Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer para garantir o bom humor

Para garantir o bom humor, deve-se aumentar o consumo de alimentos como castanha do Pará, leite e semente de abóbora, pois eles são ricos em triptofano, uma substância que participa na formação da serotonina, que é essencial para manter o bom humor.

A serotonina é uma substância muito importante para o cérebro e a sua falta está relacionada com irritabilidade, transtornos do humor, depressão, sonolência e cansaço. Além da serotonina, minerais como cálcio e magnésio, e as vitaminas C e do complexo B também atuam combatendo o estresse e prevenindo o cansaço. Esses nutrientes estão presentes principalmente no leite e derivados e em frutas cítricas, como a laranja e o limão.

O que comer para melhorar o humor

Este vídeo indica o que você precisa comer para ser mais bem humorado:

Outros alimentos para melhorar o humor são os aqueles ricos em triptofano, cálcio, magnésio, selênio, zinco, vitamina C e vitaminas complexo B, como:

  1. Leite e derivados;
  2. Ovos;
  3. Carnes, peixes e frutos do mar;
  4. Sementes de abóbora, girassol e aveia;
  5. Oleaginosas como castanha-de-caju, castanha do Pará, amêndoas, amendoim e nozes;
  6. Frutas como abacaxi, abacate, banana, laranja, tangerina e maracujá;
  7. Vegetais verde-escuros como espinafre, couve e brócolis;
  8. Feijão, ervilha e grão-de-bico;
  9. Chocolate, principalmente chocolate amargo.

Dietas pobres em carboidratos prejudicam o humor porque diminuem a produção de serotonina. Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada, onde todos os nutrientes estão presentes. Veja mais alimentos ricos em triptofano.

Cardápio da dieta do bom humor

A tabela abaixo traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta para melhorar o humor.

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de leite + pão integral com ricota180 ml de iogurte com cereais integrais + 3 torradas integrais1 copo de leite + 1 pão integral com ovo
Lanche da manhã1 banana + 4 bolachas de água e sal3 castanhas + 4 bolachas tipo Maria1 tangerina + 3 amendoins
Almoço/Jantar130g de frango + 4 col de sopa de arroz + salada com brócolis + 6 morangos130g de carne + 3 col de sopa de arroz + 2 col de sopa de feijão + salada com couve + 1 laranja130g de peixe + 2 batatas médias cozidas + salada com espinafre + 15g de chocolate amargo
Lanche da tarde3 amendoins + 1 iogurte com aveia200 ml de vitamina de abacate1 iogurte com sementes de girassol + 3 torradas

Além de alterações na alimentação, deve-se também praticar atividade física regularmente para diminuir o estresse e melhorar o humor mais rapidamente.

Se você está se sentindo deprimido confira O que comer para sair da Depressão

Mais sobre este assunto:


Carregando
...