Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer para curar a Candidíase mais rápido

Investir na água com limão, na salsinha, no tomilho, pepino e chá de erva ursina ou poejo, por exemplo, é uma ótima estratégia para ajudar a curar a candidíase mais rápido, mas também é importante diminuir da dieta alimentos doces, pois eles favorecem a multiplicação do fungo que causa a candidíase, o Candida albicans, o que piora a coceira e o corrimento.

Outra coisa importante para acelerar o tratamento e prevenir novas infecções é melhorar a imunidade através de estratégias como descansar bem, adicionar própolis no chá, e comer mais iogurte natural e kefir. Além disso, tomar cápsulas de probióticos e acrescentar 1 colher de chá levedura de cerveja na vitamina de frutas, mingau ou iogurte, por exemplo ajuda a equilibrar o pH da flora vaginal e controlar a o crescimento descontrolado dos fungos.

Alimentos que ajudam a curar a Candidíase

O que comer para curar a Candidíase mais rápido

Os alimentos que ajudam a curar a candidíase são aqueles fortalecem o sistema imunológico, melhoram a flora intestinal e ajudam no controle do pH vaginal, como:

  • Alimentos fermentados, como iogurte natural, kéfir e kombucha, pois são ricos bactérias boas que melhoram a saúde intestinal e fortalecem o sistema imunológico;
  • Própolis, que deve ser tomado diariamente, podendo ser adicionado a chás, à água com limão ou apenas diluído em água. Adultos devem tomar o própolis em extrato alcoólico, enquanto mulheres e crianças devem usar o própolis aquoso;
  • Ervas naturais, como orégano, alecrim, tomilho, alho e cebola, pois têm ação antifúngica;
  • Gorduras boas, como azeite, óleo de coco, castanhas, amêndoas e amendoins, pois reduzem a inflamação;
  • Sementes, como chia, linhaça e semente de abóbora, pois são ricas em ômega-3, fortalecendo o sistema imunológico;
  • Alimentos integrais, frutas e vegetais, pois fortalecem a flora intestinal benéfica que, quando saudável, impede a proliferação da candidíase.

O iogurte natural também pode ser utilizado como remédio caseiro contra a candidíase, veja como usá-lo aqui.

Alimentos que pioram a Candidíase

O que comer para curar a Candidíase mais rápido

Os alimentos proibidos são aqueles ricos em açúcar, pois alteram o pH vaginal, e alimentos industrializados e ricos em conservantes e aditivos químicos, pois pioram a imunidade. Assim, deve-se evitar o consumo de:

  • Açúcar e doces em geral;
  • Bebidas: sucos prontos, refrigerantes, bebidas alcoólicas e energéticos;
  • Farinha branca, bolos, pães brancos, salgados, biscoitos;
  • Alimentos enlatados e comida pronta congelada;
  • Carnes processadas, como salsicha, linguiça, bacon, presunto, peito de peru e mortadela;
  • Grãos refinados, como arroz branco, macarrão branco e tapioca;
  • Picles, palmito e cogumelos, pois estimulam o crescimento de fungos;
  • Molhos prontos e temperos em cubos.

Esses alimentos também contribuem para o desequilíbrio da flora intestinal, um dos principais mecanismos de defesa do corpo contra micro-organismos invasores. Além disso, o uso de antibióticos, corticoides e laxantes também pioram a flora intestinal e favorece o surgimento da candidíase.

Cardápio para combater Candidíase

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias com alimentos que ajudam a combater a candidíase:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhã1 copo de iogurte natural + 1 col de aveia + 1 fatia de pão integral com ovocafé sem açúcar + 2 fatias de pão integral com queijo1 copo de suco de laranja + 2 ovos mexidos temperados com alho, orégano e tomate
Lanche da manhã1 copo de suco verde com água de coco10 castanhas de caju1 banana amassada com 1 colher de aveia
Almoço/Jantarmacarronada de abobrinha com carne moída e molho de tomate + salada verde com azeite4 col de sopa de arroz integral + 2 col de feijão + estrogonofe de frango com molho de tomate e legumes picadospurê de batata doce + peixe ao forno com legumes regado a azeite
Lanche da tarde1 banana assada + 2 fatias de queijo + 1 col de chá de chia1 iogurte de kéfir batido com 5 morangos + 1 col de sopa de aveia1 iogurte natural com 3 ameixas secas

Além disso, deve-se tomar diariamente cerca de 15 gotas de própolis com limão antes de dormir, diluído em um pouco de água. O nutricionista também pode dar orientação sobre o uso de probióticos em cápsulas, para ajudar a melhorar a flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico.

Veja mais dicas sobre como se livrar da candidíase, com a alimentação, no vídeo a seguir:

Esta dieta para candidíase deve ser seguida por no pelo menos 3 meses para alcançar os resultados pretendidos de melhora dos sintomas e prevenção de novas crises, e não exclui o uso de medicamentos receitados pelo médico.

Mas para ter certeza de que se trata de candidíase faça aqui um teste rápido.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...