Diarreia constante: 6 principais causas e como tratar

julho 2022

A diarreia constante pode ser causada por muitos fatores, sendo os mais frequentes  infecções por vírus e bactérias, o uso prolongado de medicamentos ou as alergias alimentares.

No entanto, a diarreia constante também pode estar relacionada com alterações intestinais ou ser sinal de uma doença mais grave, como câncer no intestino, por exemplo, principalmente quando acompanhada por outros sintomas como mal estar, dor abdominal, enjoos e vômitos.

O tratamento para a diarreia constante depende da causa que está na sua origem, porém é fundamental evitar a desidratação por meio da ingestão de líquidos ou de soluções de reidratação oral. Existem também remédios que podem ajudar a parar a diarreia, mas que só devem ser usados por indicação médica, podendo-se também fazer uso de remédios caseiros. Confira algumas opções de remédios caseiros para diarreia.

1. Infecção

As infecções por vírus e bactérias geralmente causam o surgimento repentino de diarreia intensa, acompanhada de outros sintomas como náuseas e vômitos, dor de cabeça e dor muscular, febre, arrepios, perda de apetite, perda de peso e dor abdominal. Porém, no caso de infecções por parasitas, esses sintomas demoram mais tempo para surgir e duram por mais tempo, podendo levar ao surgimento de diarreia constante.

Este tipo de infecções geralmente ocorre devido à ingestão de água contaminada, peixe ou carnes crus ou mal cozidos que estejam contaminados ou por manusear alimentos sem lavar bem as mãos. Alguns dos alimentos mais frequentemente contaminados são o leite, carne, ovos e verduras.

Como tratar: No caso da infecção ser provocada por vírus, o tratamento consiste na prevenção da desidratação, através da ingestão de líquidos e soluções de reidratação oral. Em casos mais graves, pode ser necessário administrar fluídos na veia.

Já o tratamento da intoxicação alimentar por parasitas e bactérias depende da gravidade da infecção, e embora possa ser curado em casa, ingerindo muitos líquidos e evitando alimentos com gordura, lactose ou cafeína, em muitos casos é necessário consultar um médico, clínico geral, pediatra ou gastroenterologista, para iniciar o tratamento com antibióticos e remédios antiparasitários.

2. Uso prolongado de remédios

Alguns medicamentos, como os antibióticos, remédios para o câncer ou antiácidos contendo magnésio podem causar diarreia. A diarreia provocada pelos antibióticos acontece porque estes atacam as bactérias boas e más do organismo, destruindo assim a microbiota intestinal e dificultando a digestão. Dependendo do tipo de medicamento, a diarreia pode ser constante, especialmente se o medicamento precisar ser ingeridos todos os dias por muito tempo.

Como tratar: No caso dos antibióticos, uma boa solução para evitar ou atenuar a diarreia é tomar junto um probiótico, que tem na sua composição bactérias boas para o intestino que vão ajudar a restabelecer a flora intestinal. No caso dos antiácidos com magnésio, o ideal é optar por associações que além desta substância ativa, contenham também alumínio, que ajuda a reduzir a diarreia.

3. Intolerância à lactose

A lactose é um açúcar que pode ser encontrado no leite e derivados. Algumas pessoas são intolerantes a este açúcar porque não têm ou têm quantidade insuficiente de uma enzima chamada lactase, que é responsável por degradar este açúcar em açúcares mais simples, para depois serem absorvidos. Por isso, nestes casos, se forem ingeridos frequentemente laticínios é comum o desenvolvimento de diarreia constante. Veja como saber se tem intolerância à lactose.

Os bebês também podem ter diarreia quando ingerem lactose porque como o seu sistema digestivo é ainda imaturo, podem não ter quantidades de lactase suficientes para digerir corretamente o leite, por isso, é importante que a mãe que está a amamentar reduza a ingestão de produtos lácteos e que não substitua o leite materno por leite de vaca, por exemplo, em bebês menores de 6 meses.

Como tratar: Para evitar os efeitos gastrointestinais provocados pela lactose, deve-se reduzir o consumo de leite e derivados ou optar por aqueles que não tenham lactose na composição, em que esta foi degradada industrialmente em açúcares mais simples. Existem também remédios como o Lactosil ou Lactaid, que têm esta enzima na composição, que podem ser tomados antes das refeições.

4. Alterações intestinais

Pessoas com distúrbios e doenças intestinais como doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca ou síndrome do cólon irritável, têm muitas vezes episódios de diarreia constante, enjoos e vômitos, principalmente em situações em que haja ingestão de alimentos mais fortes ou contraindicados para estes distúrbios.

Como tratar: Muitas destas doenças não têm cura e o tratamento consiste geralmente no alívio dos sintomas com medicamentos para a dor abdominal, náuseas e vômitos e soluções de reidratação oral.

Além disso, dependendo do tipo de doença em questão, devem ser evitados alimentos com cafeína, verduras cruas e frutas com casca, laticínios, aveia, gorduras e fritos, doces ou carnes vermelhas, por exemplo.

5. Alergias alimentares

A alergia alimentar é uma reação exagerada do sistema imune a determinados alimentos como ovo, leite, amendoim, trigo, soja, peixe ou frutos do mar por exemplo, que pode manifestar-se em várias regiões do corpo como pele, olhos ou nariz e provocar vômitos, dor abdominal e diarreia. É importante saber distinguir alergia alimentar de intolerância alimentar, já que a alergia é uma situação mais grave, que pode pôr em risco a vida da pessoa. Saiba como identificar uma alergia alimentar.

Como tratar: O tratamento para a alergia alimentar depende da gravidade dos sintomas, podendo ser feito com remédios anti-histamínicos como Allegra ou Loratadina ou com corticoides como a Betametasona. Nos casos mais graves, quando ocorre choque anafilático e falta de ar, pode ser necessário tomar uma injeção de adrenalina e usar uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração.

Além disso, devem-se evitar os alimentos que provocam alergia alimentar. Para saber quais os alimentos que podem provocar a alergia, pode realizar-se um teste de intolerância alimentar.

6. Câncer do intestino

Geralmente o câncer do intestino causa diarreias frequentes com presença de sangue, associadas a dor de barriga, cansaço, perda de peso sem causa aparente e anemia. Caso estes sintomas persistam por mais de um mês deve-se ir ao médico para que seja estabelecido um tratamento o mais rápido possível. Confira 8 sintomas que podem indicar câncer intestinal.

Como tratar: O tratamento para câncer de intestino pode ser feito com cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia, dependendo da localização, tamanho e desenvolvimento do tumor.

Veja no vídeo a seguir como identificar outras causas da diarreia constante:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em julho de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em abril de 2020.

Bibliografia

  • ÁLVAREZ María Luisa et al. Nutrición en pediatría . 2ª. Caracas, Venezuela: Cania, 2009. 694-696.
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 352-364.
Mostrar bibliografia completa
  • SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E CONTROLE. Orientação nutricional para a diarreia. 2019. Disponível em: <http://www.saude.campinas.sp.gov.br/especialidades/nutricao/Orientacao_nutricional_para_Diarreia_FO1224.pdf>. Acesso em 03 dez 2019
  • EDUFBA. Manual Básico para Atendimento Ambulatorial em Nutrição. 2008. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/sqj2s/pdf/villela-9788523208998.pdf>. Acesso em 03 dez 2019
  • MORAES, Antônio C.; CASTRO, Fernando M.M. Diarreia aguda. JBM. Vol.102, n.21. 21-28, 2014
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • 6 principais causas de DIARREIA CONSTANTE

    05:01 | 32343 visualizações
  • 3 principais doenças que causam DIARREIA

    07:01 | 24699 visualizações
  • Como PARAR a DIARREIA mais rápido

    17:10 | 269309 visualizações
  • O que comer para a diarreia

    03:24 | 1377733 visualizações