Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

A maior parte das vezes, a alergia alimentar é confundida com a intolerância alimentar, pois ambas provocam sinais e sintomas parecidos, no entanto, são distúrbios diferentes que podem ter tratamento diferenciado.

A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contato com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e, por isso, os sintomas são mais generalizados. Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal.

Diferenças entre Alergia e Intolerância alimentar

Diferenças entre alergia e intolerância alimentar

Os principais sintomas que ajudam a diferenciar a alergia alimentar da intolerância alimentar são:

Sintomas de alergia AlimentarSintomas de intolerância alimentar

Urticária e vermelhidão na pele;

Coceira intensa na pele;

Dificuldade para respirar;

Inchaço no rosto ou língua;

Vômitos e diarreia.

Dor no estômago;

Inchaço da barriga;

Excesso de gases intestinais;

Sensação de queimação na garganta;

Vômitos e diarreia.

Características dos sintomas Características dos sintomas

Surgem imediatamente mesmo quando ingere pouca quantidade do alimento e os testes feitos na pele são positivos.

Podem demorar mais de 30 minutos para aparecer, sendo mais graves quanto maior for a quantidade de alimento ingerido, e os testes de alergia feitos na pele não apresentam alteração.

A intolerância alimentar é também muito mais frequente que a alergia, e pode afetar qualquer pessoa, mesmo que não exista histórico familiar, enquanto que a alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros da mesma família.

Como confirmar se é alergia ou intolerância

Para fazer o diagnóstico de alergia alimentar normalmente são realizados exames de alergia na pele, no quais se observam os sintomas que aparecem 24 a 48 horas após aplicar uma substância na pele. Se existir uma reação no local, o teste é considerado positivo e, por isso, pode indicar que existe uma alergia alimentar. Saiba mais sobre como identificar uma alergia alimentar.

No caso da intolerância alimentar, os testes de alergia na pele geralmente dão resultado negativo e, assim, o médico pode pedir exames de sangue e fezes, assim como pedir que a pessoa retire alguns alimentos da alimentação, para avaliar se existe melhora dos sintomas.

Alimentos que causam alergia ou intolerância

Nem sempre é possível identificar quais os alimentos que provocam alergia alimentar ou intolerância alimentar, pois os sintomas variam de acordo com o organismo de cada pessoa. No entanto, na maior parte dos casos, a alergia alimentar geralmente é provocado por alimentos como camarão, amendoim, tomate, marisco ou kiwi.

Já na intolerância alimentar, os principais alimentos incluem leite de vaca, ovo, morangos, nozes, espinafre e pão. Veja uma lista mais completa de alimentos que causam intolerância alimentar.

Como é feito o tratamento

Tanto na alergia, como na intolerância alimentar, o tratamento consiste em retirar da dieta todos os alimentos que possam causar piora dos sintomas. Assim, é importante consultar um nutricionista para que indique quais os alimentos que podem ser consumidos, de forma a substituir aqueles que foram retirados, de forma a garantir que o organismo recebe todos os nutrientes necessários para seu funcionamento.


Bibliografia

  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 562-579.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem