Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como o tipo de sangue negativo pode afetar a gravidez

O tipo de sangue negativo pode afetar a gravidez quando a grávida apresenta este tipo de sangue, mas o pai do bebê tem sangue Rh positivo, fazendo com que o bebê possa nascer também com sangue Rh positivo.

Assim, caso o sangue do bebê entre em contato com o da mãe durante o parto, por exemplo, o sistema imune da grávida produz anticorpos que vão atuar numa segunda gravidez, podendo causar paralisia, problemas na fala, doença hemolítica ou aborto, dependendo da semana de gestação.

Geralmente, o tipo de sangue da gestante não afeta a primeira gravidez pois só existe contato com o sangue do bebê no momento do parto.

Grávida com sangue Rh negativoGrávida com sangue Rh negativo
Grávida com sangue Rh positivoGrávida com sangue Rh positivo

No entanto, devido ao risco de afetar a segunda gravidez, a gestante deve fazer o tratamento ainda durante a gestação, quando sabe que o pai é Rh positivo, ou após o parto, quando descobre que o bebê tem sangue positivo.

Como é feito o tratamento no caso de Rh diferente?

Quando a grávida tem sangue Rh negativo, mas o bebê tem Rh positivo, é necessário fazer uma injeção de imunoglobulina anti-D para eliminar os anticorpos criados no organismo da gestante e evitar complicações na gestação.

Para isso, deve-se seguir o seguinte plano:

  • Durante a gravidez (quando o pai é Rh positivo): fazer uma injeção única de imunoglobulina anti-D entre a 28º e a 30º semana de gestação ou duas injeções nas semanas 28 e 34.
  • Após o parto (quando o bebê é Rh positivo): tomar uma injeção de imunoglobulina anti-D até 3 dias após o parto, quando não se fez a injeção durante a gravidez.

Este tratamento só não é necessário quando a grávida opta pela esterilização após o parto ou quando tem a certeza de que não pretende ter mais filhos, devendo discutir a sua decisão com o obstetra.

Veja quais os exames importantes para evitar complicações na gestação: Exames na gravidez.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...