Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 12 semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 12 semanas, corresponde ao 3º mês de gestação. O bebê tem agora o tamanho aproximado de um limão e o seu desenvolvimento essencial está completo e ele já consegue abrir a boca e bocejar, ter soluços e engolir, o que estimula o desenvolvimento dos órgãos internos.

Apesar da placenta ser ainda pequena, ela já está formada e o cordão umbilical começa a crescer de dia para dia, tornando-se mais fino e alongado.

Desenvolvimento do bebê - 12 semanas de gestação

Desenvolvimento do feto com 12 semanas

Com 12 semanas de gestação, o coração do bebê já trabalha, as estruturas externas do ouvido começam a deslocar-se para do pescoço para os lados da cabeça, sendo que os ouvidos médios e internos estão já formados.

Os ovários ou testículos desenvolvem-se dentro do corpo, mas o sexo do bebê ainda não é visível do exterior, porque os genitais ainda não estão formados. 

O bebê passa maior parte do tempo em posição fetal, mas já é muito ativo e apesar da mãe ainda não se aperceber, ele já se começa a mexer, assim como a abrir e fechar a boca e engolir líquido amniótico. Embora os membros sejam ainda muito curtos, estes primeiros movimentos estimulam o seu crescimento e fortalecimento.

Fotos do feto e do ultrassom

Desenvolvimento do bebê - 12 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 12 semanas de gestação

O primeiro ultrassom deve ser realizado logo no 1º trimestre de gestação, entre as 11 e as 14 semanas. Veja como é feito o ultrassom e quais as doenças que podem ser detetadas.

Tamanho do feto

O tamanho do feto com 12 semanas de gestação é de cerca de 6,5 cm de comprimento, da cabeça às nadegas, o que equivale ao tamanho aproximado de um limão e pesa aproximadamente 14 g.

Alterações na mulher com 12 semanas de gravidez

Desenvolvimento do bebê - 12 semanas de gestação

As alterações no corpo da mulher com 12 semanas de gravidez começam a ser mais evidentes. As mamas aumentam de tamanho e as veias superficiais tornam-se mais salientes e o abdome começa a crescer. Nesta fase é esperado que a mulher tenha menos sono e os enjoos tendem a diminuir e ela pode sentir dor de cabeça e tontura.

Embora as recomendações de ganho de peso durante a gestação sejam dependentes do peso que a mulher possuía antes de engravidar, é natural que no primeiro trimestre haja um aumento de aproximadamente 2 Kg e nos segundo e terceiro trimestres haja um aumento de cerca de 500 g por semana.

Confirme em que mês da gravidez está, inserindo aqui os seus dados:

Erro
Imagem que indica que o site está carregando

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...