Desenvolvimento do bebê - 5 semanas de gestação

Semana de gestação: 5 semanas

Equivale ao mês: início do 2º mês

Equivale aos dias: 29 a 35 dias de gestação

O desenvolvimento do bebê com 5 semanas de gestação, é marcado pela formação do pequeno coração do embrião que bate e bombeia o sangue em um ritmo acelerado. Além disso, os braços e as pernas, começam a se desenvolver e também há formação de uma pequena protuberância que será a cabeça, mas que ainda é menor que a cabeça de um alfinete.

Nesta fase da gestação, o colo do útero produz um muco espesso que vai isolar o bebê do ambiente externo, protegendo o embrião contra infecções. Além disso, devido às alterações hormonais, a mulher pode sentir muitos enjoos, principalmente pela manhã, e os sintomas de cansaço, sensibilidade nos seios e irritabilidade podem estar mais intensos. 

Desenvolvimento do bebê - 5 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Na quinta semana da gestação, o embrião adquire um aspecto semelhante ao de um cavalo marinho e a cabeça, os braços, as pernas e o esqueleto do começam a se desenvolver. Todas as estruturas que darão origem aos órgãos vitais do bebê já estão formados e pequenos vasos sanguíneos começam a se formar, permitindo a circulação do sangue entre o bebê e a mãe.

A placenta primitiva e o cordão umbilical, que fornecem nutrientes e oxigênio para o embrião, já estão trabalhando e o saco amniótico está formado.

Durante essa fase, as pequenas câmaras do coração já se formaram e o coração do embrião já bate em um ritmo acelerado, podendo ser visto e escutado pelo ultrassom, geralmente, no final da 5ª semana.

Tamanho do bebê

O tamanho do embrião com 5 semanas de gestação é menor do que 3 milímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma semente de maçã. 

Mudanças no corpo da mulher

Na quinta semana de gravidez, as alterações hormonais, que são normais durante a gestação, podem deixar as mamas mais doloridas, pesadas e com uma leve sensação de formigamento nos mamilos. Além disso, podem surgir sintomas de sonolência, cansaço excessivo e enjoos frequentes, que podem acontecer a qualquer hora do dia, sendo mais comum de manhã ao acordar.

O metabolismo do corpo, o ritmo cardíaco e a respiração aumentam devido ao trabalho que o corpo precisa fazer para enviar oxigênio e nutrientes para o desenvolvimento do bebê. 

Nesta fase, ocorre a formação do tampão mucoso no colo do útero, que é uma substância gelatinosa espessa produzida pelas glândulas do colo do útero, para proteger o bebê de infecções. Saiba como identificar o tampão mucoso.

As alterações emocionais durante a quinta semana de gravidez podem ficar mais evidentes como sensibilidade, nervosismo e ansiedade.

Cuidados durante a 5ª semana

Na 5ª semana da gestação, a grávida pode sentir mais fome que o habitual e é importante que a alimentação seja de qualidade e não em maior quantidade, pois tudo que a mulher come passa para o bebê. Por isso, deve-se garantir a ingestão de uma maior quantidade de nutrientes, incluindo na dieta alimentos frescos, frutas, legumes cozidos, peixe, cereais integrais, água e leite desnatado. 

Além disso, deve-se evitar doces, bolos, alimentos industrializados e muito condimentados, e bebidas alcoólicas ou muito açucaradas. Saiba mais sobre alimentação durante a gravidez.

Durante essa fase, também é comum que muitas gestantes deixem de se alimentar com medo de sentir náuseas ou vômitos. Para evitar esse desconforto e garantir a ingestão de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê, o ideal é comer em intervalos curtos a cada 2 ou 3 horas e em pequenas quantidades ou tratar com medidas simples como mascar pedacinhos de gengibre. Veja outras formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MAYO CLINIC. Pregnancy week by week. Fetal development: The 1st trimester. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/in-depth/prenatal-care/art-20045302>. Acesso em 17 Fev 2021
  • NHS. You and your baby at 5 weeks pregnant. Disponível em: <https://www.nhs.uk/pregnancy/week-by-week/1-to-12/5-weeks/>. Acesso em 17 Fev 2021
  • C Mayer 1, K S Joseph. Fetal growth: a review of terms, concepts and issues relevant to obstetrics. Ultrasound Obstet Gynecol. 41. 2; 136-145, 2013
  • PARDI, Giorgio; CETIN, Irene. Human fetal growth and organ development: 50 years of discoveries. American Journal of Obstetrics and Gynecology. 194. 1088–1099, 2006
  • KAMAI, Elizabeth M.; MCELRATH, Thomas F.; FERGUSON, Kelly K. Fetal growth in environmental epidemiology: mechanisms, limitations, and a review of associations with biomarkers of non-persistent chemical exposures during pregnancy. Environmental Health volume 18, Article number: 43 (2019) . 18. 43; 1-30, 2019
Mais sobre este assunto: