Desenvolvimento do bebê - 12 semanas de gestação

Atualizado em janeiro 2024
12 semanas de gravidez
Faltam 29 semanas
ameixa
O seu bebê é do tamanho de uma ameixa.
Equivale ao mês:
4ª semana do 3º mês
Equivale aos dias:
78 a 84 dias de gestação

Na 12ª semana de gestação, o bebê já está totalmente formado, além de ter todos os órgãos, músculos e ossos no lugar, mas que continuam a amadurecer até o final da gravidez.

Nesta fase da gestação, o bebê já consegue abrir a boca, bocejar, engolir e se movimenta de forma ativa, se espreguiçando mas ainda pode não ser percebido pela mulher. A placenta já está formada e o cordão umbilical começa a crescer, tornando-se mais fino e alongado.

Durante essa semana, o útero da mulher muda de posição, reduzindo a pressão sobre a bexiga e diminuindo, assim, a vontade frequente de urinar. Além disso, algumas mulheres podem apresentar cloasma, que são manchas escuras no rosto ou pescoço provocadas por alterações hormonais.

Leia também: Cloasma gravídico: o que é, como identificar e por que aparece tuasaude.com/cloasma
Imagem ilustrativa número 1

Desenvolvimento do bebê

As principais características do desenvolvimento do bebê na 12ª semana da gestação são:

  • A cabeça do bebê tem cerca de metade do comprimento do corpo e o rosto agora está mais desenvolvido;
  • A maioria dos órgãos do bebê estão desenvolvidos e funcionando, mas continuam a amadurecer até o final da gravidez;
  • Os ossos do bebê começam a ficar mais rígidos e a medula óssea já produz células sanguíneas, como hemácias, que carregam oxigênio para os órgãos do bebê, e glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico;
  • O intestino do bebê que se estendia até o cordão umbilical, começa a se posicionar dentro do abdômen do bebê;
  • O bebê já está muito ativo e começa a se movimentar constantemente e abrir e fechar a boca, mas a mulher ainda não consegue sentir esses movimentos.

O feto quase dobrou de tamanho nas últimas 4 semanas e agora está totalmente formado, com todos os órgãos, músculos, membros e ossos no lugar. Nesta semana, o bebê já preenche todo o útero da mãe.

Tamanho do bebê

O tamanho do bebê com 12 semanas de gestação é de 5 a 6 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma ameixa. 

Mudanças no corpo da mulher

Na 12ª semana de gravidez, a barriga da mulher continua aumentando de tamanho e o útero preenche toda a pelve, se projetando para a frente no espaço do abdômen, o que pode diminuir um pouco a pressão sobre a bexiga e reduzir a vontade frequente de urinar. Os sintomas de enjoo matinal, cansaço excessivo e sensibilidade nos mamilos também podem começar a diminuir.

Nesta fase, devido aos hormônios da gravidez e aumento do volume de sangue no corpo, as gengivas podem ficar mais sensíveis, e podem até sangrar ao escovar os dentes ou passar o fio dental. Além disso, essas alterações hormonais, também podem causar um pouco de tontura.

A mulher também pode apresentar prisão de ventre, cloasma ou linha nigra, que é uma linha escura vertical do umbigo até a região púbica ou ainda em toda a extensão da barriga, e surge devido ao aumento normal dos níveis de estrogênio na gravidez. Conheça melhor sobre a linha nigra.

Cuidados durante a 12ª semana

Na 12ª semana da gestação, alguns cuidados que ajudam a aliviar os possíveis desconfortos são:

  • Prisão de ventre: Beber bastante água e priorizar alimentos ricos em fibras, como cerais integrais, frutas, legumes e leguminosas;
  • Sensibilidade nas gengivas: Usar escova de dentes com cerdas macias, escovando os dentes e passando o fio dental regularmente. Além disso, é recomendado consultar o dentista para avaliar a saúde da boca e dos dentes;
  • Tontura: usar roupas largas, manter-se hidratada, evitar longos períodos em pé e comer em intervalos curtos a cada 2 ou 3 horas. Além disso, deve-se levantar lentamente depois de deitar ou sentar. Se a tontura não melhorar, piorar ou for acompanhada de dor abdominal ou sangramento vaginal, deve-se entrar consultar o médico imediatamente.

Durante a gestação, é importante seguir as recomendações médicas e continuar tomando o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo obstetra, e também evitar o uso de medicamentos por conta própria.

Além disso, deve-se praticar atividades físicas liberadas pelo médico, como natação, hidroginástica ou caminhada, e manter uma alimentação saudável e variada, incluindo frutas, legumes e verduras frescos.

Leia também: Alimentação na gravidez: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentacao-na-gravidez

Principais exames

Na 12ª semana da gestação, o médico pode recomendar a realização do exame de translucência nucal, que serve para detectar possíveis malformações e doenças genéticas, como a síndrome de Down.

Além disso, o médico também poderá solicitar exame de sangue, como hemograma completo, VDRL, HIV, Hepatite B e C e toxoplasmose, por exemplo. Conheça todos os exames solicitados no 1ª trimestre de gravidez.

Confirme em que mês da gravidez está, inserindo aqui os seus dados:

Erro