Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para colice ulcerativa

A dieta para colite ulcerativa deve ser rica em vegetais e legumes, frutas, peixe e carnes magras - sendo fundamental ingerir muito líquido como água, água de coco e sucos de frutas frescas.

Os alimentos ricos em omega 3, como a sardinha, salmão ou nozes, podem ajudar a diminuir os sintomas da doença pela sua ação anti-inflamatória.

Em fases graves da colite ulcerativa, pode ocorrer diarreia ou obstrução parcial do intestino podendo ser necessário o internamento para repouso intestinal e , assim, fazer uma alimentação específica de contexto hospitalar, como a alimentação por sonda.

Dieta para colice ulcerativa
Dieta para colice ulcerativa

O que não comer para colite ulcerativa

Numa alimentação para colite ulcerativa deve-se evitar alguns alimentos que podem agravar os sintomas desta doença como:

  • farelos e sementes;
  • leite integral e seus derivados;
  • carnes vermelhas;
  • feijão, grão, favas, ervilhas;
  • legumes de folhas verdes escuras como a couve manteiga;
  • doces.

É também importante fazer refeições frequentes, de pequenos volumes e cozinhar os alimentos com pouca gordura dando preferência a cozidos e grelhados. O paciente com colite ulcerativa deve de fazer um diário alimentar registando todos os alimentos que come, para mais facilmente identificar os alimentos que agravam os sintomas da doença.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...