Como usar o depilador elétrico

Atualizado em maio 2018

O depilador elétrico, também conhecido como máquina depiladora, é um pequeno aparelho que permite fazer a depilação de forma semelhante à cera, puxando o pêlo pela raiz. Dessa forma, é possível obter uma depilação mais duradoura em pouco tempo e sem a necessidade de estar sempre comprando cera.

Para remover o pêlo, normalmente o depilador elétrico possui pequenos discos ou molas que funcionam como pinças elétricas, puxando o pêlo pela raiz, e pode ser usado em quase todas as partes do corpo, como rosto, braços, pernas, região do biquini, costas e barriga, por exemplo.

Existem vários tipos de depiladores elétricos, que variam de preço de acordo com a marca, o tipo de método que utilizam para remover os pêlos e os acessórios que trazem e, por isso, a escolha do melhor depilador normalmente varia de pessoa para pessoa. No entanto, os depiladores que funcionam com discos parecem ser os que causam menos desconforto.

Imagem ilustrativa número 1

Opções de depilador elétrico

Alguns dos depiladores elétricos mais utilizados incluem:

  • Philips Satinelle;
  • Braun Silk-Epil;
  • Panasonic Wet & Dry;
  • Philco Comfort.

Alguns destes depiladores possuem maior potência e, por isso, podem ser melhores para fazer a depilação masculina, uma vez que o pêlo tende a ser mais grosso e difícil de remover. Geralmente, quanto mais potência e pinças o aparelho possuir, mais caro será.

Como fazer a depilação corretamente

Para obter uma depilação suave, lisa e duradoura com o depilador elétrico devem-se seguir alguns passos:

1. Passar a lâmina 3 dias antes

Pêlos muito compridos, além de causarem mais dor na hora de fazer a depilação, podem dificultar o funcionamento de alguns depiladores elétricos, diminuindo sua eficácia. Assim, uma boa dica é passar a lâmina no local a depilar cerca de 3 a 4 dias antes, para que o pêlo esteja mais curto no momento de usar o depilador. O comprimento ideal para fazer a depilação é de 3 a 5 mm, aproximadamente.

Veja como passar a lâmina sem causar pêlos encravados.

2. Fazer esfoliação da pele 1 a 2 dias antes

A esfoliação é um dos melhor métodos para evitar o surgimento de pêlos encravados, pois ajuda a remover as células de pele morta que vão se acumulando, permitindo a passagem do pêlo pelos poros.

Por isso, é recomendável fazer a depilação da região a depilar 1 a 2 dias antes da depilação, utilizando um esfoliante corporal ou uma esponja de banho, por exemplo. Confira como fazer 4 tipos de esfoliante corporal caseiro.

Depois da depilação, a esfoliação pode ser feita a cada 2 ou 3 dias, para garantir que a pele se mantém suave e sem pêlos encravados.

3. Começar com uma velocidade inferior

Na maior parte dos depiladores elétricos existem, pelo menos, 2 velocidades de funcionamento. O ideal é começar com a velocidade mais baixa e depois ir aumentando gradualmente, pois isso permite testar os limites do desconforto causados pelo depilador e também vai habituando a pele, reduzindo a dor ao longo do tempo.

Imagem ilustrativa número 2

4. Segurar o depilador a 90º

Para que todos os pêlos sejam removidos com sucesso, o depilador deve ser mantido num ângulo de 90º com a pele. Dessa forma, é possível garantir que as pinças conseguem agarrar bem o pêlo, retirando até os menores, e garantindo uma pele mais lisa.

Além disso, não é necessário fazer muita pressão contra a pele, pois além de causar mais irritação da pele, também pode evitar o correto funcionamento das partes móveis do aparelho, o que acaba prejudicando seu funcionamento.

5. Fazer a depilação no sentido oposto ao pêlo

Ao contrário da lâmina, na qual a depilação deve ser feita no sentido do crescimento do pêlo para evitar pêlos encravados, o depilador elétrico deve ser usado no sentido oposto. Isso garante que o pêlo não fica grudado na pele, sendo mais facilmente agarrado pelo depilador. Uma boa opção é fazer movimentos circulares na pele, garantindo que se consegue remover até os pêlos que crescem em sentidos diferentes.

6. Evitar ter muita pressa

Passar o depilador elétrico muito rápido na pele pode acabar partindo o pêlos, ao invés de o remover pela raiz. Além disso, as passar depressa, o depilador pode não conseguir agarrar todos os pêlos, acabando por ser necessário passar o aparelho várias vezes no mesmo local, para obter a depilação desejada.

7. Passar um creme calmante na pele 

Após fazer a depilação, e antes de fazer a limpeza do depilador, deve-se passar um creme calmante na pele, com babosa, por exemplo, para aliviar a irritação e diminuir o desconforto causado pelo processo. No entanto, deve-se evitar usar cremes hidratantes, pois podem encerrar os poros e aumentar o risco de pêlos encravados. O creme hidratante deve ser usado apenas 12 a 24 horas após.

Como limpar o depilador elétrico

O processo de limpeza do depilador elétrico pode variar de acordo com a marca e modelo, no entanto, na maioria dos casos deve-se:

  1. Remover a cabeça do depilador elétrico;
  2. Passar uma pequena escova na cabeça e no depilador, para retirar os pêlos soltos;
  3. Lavar a cabeça do depilador com água corrente;
  4. Secar a cabeça do depilador com uma toalha e depois deixar para secar ao ar;
  5. Passar um pedaço de algodão com álcool nas pinças para eliminar qualquer tipo de bactéria.

Embora este passo-a-passo possa ser feito em quase todos os depiladores elétricos, o melhor sempre é ler o manual de instruções do aparelho e seguir as indicações do fabricante.