Dia do lixo na dieta: funciona?

Atualizado em novembro 2023

O dia do lixo na dieta é uma data programada em um dia da semana para a pessoa fazer refeições livres, ou seja, comer todos os alimentos que desejar e nas quantidades que quiser, não importando a qualidade e a quantidade de calorias, o que poderia causar algum estímulo para seguir a dieta de emagrecimento durante a semana.

No entanto, o dia do lixo na dieta não funciona pois pode levar a pessoa a comer em grandes quantidades, ingerir alimentos muito calóricos que não são recomendados em dietas de emagrecimento ou até ter compulsão alimentar, o que pode promover o ganho de peso, dificultar o emagrecimento ou a volta à rotina da dieta.

O ideal é fazer uma dieta balanceada e variada, e que não seja restritiva, orientada pelo nutricionista, de forma a ter um plano alimentar individualizado, compatível com as preferências de alimentos, estado de saúde e prática de atividades físicas, de forma a promover o deficit calórico e a perda de peso gradual e sustentável. Entenda o que é deficit calórico e como fazer.

Imagem ilustrativa número 1

Porque o dia do lixo não funciona

O dia do lixo na dieta não funciona porque pode causar:

  • Ganho de peso;
  • Retenção de líquidos;
  • Alterações intestinais;
  • Dificuldade para voltar a fazer uma alimentação equilibrada;
  • Perda dos resultados conquistados;
  • Dificuldade para emagrecer;
  • Sentimento de culpa após alimentar.

Desta forma, sair bastante da dieta no dia do lixo é um dos principais motivos para não conseguir perder peso ou ficar sempre oscilando entre 1 a 3 kg a mais ou a menos.

Além disso, o dia do lixo pode causar ou aumentar o risco de desenvolvimento de compulsão alimentar ou outros transtornos alimentares. Saiba identificar os principais sinais de transtornos alimentares.

Por isso, o ideal é consultar o nutricionista para fazer uma dieta balanceada e de acordo com as necessidades nutricionais de forma individualizada.

Marque uma consulta com um nutricionista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Opções saudáveis para a dieta

Fazer apenas 1 refeição livre por semana ao invés de comer um dia inteiro mal ajuda a controlar o consumo de calorias e não estragar a dieta. Em geral, essa refeição livre não atrapalha a perda de peso, pois o organismo consegue voltar rapidamente para a queima de gorduras.

Essa refeição livre pode ser feita em qualquer dia da semana e em qualquer horário, podendo ser encaixada em dias com eventos sociais como aniversários, casamentos e festas no trabalho.

A refeição livre pode conter qualquer alimento, mas não se deve exagerar nas quantidades, pois assim o controle da dieta irá permanecer, evita transtornos alimentares e estimula o comportamento alimentar saudável e o retorno imediato à rotina da dieta.

Dia do Lixo aumenta os músculos?

Apesar de o dia do lixo causar mais danos para quem deseja emagrecer, quem quer ganhar massa muscular também não deve abusar, pois ao exagerar irá facilitar o ganho de gordura ao invés de músculos.

Isso acontece principalmente porque o excesso calórico do dia do lixo é bem maior do que o recomendado na dieta, e normalmente acontece em um dia sem treino.

Em qualquer dos casos o ideal será sempre manter uma alimentação equilibrada e saudável, livre de excessos, para poder atingir os objetivos desejados. Veja quais são os melhores alimentos para ganhar massa muscular.

Dia do lixo acelera o metabolismo?

Acredita-se que o dia do lixo possa ajudar a acelerar o metabolismo ou a sair do efeito platô, isso porque poderia aumentar os níveis de leptina, que é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, responsável por inibir a sensação de fome, e que tem seus níveis diminuídos quando se tem uma perda de peso significativa.

No entanto, não existem estudos suficientes que comprovem que o aumento da leptina desencadeada pelo dia do lixo, possa ajuda a acelerar o metabolismo e contribuir para a perda de peso.

Desta forma, o recomendado é evitar o dia do lixo e optar por fazer uma dieta balanceada e não restritiva, para que a perda de peso seja sustentável, saudável e gradual. Veja como fazer uma dieta balanceada para emagrecer.