Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quantos quilos posso engordar na gravidez?

​A mulher pode engordar entre 7 e 15 Kg durante os nove meses ou 40 semanas de gestação, dependendo sempre do peso que tinha antes de engravidar. Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 Kg nos primeiros três meses de gravidez. Já a partir do 4º mês de gravidez, a mulher deve engordar, em média, 0,5 Kg por semana, para uma gravidez saudável.

Por isso, se o índice de massa corporal - IMC - da mulher ao engravidar é normal, é aceitável que engorde entre 11 e 15 Kg na gestação. Caso a mulher tenha o peso acima do ideal é importante que não engorde mais do que 11 Kg. Porém, se o peso pré-gestacional for muito baixo, é possível que a mãe engorde mais do que 15 Kg para gerar um bebê saudável.

Nos casos de gravidez de gêmeos, a gestante pode engordar mais 5 Kg do que as grávidas de apenas um bebê, também de acordo com o peso que tinha antes de engravidar e o seu IMC.

Saiba quantos quilos pode engordar na gravidez

Insira aqui seus dados para saber quantos quilos você pode engordar nesta gravidez:

semanas
Erro
help
m
Erro
help
kg
Erro
help
kg
Erro
help
Atenção: Esta calculadora não é adequada em caso de gravidez múltipla.
Imagem que indica que o site está carregando

Embora a gravidez não seja o momento de fazer dietas ou restrição alimentar, é importante que a mulher tenha uma alimentação saudável, faça uma atividade física regularmente e tenha o aumento de peso sob controle, para garantir uma boa recuperação pós-parto e a saúde do bebê também.

Veja nossas dicas para não ganhar peso na medida certa:

Como calcular o peso que pode engordar

Caso prefira calcular o peso que pode engordar manualmente e seguir a cada semana a evolução do seu peso, deve calcular o seu IMC antes de engravidar e, de seguida, compará-lo com os valores da tabela:

IMC (antes de engravidar)Classificação do IMCGanho de peso recomendado (até ao final da gestação)Classificação para o gráfico de peso
> 29ObesidadeMínimo de 7 Kg

A

26 a 29Excesso de peso7 a 11 KgB
19,8 a 26Normal11 a 15 KgC
< 19,8Abaixo do peso12 a 18 KgD

Agora, sabendo qual a sua classificação para o gráfico de peso (A, B, C ou D) deve colocar uma bolinha correspondente ao seu peso nessa semana, no gráfico seguinte:

Gráfico de ganho de peso durante a gravidez
Gráfico de ganho de peso durante a gravidez

Assim, ao longo do tempo, é mais fácil observar se o peso se mantém dentro do intervalo recomendado para a letra que lhe foi atribuída na tabela.  Caso o peso esteja acima do intervalo significa que o ganho de peso está a ser muito rápido, mas se estiver abaixo do intervalo pode ser sinal de que o aumento de peso não está sendo suficiente e pode ser recomendado consultar o obstetra.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar