Dermátomos: o que são, onde ficam (e qual a diferença de miótomo)

Atualizado em setembro 2023

Dermátomos são áreas do corpo inervadas por nervos sensoriais que têm origem em apenas uma raiz nervosa. A coluna possui 31 pares de nervos que se distribuem pelo corpo, de forma organizada. Cada nervo que sai da coluna é responsável por conferir sensibilidade e força numa determinada área do corpo. Essas áreas são conhecidas, teoricamente, como dermátomos.

Sempre que há uma compressão ou corte de um nervo, toda a área desse dermátomo fica comprometida. Dessa forma é possível identificar qual parte da medula espinhal foi afetada por uma compressão, traumatismo ou hérnia de disco, quando uma pessoa diz que sente formigamento, fraqueza ou dificuldade para movimentar um braço ou a parte lateral do pé, por exemplo.

Ao todo existem 31 dermátomos que "dividem" o corpo em fatias, como mostra a imagem a seguir:

Mapa de dermátomos do corpo
Mapa de dermátomos do corpo

Onde ficam os dermátomos

A melhor forma de identificar todos os dermátomos é observar uma pessoa na posição de 4 apoios, porque assim as 'fatias' ficam mais fáceis de serem percebidas.

A seguir estão os principais dermátomos do corpo:

  • Dermátomos cervicais - Rosto e pescoço: são especialmente inervados pelo nervo que sai das vértebras C1 e C2;
  • Dermátomos torácicos - Tórax: são as regiões enervadas por nervos que saem das vértebras T2 a T12;
  • Dermátomos dos membros superiores - Braços e mãos: são inervados pelos nervos que saem das vértebras C5 a T2;
  • Dermátomos lombares e dos membros inferiores - Pernas e pés: contêm as regiões inervadas pelos nervos que saem das vértebras L1 a S1;
  • Glúteos: é a área inervada pelos nervos que estão no sacro, em S2 à S5.

O mapa dos dermátomos geralmente é utilizado pelos médicos e fisioterapeutas para identificar a presença de alterações ou compressões na medula, pois, caso surjam alterações de sensibilidade em determinada área do corpo, é mais fácil identificar qual o local da coluna que está sendo comprometido por um traumatismo ou hérnia de disco, por exemplo. 

Mas além disso, os dermátomos também podem ser usados em terapias alternativas, como a acupuntura ou reflexologia, para estimular diretamente determinados locais da medula espinhal ou outros órgãos inervados pelo par de nervo correspondente. Dessa forma o acupunturista poderá inserir uma agulha na coluna, com o intuito de aliviar a dor e o desconforto que surgem em outras áreas do corpo. Conheça mais sobre a acupuntura.

Qual a diferença entre dermátomo e miótomo?

Os dermátomos se referem à área da pele em que são encontrados os nervos sensitivos, enquanto que os miótomos são responsáveis pelos movimentos dos músculos dessa mesma região.

Assim, os miótomos são responsáveis pelo movimento de flexão, extensão, adução e abdução, por exemplo, de acordo com a sua localização, enquanto que os dermátomos estão relacionados com alterações da sensibilidade e formigamento, por exemplo.

Dessa forma, quando a pessoa apresenta sensação de dormência na parte lateral do pé, o mais provável, é que haja uma alteração na coluna, mais especificamente entre as vértebras L5 e S1, porque este é o seu dermátomo. Mas quando ela apresenta fraqueza e dificuldade de dobrar o braço, a região afetada é a cervical, especificamente C6 e C7, porque esta região é o seu miótomo.

O quadro a seguir indica os miótomos e os principais movimento associados:

Raiz nervosa - Miótomo Movimentos
C1 Flexionar a cabeça
C2 Estender a cabeça
C3 Flexionar lateralmente a cabeça
C4 Elevar o ombro
C5 Abduzir o braço
C6 Flexionar o antebraço e extensão do punho
C7 Estender o antebraço e flexionar o punho
C8 Estender o polegar e desvio ulnar desse dedo
T1

Abrir e fechar os dedos

T2 a T12 --
L2 Flexionar a coxa
L3 Estender o joelho
L4 Dorsiflexão
L5 Extensão do hálux
S1 Eversão do pé + extensão da coxa + flexão do joelho
S2 Flexão do joelho
S3 Músculos intrínsecos do pé
S4 e S5 Movimentos perianais