Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exames que confirmam a Meningite

O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de liquor do canal vertebral. Este exame consegue mostrar se há inflamação nas meninges e qual o agente causador sendo essencial para o diagnóstico e para direcionar o tratamento da doença.

Os sintomas podem incluir dor de cabeça, febre, dor e rigidez no pescoço, delírio, convulsões, paralisias e tremores. Conheça os primeiros sintomas de meningite no adulto e também os sintomas em bebês e crianças.

Os testes e exames que devem ser realizados são:

Teste do copo

É um dos primeiros a ser realizado quando exite suspeita de meningite meningocócica, que é um tipo de meningite bacteriana que gera pintinhas avermelhadas na pele. O teste consiste em pressionar um copo de vidro transparente no braço da pessoa para verificar se as pintinhas vermelhas se mantém e podem ser vistas através do copo, o que caracteriza essa doença.

Exames que confirmam a Meningite

Exame de sangue, urina e fezes

O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através dos exames de sangue, urina e fezes. O exame de sangue deve ser a hemocultura, látex e contraimunoeletroforese cruzada (CIE). Existe grandes chances de ser meningite bacteriana quando os resultados apontam:

  • Glicose < 34mg/dl ou Glicose liquor/ séria <0,23
  • Proteína > 220 mg/dl
  • Leucócito >2000 ou Neutrófilos > 1180

No entanto, somente neutrófilos no liquor não indica meningite bacteriana.

Liquor - Líquido cefalorraquidiano

O médico retira uma amostra do líquido que está presente em volta do sistema nervoso central, fazendo uma punção na coluna lombar. Este exame é desconfortável e geralmente causa dor de cabeça e tontura a seguir o procedimento, mas em alguns casos traz alívio dos sintomas por diminuir a pressão craniana.

A aparência deste líquido já pode indicar se a pessoa tem meningite bacteriana porque neste caso, o líquido pode ficar turvo e no caso da meningite tuberculose pode ficar ligeiramente turvo, nos outros tipos a aparência pode continuar sendo limpa e transparente como a água.

Exames que confirmam a Meningite

Bacterioscopia

Este exame pode ser feito através do liquor e é importante para poder identificar se o tipo de meningite que a pessoa possui: viral, bacteriana ou fúngica para descobrir o antibiótico mais indicado. No entanto, antes do resultado desse exame, o médico deve indicar a toma de antibióticos gerais para controlar os sintomas e evitar o agravamento da doença. 

Tomografia de crânio

A tomografia computadorizada e a ressonância magnética só são indicadas quando há suspeita de lesão cerebral ou de sequelas deixadas pela meningite. Existem sinais suspeitos quando a pessoa apresenta convulsões, alteração no tamanho das pupilas dos olhos e se houver suspeita de meningite tuberculosa.

Ao diagnosticar a doença o paciente deve permanecer internado no hospital por alguns dias para que o tratamento seja iniciado, à base de antibióticos em caso de meningite bacteriana ou medicamentos para baixar a febre e diminuir o desconforto em caso de meningite viral.

Saiba como é feito o Tratamento para Meningite.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...