Dieta para Reumatismo

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
dezembro 2021

Na dieta para reumatismo é importante diminuir o consumo de carnes em geral porque elas podem levar ao acúmulo de ácido úrico no sangue e isto poderia aumentar as dores nas articulações. Por isso indicamos abaixo algumas orientações úteis:

O que comer em caso de reumatismo

Em caso de reumatismo aconselha-se comer alimentos que proporcionam uma alimentação saudável, isto é, completa, equilibrada e variada, mas deve-se dar preferência ao consumo de alimentos ricos em:

  • Ômega-3 como nozes, sementes de linhaça e sementes de chia porque eles possuem propriedades anti-inflamatórias, e
  • Vitaminas e minerais antioxidantes que fortalecem o seu sistema imunológico como a vitamina A e selênio como cenoura, óleo de fígado de bacalhau e castanha do Pará.

Além disso é muito importante aumentar o consumo de água para cerca de 3 litros por dia e fazer exercícios físicos regulares sob orientação do educador físico ou fisioterapeuta para evitar a progressão da doença e diminuir o risco de lesões.

Alimentos a comer em caso de reumatismo
Alimentos a comer em caso de reumatismo
Alimentos a evitar em caso de reumatismo
Alimentos a evitar em caso de reumatismo

O que não comer em caso de reumatismo

Em caso de reumatismo não se deve comer alimentos que aumentem o ácido úrico no sangue. Deste modo deve-se evitar:

  • Molhos, caldos de carne, canja, extratos de carne;
  • Carne, vísceras, frango e outras carnes de animais jovens como cabrito, leitão e vitela;
  • Mariscos, anchovas, sardinhas e outros peixes gordos;
  • Espargos, feijão, lentilhas, couve flor, cogumelos, e
  • Bebidas alcoólicas.

Estes alimentos devem ser evitados mas não devem ser excluídos da dieta pois também são fontes importante de vitaminas como o ferro, que quando é consumido de forma insuficiente pode causar anemia. Por isso aconselha-se o consumo de carnes cerca de 2 ou 3 vezes por semana e investir no consumo de alimentos ricos em ferro de origem vegetal como melaço, uva-passa e folhas de beterraba. 

O reumatismo corresponde a um conjunto de doenças que provocam dor e inflamação nas articulações, músculos e ossos como a artrite e a gota, por exemplo. Quem sofre com esta doença deve dar prioridade ao consumo de legumes e frutas pois eles fornecem nutrientes importantes para uma boa manutenção da saúde. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em dezembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2021.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.