Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos que aumentam a serotonina e garantem o Bom Humor

Para melhorar o humor através da alimentação é aconselhado comer banana, nozes, castanhas e ovos, porque estes alimentos são ricos em triptofano, que é a substância necessária para produção de serotonina, que está intimamente relacionada ao controle do humor. 

A serotonina é um neurotransmissor essencial para manter funções importantes como o ciclo de sono, mudanças de humor, manutenção da memória e até a vontade de comer. Dessa forma, quando há falta de serotonina no corpo podem surgir problemas graves como insônia, distúrbios alimentares, depressão e até transtorno bipolar, por exemplo.

Alimentos que aumentam a serotonina e garantem o Bom Humor

Alimentos ricos em triptofano

Alguns alimentos ricos em triptofano são:

  • Frutas: banana, abacate, nozes, castanha do pará; 
  • Origem animal: Queijo, frango, ovos;
  • Vegetais: ervilhas, batata, beterraba.

Esta lista contêm alguns dos alimentos mais ricos em triptofano por ordem de concentração do maior para o menor, mas além do triptofano, estes alimentos contêm também cálcio e magnésio, que são dois nutrientes muito importantes para garantir a produção adequada de serotonina, assim como melhorar a sua ação no organismo.

Se gosta desse assunto veja aqui uma lista mais completa com os alimentos com mais triptofano.

Alimentos ricos em magnésio e cálcio

Para garantir uma maior produção de serotonina e melhorar a sua ação, além de ingerir os alimentos ricos em triptofano, também se pode aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio e cálcio, como queijo, amêndoas, espinafres e feijão.

Estes alimentos devem ser consumidos ao longo de todas as refeições do dia, para manter os níveis de serotonina sempre próximo do ideal, e assim evitar distúrbios do humor, distúrbios emocionais e ter um corpo mais equilibrado, física e mentalmente.

Veja mais exemplos de alimentos que deve comer, neste vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...