Existem algumas doenças e situações em que é necessário diminuir ou evitar o consumo de alimentos ricos em potássio, como no caso da diabetes, insuficiência renal, transplante de órgãos ou alterações na glândulas adrenais. No entanto, esse mineral está presente em muitos alimentos, principalmente nas frutas, grãos e vegetais.
Por esse motivo, é importante conhecer quais são os alimentos que possuem menores níveis de potássio para que possam ser consumidos com moderação no dia a dia. Além disso, existem algumas estratégias que podem ser usadas para diminuir a quantidade de potássio nos alimentos, como retirar as cascas, deixar de molho ou cozinhá-lo em bastante água, por exemplo.
A quantidade de potássio a ser ingerida por dia deve ser determinado pelo nutricionista, pois depende não só da doença que a pessoa possui, mas também da concentração de potássio verificada circulante no sangue, que é verificada por meio de exames de sangue.

Dicas para diminuir o potássio dos alimentos
Para diminuir o teor de potássio dos grãos, frutas e vegetais, uma dica é descascá-los e cortar em cubos antes de serem cozidos. Em seguida, devem ser colocadas de molho durante cerca de 2 horas e, quando for cozinhar, colocar bastante água, mas sem sal. Além disso, a água deverá se trocada e descartada quando os grãos e vegetais estiverem cozidos pela metade, já que nesta água pode ser encontrada mais da metade do potássio que havia nos alimentos.
Outras dicas que podem ser seguidas são:
- Evitar o uso de sal light ou diet, já que são compostos por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio;
- Diminuir o consumo de chá preto e chá mate, pois possuem elevado teor de potássio;
- Evitar o consumo de alimentos integrais;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que grandes quantidades podem reduzir a quantidade de potássio excretado na urina, sendo verificada, portanto, maior quantidade no sangue;
- Comer apenas 2 porções de frutas por dia, de preferência cozidas e sem casca;
- Evitar cozinhar os legumes em panela de pressão, no vapor ou no microondas.
Também é importante lembrar que pacientes que urinam normalmente devem ingerir pelo menos 1,5 litros de água para ajudar os rins a eliminarem o excesso de potássio. No caso dos pacientes cuja urina está sendo produzida em menor quantidade, o consumo de líquidos deve ser orientado pelo nefrologista ou nutricionista.
Quantidade de potássio nos alimentos
Para o controle da quantidade de potássio é importante conhecer quais são os alimentos com alto, médio e baixo teor, como é mostrado na tabela a seguir:
Quantidade de potássio por dia
A quantidade de potássio que pode ser ingerida por dia depende da doença que a pessoa possui, devendo ser estabelecido por um nutricionista clínico, no entanto, de forma geral, as quantidades de acordo com a doença são:
- Insuficiência renal aguda: varia entre 1170 - 1950 mg/ dia, ou de acordo com as perdas;
- Doença renal crônica: pode variar entre 1560 e 2730 mg/ dia;
- Hemodiálise: 2340 - 3510 mg/ dia;
- Diálise peritoneal: 2730 - 3900 mg/ dia;
- Outras doenças: entre 1000 e 2000 mg/ dia.
Em uma dieta normal, cerca de 150 g de carne e 1 copo de leite possuem mais ou menos 1063 mg desse mineral. Veja a quantidade de potássio nos alimentos.
Como fazer uma alimentação baixa em potássio
Veja a seguir um exemplo de cardápio de 3 dias com quantidade aproximada de 2000 mg de potássio. Esse cardápio foi calculado sem aplicar a técnica de cozimento duplo, sendo importante recordar as dicas anteriormente mencionadas para diminuir a concentração de potássio presente nos alimentos.
As porções dos alimentos apresentados na tabela acima variam de acordo com a idade, sexo, atividade físcia e se a pessoa possui alguma doença associada ou não, por isso o ideal é que o nutricionista seja consultado para que seja feita uma avaliação completa e seja elaborado um plano nutricional adaptado às suas necessidades.
Os níveis elevados de potássio no sangue podem causar palpitações cardíacas, náuseas, vômitos e infarto, devendo ser tratado com alterações na alimentação e, quando necessário, com o uso de medicamentos recomendados pelo médico. Entenda o que pode acontecer se o potássio no sangue estiver alterado.