Como colocar a camisinha masculina corretamente

Atualizado em fevereiro 2024

Para colocar a camisinha corretamente deve-se abrir a embalagem com cuidado, desenrolar a camisinha e colocar na cabeça do pênis, apertando a ponta para tirar o ar e desenrolar até a base do pênis.

Colocar a camisinha corretamente é importante não só para prevenir uma gravidez, mas também para proteger contra várias infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, clamídia ou gonorreia, devendo ser utilizada em todas as relações sexuais e sempre que tiver contato órgão genital com a boca ou com o ânus.

Existem vários tipos de camisinhas masculinas, que variam de tamanho, cor, espessura, material e até de sabor, podendo ser compradas nas farmácias e alguns supermercados ou ser adquiridas nos postos de saúde gratuitamente. Veja quais são os tipos de camisinha e para que serve cada um.

Assista o vídeo seguinte e confira todos estes passos, para usar o preservativo corretamente:

youtube image - COMO COLOCAR A CAMISINHA CORRETAMENTE

6 passos para colocar a camisinha

Para colocar a camisinha masculina corretamente, é importante seguir os seguintes passos:

  1. Confirmar se a camisinha está dentro do prazo de validade e que a embalagem não está danificada com rasgões ou furos;
  2. Abrir a embalagem com cuidado sem utilizar os dentes, unhas, facas ou tesouras;
  3. Segurar na ponta da camisinha e tentar desenrolar um pouco, para identificar o lado correto. Caso a camisinha não desenrole, deve-se virar a ponta para o outro lado;
  4. Colocar a camisinha na cabeça do pênis, apertando na ponta da camisinha para impedir a entrada de ar;
  5. Desenrolar a camisinha até à base do pênis e depois, segurando na base do preservativo, puxar ligeiramente a ponta para criar um espaço entre o pênis e a camisinha;
  6. Apertar bem o espaço criado na ponta da camisinha para retirar todo o ar.

Após a ejaculação, deve-se retirar a camisinha com o pênis ainda ereto e fechar com a mão a abertura para evitar que o esperma saia.

Depois, deve-se dar um pequeno nó no meio do preservativo e jogar no lixo, pois para cada relação se deve utilizar uma camisinha nova.

Como saber o lado correto da camisinha?

Para saber o lado correto da camisinha, após abrir a embalagem deve-se tentar desenrolar um pouco. Caso desenrole, significa que está do lado certo.

5 erros mais comuns na hora de colocar a camisinha

Segundo várias pesquisas, os erros mais comuns relacionados com o uso da camisinha incluem:

1. Não observar se existem danos

Embora este seja um dos passos mais importantes na hora de utilizar a camisinha, muitos homens esquecem de observar a embalagem para verificar o prazo de validade e procurar por possíveis danos, que podem reduzir a eficácia da camisinha.

O que fazer: antes de abrir a camisinha é muito importante confirmar o prazo de validade e verificar se existem buracos ou rasgos na embalagem. Além disso, nunca se deve abrir a embalagem utilizando os dentes, as unhas ou uma faca, por exemplo, pois podem furar a camisinha.

2. Colocar a camisinha muito tarde

Mais de metade dos homens coloca a camisinha após ter iniciado a penetração, mas antes de ejacular para evitar uma gravidez.

No entanto, esta prática não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST's) e, mesmo que reduza o risco, não evita completamente uma gravidez pois o líquido lubrificante liberado antes do esperma também pode conter espermatozoides.

O que fazer: colocar a camisinha antes de qualquer tipo de penetração, seja vaginal ou anal, e antes do sexo oral.

Leia também: 12 sintomas de IST no homem e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-dst-no-homem

3. Desenrolar a camisinha antes de colocar

Desenrolar a camisinha completamente antes de a colocar dificulta o processo e pode resultar em pequenos danos que aumentam o risco de pegar infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como HIV, clamídia, gonorreia, tricomoníase ou hepatite B.

Além disso, outras IST's que podem ser transmitidas pelo contato da pele ou mucosas quando não se coloca a camisinha corretamente são herpes genital, sífilis, Haemophilus ducreyi ou HPV. Confira os principais tipos de IST.

O que fazer: a camisinha deve ser desenrolada no pênis, desde a ponta até à base, permitindo que fique bem colocada.

4. Não deixar espaço na ponta da camisinha

Após colocar a camisinha é comum esquecer de deixar um espaço livre entre a cabeça do pênis e o preservativo.

Isso aumenta as chances da camisinha estourar, especialmente após a ejaculação, quando o esperma preenche todo o espaço livre.

O que fazer: após desenrolar a camisinha no pênis, deve-se segurar o preservativo na base e puxar levemente na ponta, para criar um reservatório na frente. Depois, é importante apertar esse reservatório para expulsar o ar que pode ficar preso.

5. Utilizar a camisinha sem lubrificante

A lubrificação é muito importante durante o contato íntimo e, é por isso, que o pênis produz um líquido que ajuda a lubrificar.

No entanto, ao utilizar o preservativo, esse líquido não consegue passar e, caso a lubrificação da mulher não seja suficiente, o atrito criado entre o preservativo e a vagina pode romper a camisinha.

O que fazer: utilizar lubrificante à base de água para manter a lubrificação adequada durante a relação ou usar camisinhas que já vêm com lubrificante.

Outra opção é utilizar a camisinha feminina que deve ser usada pela mulher durante a relação. Veja como colocar a camisinha feminina corretamente.

Leia também: Alergia à camisinha: sintomas e o que fazer tuasaude.com/alergia-a-camisinha

A camisinha pode ser reutilizada?

A camisinha é um método contraceptivo descartável, ou seja, em nenhuma hipótese pode ser reutilizada.

Isso porque a reutilização da camisinha pode aumentar as chances de rompimento e, consequentemente, transmissão de infecções sexualmente transmissíveis e, até mesmo, gravidez.

Além disso, a lavagem da camisinha com água e sabão não é suficiente para eliminar fungos, vírus ou bactérias que possam estar ali presentes, aumentando a chance de transmissão desses agentes infecciosos, principalmente dos responsáveis pelas doenças sexualmente transmissíveis.

Após o uso da camisinha, é recomendado descartá-la e, caso haja desejo de outra relação sexual, é necessário utilizar outro preservativo.

Quais são os tamanhos da camisinha?

O tamanho da camisinha varia de acordo com o diâmetro do pênis.

Assim, o diâmetro da camisinha pode variar entre 49 e 60 mm, sendo importante que não fique frouxa para não soltar durante a relação sexual, e nem apertada para evitar dor durante a relação.

Além disso, no que diz respeito ao comprimento, a camisinha pode ter entre 16 a 19 cm.

É comum que as camisinhas sejam vendidas como P, M, G ou GG, sendo importante conferir na embalagem as informações referentes ao seu tamanho, podendo variar de acordo com o fabricante. De forma geral, a camisinha tamanho P é conhecida como "camisinha teen". Veja como saber o tamanho do pênis.