Como usar o depilador elétrico

maio 2018

O depilador elétrico, também conhecido como máquina depiladora, é um pequeno aparelho que permite fazer a depilação de forma semelhante à cera, puxando o pêlo pela raiz. Dessa forma, é possível obter uma depilação mais duradoura em pouco tempo e sem a necessidade de estar sempre comprando cera.

Para remover o pêlo, normalmente o depilador elétrico possui pequenos discos ou molas que funcionam como pinças elétricas, puxando o pêlo pela raiz, e pode ser usado em quase todas as partes do corpo, como rosto, braços, pernas, região do biquini, costas e barriga, por exemplo.

Existem vários tipos de depiladores elétricos, que variam de preço de acordo com a marca, o tipo de método que utilizam para remover os pêlos e os acessórios que trazem e, por isso, a escolha do melhor depilador normalmente varia de pessoa para pessoa. No entanto, os depiladores que funcionam com discos parecem ser os que causam menos desconforto.

Opções de depilador elétrico

Alguns dos depiladores elétricos mais utilizados incluem:

  • Philips Satinelle;
  • Braun Silk-Epil;
  • Panasonic Wet & Dry;
  • Philco Comfort.

Alguns destes depiladores possuem maior potência e, por isso, podem ser melhores para fazer a depilação masculina, uma vez que o pêlo tende a ser mais grosso e difícil de remover. Geralmente, quanto mais potência e pinças o aparelho possuir, mais caro será.

Como fazer a depilação corretamente

Para obter uma depilação suave, lisa e duradoura com o depilador elétrico devem-se seguir alguns passos:

1. Passar a lâmina 3 dias antes

Pêlos muito compridos, além de causarem mais dor na hora de fazer a depilação, podem dificultar o funcionamento de alguns depiladores elétricos, diminuindo sua eficácia. Assim, uma boa dica é passar a lâmina no local a depilar cerca de 3 a 4 dias antes, para que o pêlo esteja mais curto no momento de usar o depilador. O comprimento ideal para fazer a depilação é de 3 a 5 mm, aproximadamente.

Veja como passar a lâmina sem causar pêlos encravados.

2. Fazer esfoliação da pele 1 a 2 dias antes

A esfoliação é um dos melhor métodos para evitar o surgimento de pêlos encravados, pois ajuda a remover as células de pele morta que vão se acumulando, permitindo a passagem do pêlo pelos poros.

Por isso, é recomendável fazer a depilação da região a depilar 1 a 2 dias antes da depilação, utilizando um esfoliante corporal ou uma esponja de banho, por exemplo. Confira como fazer 4 tipos de esfoliante corporal caseiro.

Depois da depilação, a esfoliação pode ser feita a cada 2 ou 3 dias, para garantir que a pele se mantém suave e sem pêlos encravados.

3. Começar com uma velocidade inferior

Na maior parte dos depiladores elétricos existem, pelo menos, 2 velocidades de funcionamento. O ideal é começar com a velocidade mais baixa e depois ir aumentando gradualmente, pois isso permite testar os limites do desconforto causados pelo depilador e também vai habituando a pele, reduzindo a dor ao longo do tempo.

4. Segurar o depilador a 90º

Para que todos os pêlos sejam removidos com sucesso, o depilador deve ser mantido num ângulo de 90º com a pele. Dessa forma, é possível garantir que as pinças conseguem agarrar bem o pêlo, retirando até os menores, e garantindo uma pele mais lisa.

Além disso, não é necessário fazer muita pressão contra a pele, pois além de causar mais irritação da pele, também pode evitar o correto funcionamento das partes móveis do aparelho, o que acaba prejudicando seu funcionamento.

5. Fazer a depilação no sentido oposto ao pêlo

Ao contrário da lâmina, na qual a depilação deve ser feita no sentido do crescimento do pêlo para evitar pêlos encravados, o depilador elétrico deve ser usado no sentido oposto. Isso garante que o pêlo não fica grudado na pele, sendo mais facilmente agarrado pelo depilador. Uma boa opção é fazer movimentos circulares na pele, garantindo que se consegue remover até os pêlos que crescem em sentidos diferentes.

6. Evitar ter muita pressa

Passar o depilador elétrico muito rápido na pele pode acabar partindo o pêlos, ao invés de o remover pela raiz. Além disso, as passar depressa, o depilador pode não conseguir agarrar todos os pêlos, acabando por ser necessário passar o aparelho várias vezes no mesmo local, para obter a depilação desejada.

7. Passar um creme calmante na pele 

Após fazer a depilação, e antes de fazer a limpeza do depilador, deve-se passar um creme calmante na pele, com babosa, por exemplo, para aliviar a irritação e diminuir o desconforto causado pelo processo. No entanto, deve-se evitar usar cremes hidratantes, pois podem encerrar os poros e aumentar o risco de pêlos encravados. O creme hidratante deve ser usado apenas 12 a 24 horas após.

Como limpar o depilador elétrico

O processo de limpeza do depilador elétrico pode variar de acordo com a marca e modelo, no entanto, na maioria dos casos deve-se:

  1. Remover a cabeça do depilador elétrico;
  2. Passar uma pequena escova na cabeça e no depilador, para retirar os pêlos soltos;
  3. Lavar a cabeça do depilador com água corrente;
  4. Secar a cabeça do depilador com uma toalha e depois deixar para secar ao ar;
  5. Passar um pedaço de algodão com álcool nas pinças para eliminar qualquer tipo de bactéria.

Embora este passo-a-passo possa ser feito em quase todos os depiladores elétricos, o melhor sempre é ler o manual de instruções do aparelho e seguir as indicações do fabricante.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em maio de 2018.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.