Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer uma dieta líquida detox de 2 dias

A dieta líquida detox é um tipo de dieta em que só é permitida a ingestão de líquidos como água, chás, sucos sem açúcar e sopas de legumes. Este tipo de dieta deve ser mantido por 2 dias no máximo, isso porque algumas alimentações muito restritivas podem causar, a longo prazo, deficiências nutricionais, alterar o metabolismo ou causar mal estar como náuseas, vômitos e diarreia.

Atualmente existem poucas evidências científicas relacionados com a capacidade desse tipo de dieta desintoxicar o organismo e favorecer a perda de peso, principalmente a longo prazo. Por isso, é importante que antes de realizá-la um nutricionista seja consultado para que seja feita uma avaliação e seja verificado se é possível ou não realizar a dieta detox líquida de forma segura.

Como fazer uma dieta líquida detox de 2 dias

Cardápio da dieta líquida detox

O cardápio da dieta líquida pode ser muito variado, porém, segue-se um exemplo de dieta líquida detox para se fazer por 2 dias, de preferência no fim de semana:

RefeiçõesDia 1Dia 2
Café da manhã200 ml de suco de 1 laranja + 1/2 maçã + 1 folha de couve + 1 col de sopa de linhaça200 ml de suco de melancia + 1/2 pera + 1 folha de couve + 1 col de chá de gengibre
Lanche da manhã200 ml de suco de abacaxi + 1 col de sopa de chia200 ml de água de coco + 1 fatia de mamão com semente de abóbora
Almoço/Jantar4 conchas de sopa de batata, cenoura, brócolis, couve flor e espinafre4 conchas de sopa de abóbora, grão de amaranto, chuchu, cenoura e couve
Lanche da tarde200 ml de suco de morango e uvas + 1 folha de couve200 ml de suco de goiaba + 1 cenoura + 1 fatia de melão 1 col de sopa de linhaça

As quantidades indicadas no menu podem variar de acordo com a idade e gênero e, por isso, o ideal é procurar a orientação de um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e seja elaborado um plano nutricional adequado às suas necessidades.

É importante mencionar que os sucos com propriedade detox podem ser incluídos em uma dieta saudável e equilibrada, já que possuem benefícios para a saúde. Confira algumas receitas de suco detox.

Veja como fazer uma sopa detox com os melhores ingredientes no vídeo a seguir:

Efeitos colaterais

A dieta detox pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, irritabilidade, desidratação, pressão baixa e visão embaçada. Além disso, no caso de ser realizada por um longo período de tempo pode causar perda de eletrólitos e alterar a microbiota intestinal, além de causar deficiências nutricionais.

Quando não fazer a dieta detox

Pessoas com doenças como diabetes, hipertensão, insuficiência renal ou que estão em tratamento para o câncer não devem fazer essa dieta, pois ela é pouco calórica e a falta de nutrientes pode piorar a doença. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também não devem realizar essa dieta.

Além disso, a dieta líquida detox não deve ser usada como forma exclusiva para emagrecer, pois não traz resultados permanentes a longo prazo. Assim, o ideal é que os alimentos detox, como frutas e legumes, façam parte da alimentação diária das pessoas, sem restrições de outros alimentos essenciais para o bom funcionamento do organismo, como as carnes e os carboidratos.

Bibliografia >

  • MARTÍN Ismael; PAREDES Victor et al. Are detox diets an effective strategy for obesity and oxidation management in the short term?. Journal of negative & no positive results. 2. 9; 399-409, 2017
  • TOOBA Syeda. Detox diet–worth to use it or not?. Advances in Obesity Weight Management & Control. 8. 2; 43-44, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem