Tamiflu (oseltamivir): para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O Tamiflu é um remédio antiviral que tem fosfato de oseltamivir na sua composição que age impedindo a multiplicação e bloqueando as ações dos vírus da gripe influenza A e B, incluindo do vírus Influenza A H1N1. Desta forma, impede que o vírus se espalhe pelo organismo, sendo é indicado para o tratamento ou prevenção da gripe. 

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas contendo 30, 45 ou 75 mg de fosfato de oseltamivir, e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 1 ano, com indicação e orientação médica.

Tamiflu (oseltamivir): para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve

O Tamiflu é indicado para o tratamento da gripe causada pelos vírus influenza A e B, incluindo do vírus Influenza A H1N1, em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade, ajudando a reduzir a duração dos sintomas. Saiba identificar os sintomas do H1N1.

Esse remédio também é indicado para prevenção da gripe em pessoas que tiveram contato próximo com uma pessoa infectada pelos vírus influenza A ou B.

É importante ressaltar, que o Tamiflu não substitui a vacina da gripe. Entenda melhor o que é a vacina da gripe e quando tomar.

Como tomar

O Tamiflu deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após as refeições. No entanto, para evitar que cause irritação no estômago, é recomendado que a cápsula seja tomada após a alimentação.

A forma de uso do Tamiflu varia de acordo com a indicação e inclui:

1. Tratamento da gripe

O tratamento com Tamiflu para a gripe deve ser iniciado no primeiro ou segundo dia após o início dos sintomas.

As doses normalmente recomendadas são: 

  • Adultos e adolescentes com mais de 13 anos de idade: tomar 1 cápsula de 75 mg por dia de 12 em 12 horas, durante 5 dias;
  • Crianças entre 1 ano e os 12 anos de idade: o tratamento deve ser feito durante 5 dias e a dose recomendada varia de acordo com o peso:

Peso Corporal (Kg)

Dose recomendada

menos de 15 kg

1 cápsula de 30 mg, 2 vezes por dia, ou seja, de 12 em 12 horas

entre os 15 kg e os 23 kg

1 cápsula de 45 mg, 2 vezes por dia, ou seja, de 12 em 12 horas

entre os 23 kg e os 40 kg

2 cápsulas de 30 mg, 2 vezes por dia, ou seja, de 12 em 12 horas

mais de 40 kg

1 cápsula de 75 mg, 2 vezes por dia, ou seja, de 12 em 12 horas

No caso de esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se a próxima dose for em menos de 2 horas, deve-se pular a dose esquecida. Em nenhum caso, deve-se tomar duas doses ao mesmo tempo para compensar a dose esquecida.

2. Prevenção da gripe

Para prevenção da gripe, o tratamento com Tamiflu deve ser iniciado dentro de até dois dias após o contato com uma pessoa infectada. 

As doses normalmente recomendadas são:

  • Adultos e adolescentes com mais de 13 anos de idade: tomar 1 cápsula de 75 mg por dia por dia, durante 10 dias;
  • Crianças entre 1 ano e os 12 anos de idade: o tratamento deve ser feito durante 10 dias e a posologia varia de acordo com o peso:

Peso Corporal (Kg)

Dose recomendada

menos de 15 kg 

1 cápsula de 30 mg, 1 vez por dia

entre os 15 kg e os 23 kg

1 cápsula de 45 mg, 1 vez por dia

entre os 23 kg e os 40 kg

2 cápsula de 30 mg, em dose única, 1 vez por dia

mais de 40 kg

1 cápsula de 75 mg, 1 vez por dia

O tempo de tratamento para a prevenção da gripe, geralmente, é de 10 dias, mas pode ser aumentado conforme avaliação e orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com Tamiflu são dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor no corpo. Esses efeitos colaterais são mais comuns de ocorrer nos dois primeiros dias de tratamento, melhorando dentro de 1 a 2 dias.

Além disso, em crianças, deve-se estar atento às mudanças de humor ou comportamento que devem ser comunicadas imediatamente ao pediatra como confusão mental, tremores, comportamento incomum ou alucinações, como ouvir ou ver coisas que não existem.

O Tamiflu pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve tomar

O Tamiflu não deve ser usado por crianças com menos de 1 ano de idade, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham problemas no funcionamento dos rins ou fígado.

Além disso, o Tamiflu não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao fosfato de oseltamivir ou a qualquer outro componente da fórmula.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Oseltamivir. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/oseltamivir.html>. Acesso em 23 Ago 2021
  • TAGARRO, A.; et al. Oseltamivir para el tratamiento de la gripe en niños y adolescentes [Oseltamivir for the treatment of influenza in children and adolescents]. An Pediatr (Engl Ed). 90. 5; 317.e1-317.e8, 2019
  • DOBSON, J.; et al. Oseltamivir treatment for influenza in adults: a meta-analysis of randomised controlled trials. Lancet. 385. 9979; 1729-1737, 2015
  • DOSHI, P.; HENEGHAN, C.; JEFFERSON, T. Oseltamivir for influenza. Lancet. 387. 10014; 124, 2016
  • LEE, J. J.; et al. Oseltamivir and influenza-related complications in children: a retrospective cohort in primary care. Eur Respir J. 56. 5; 1902246, 2020
Mais sobre este assunto: