A camisinha masculina é um método que, além de evitar uma gravidez, também protege contra várias doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, clamídia ou gonorreia, devendo ser utilizada nas relações sexuais. A camisinha também deve ser utilizada durante o contato do órgão genital com a boca ou com o ânus para evitar que estes órgãos sejam contaminados com algum tipo de doença.
Existem vários tipos de camisinhas masculinas, que variam de tamanho, cor, espessura, material e até de sabor, podendo ser facilmente compradas nas farmácias e alguns supermercados. Além disso, as camisinhas também podem ser adquiridas nos postos de saúde gratuitamente. Veja quais são os tipos de camisinha e para que serve cada um.
Assista o vídeo seguinte e confira todos estes passos, para usar o preservativo corretamente:
6 passos para colocar a camisinha
Para colocar a camisinha corretamente, é importante seguir os seguintes passos:
- Confirme se a camisinha está dentro do prazo de validade e que a embalagem não está danificada com rasgões ou furos;
- Abra a embalagem com cuidado sem utilizar os dentes, unhas, facas ou tesouras;
- Segure na ponta da camisinha e tente desenrolar um pouco, para identificar o lado correto. Caso a camisinha não desenrole, vire a ponta para o outro lado;
- Coloque a camisinha na cabeça do pênis, apertando na ponta da camisinha para impedir a entrada de ar;
- Desenrole a camisinha até à base do pênis e depois, segurando na base do preservativo, puxe ligeiramente a ponta para criar um espaço entre o pênis e a camisinha;
- Aperte bem o espaço criado na ponta da camisinha para retirar todo o ar.
Após a ejaculação, deve-se retirar a camisinha com o pênis ainda ereto e fechar com a mão a abertura para evitar que o esperma saia. Depois, deve-se dar um pequeno nó no meio do preservativo e jogar no lixo, pois para cada relação se deve utilizar uma camisinha nova.
Como saber o lado correto da camisinha?
Para saber o lado correto da camisinha, após abrir a embalagem deve-se tentar desenrolar um pouco. Caso desenrole, significa que está do lado certo.
5 erros mais comuns na hora de colocar a camisinha
Segundo várias pesquisas, os erros mais comuns relacionados com o uso da camisinha incluem:
1. Não observar se existem danos
Embora este seja um dos passos mais importantes na hora de utilizar a camisinha, muitos homens esquecem de observar a embalagem para verificar o prazo de validade e procurar por possíveis danos, que podem reduzir a eficácia da camisinha.
O que fazer: antes de abrir a camisinha é muito importante confirmar o prazo de validade e verificar se existem buracos ou rasgões na embalagem. Além disso, nunca se deve abrir a embalagem utilizando os dentes, as unhas ou uma faca, por exemplo, pois podem furar a camisinha.
2. Colocar a camisinha muito tarde
Mais de metade dos homens coloca a camisinha após ter iniciado a penetração, mas antes de ejacular para evitar uma gravidez. No entanto, esta prática não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis e, mesmo que reduza o risco, não evita completamente uma gravidez pois o líquido lubrificante liberado antes do esperma também pode conter espermatozoides.
O que fazer: colocar a camisinha antes de qualquer tipo de penetração e antes do sexo oral.
3. Desenrolar a camisinha antes de colocar
Desenrolar a camisinha completamente antes de a colocar dificulta o processo e pode resultar em pequenos danos que aumentam o risco de pegar doenças sexualmente transmissíveis.
O que fazer: a camisinha deve ser desenrolada no pênis, desde a ponta até à base, permitindo que fique bem colocada.
4. Não deixar espaço na ponta da camisinha
Após colocar a camisinha é comum esquecer de deixar um espaço livre entre a cabeça do pênis e o preservativo. Isso aumenta as chances da camisinha estourar, especialmente após a ejaculação, quando o esperma preenche todo o espaço livre.
O que fazer: após desenrolar a camisinha no pênis, deve-se segurar o preservativo na base e puxar levemente na ponta, para criar um reservatório na frente. Depois, é importante apertar esse reservatório para expulsar o ar que pode ficar preso.
5. Utilizar a camisinha sem lubrificante
A lubrificação é muito importante durante o contato íntimo e, é por isso, que o pênis produz um líquido que ajuda a lubrificar. No entanto, ao utilizar o preservativo, esse líquido não consegue passar e, caso a lubrificação da mulher não seja suficiente, o atrito criado entre o preservativo e a vagina pode romper a camisinha.
O que fazer: utilizar lubrificante para manter a lubrificação adequada durante a relação.
Outra opção é utilizar a camisinha feminina que deve ser usada pela mulher durante a relação, veja como colocar corretamente para evitar a gravidez e prevenir doenças.
A camisinha pode ser reutilizada?
A camisinha é um método contraceptivo descartável, ou seja, em nenhuma hipótese pode ser reutilizada. Isso porque a reutilização da camisinha pode aumentar as chances de rompimento e, consequentemente, transmissão de doenças e, até mesmo, gravidez.
Além disso, a lavagem da camisinha com água e sabão não é suficiente para eliminar fungos, vírus ou bactérias que possam estar ali presentes, aumentando a chance de transmissão desses agentes infecciosos, principalmente dos responsáveis pelas doenças sexualmente transmissíveis.
Após o uso da camisinha, é recomendado descartá-la e, caso haja desejo de outra relação sexual, é necessário utilizar outro preservativo.
Quais são os tamanhos da camisinha?
O tamanho da camisinha varia de acordo com o diâmetro do pênis. Assim, o diâmetro da camisinha pode variar entre 49 e 60 mm, sendo importante que não fique frouxa para não soltar durante a relação sexual, e nem apertada para evitar dor durante a relação. Além disso, no que diz respeito ao comprimento, a camisinha pode ter entre 16 a 19 cm.
É comum que as camisinhas sejam vendidas como P, M, G ou GG, sendo importante conferir na embalagem as informações referentes ao seu tamanho, podendo variar de acordo com o fabricante. De forma geral, a camisinha tamanho P é conhecida como "camisinha teen". Veja como saber o tamanho do pênis.