 Abr 2019
  • RODRIGUEZ, Hethir. The Fertility Cleanse Guide. KMF Publishing, 2010.
  • LEELAVATHI, S.. Effectiveness of Ginger Remedy on Dysmenorrhea. International Journal of Innovative Research in Science, Engineering and Technology. Vol.4. 2904-2908, 2015
  • LIVE STRONG. Herbs to Cleanse the Uterus. Link: <www.livestrong.com>. Acesso em 24 Mai 2019
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 522.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem