Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é desidratação discal, sintomas e tratamento

A desidratação discal é um processo degenerativo que acontece à medida que a pessoa envelhece, isso porque as células presentes nos discos responsáveis pela absorção de água começam a morrer, o que diminui a concentração de água nos discos e faz com que fiquem mais rígidos e menos flexíveis.

Assim, à medida que há desidratação do disco, surgem sinais e sintomas característicos, como dor nas costas e limitação do movimento, além de haver maior risco de degeneração do disco ao longo do tempo, o que pode ser percebida através do agravamento dos sintomas.

Para aliviar esses sintomas, o ortopedista pode indicar o uso de medicamentos para diminuir a dor ou a realização de sessões de fisioterapia, pois assim é possível relaxar os músculos das costas e permitir melhora na mobilidade.

O que é desidratação discal, sintomas e tratamento

Sintomas de desidratação discal

Os sintomas de desidratação discal surgem à medida que há diminuição da quantidade de água nos discos, o que faz com que exista perda na flexibilidade dos discos e maior chance de atrito entre as vértebras, levando ao aparecimento de alguns sintomas, como:

  • Dor nas costas;
  • Rigidez e limitação do movimento;
  • Fraqueza;
  • Sensação de aperto nas costas;
  • Dormência na região lombar, que pode irradiar para as pernas de acordo com o disco que está sendo afetado.

Assim, caso a pessoa apresente algum desses sintomas, é recomendado que consulte um ortopedista para que seja feita uma avaliação que permita identificar se está havendo desidratação do disco. Assim, durante a consulta, o médico pode pedir para que a pessoa fique em diferentes posições ao mesmo tempo que aplica diferentes forças nas costas para verificar se a pessoa sente dor.

Além disso, o médico pode indicar a realização de alguns exames de imagem, como raio-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico e diferenciar da hérnia de disco, em que a pessoa pode apresentar sintomas parecidos em alguns casos. Saiba reconhecer os sintomas de hérnia de disco.

Principais causas

A desidratação discal é mais comum de acontecer devido ao envelhecimento, sendo notada com maior frequência em pessoas com mais de 50 anos.

No entanto, é possível que pessoas jovens também apresentem sinais e sintomas de desidratação do disco, o que pode ser devido à presença de casos na família, sendo nesse caso considerado hereditário, ou como consequência de postura inadequada ao sentar ou devido ao fato de carregar muito peso, por exemplo.

Além disso, essa alteração pode acontecer como consequência de acidentes de carro ou durante a prática de esportes de contato, ou devido ao fato de se perder muito tempo rapidamente, pois durante esse processo pode haver a perda muito rápida de fluidos, incluindo a que está presente nos discos.

Como é feito o tratamento

O tratamento para desidratação discal deve ser feito sob orientação de um ortopedista e normalmente envolve o uso de medicamentos para aliviar a dor e sessões de fisioterapia que ajudam a melhorar a mobilidade, aliviar a dor e evitar a rigidez. Além de também poder ser recomendada a realização de acupuntura, RPG e prática de exercícios físicos sob orientação de um profissional, sendo também importante que sejam adotados hábitos saudáveis.

Nos casos em que os sintomas são mais intensos e não há melhora mesmo com a realização de fisioterapia, o ortopedista pode indicar tratamento local ou cirúrgico com o objetivo de promover alívio dos sintomas.

Bibliografia >

  • YILMAZ, Atila et al. Disc Rehydration after Dynamic Stabilization: A Report of 59 Cases. Asian Spine J. Vol 11. 3 ed; 348-355, 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem