Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Canal lacrimal bloqueado: veja o que pode significar

O obstrução total ou parcial do canal que conduz as lágrimas recebe o nome de dacrioestenose. O bloqueio do canal lacrimais pode congênito, devido ao desenvolvimento inadequado do sistema lacrimonasal, ou adquirido, podendo ser resultado de pancadas no nariz ou nos ossos da face, por exemplo.

A obstrução do canal normalmente não é grave, no entanto deve ser informado ao médico para que possa ser feito algum tratamento, caso haja necessidade, já que pode haver a inflamação do canal obstruído, sendo essa situação conhecida como dacriocistite.

A dacrioestenose geralmente provoca o transbordamento de lágrimas que escorrem sobre a bochecha e pode acontecer em um ou nos dois olhos, sendo essa situação mais rara.

Canal lacrimal bloqueado: veja o que pode significar

Bloqueio do canal lacrimal em bebê

O bloqueio do canal lacrimal nos bebês recebe o nome de dacrioestenose congênita, podendo ser percebida em bebês entre 3 e 12 semanas de nascimento, e ocorre devido à formação incorreta do sistema lacrimonasal. No entanto, tende a desaparecer espontaneamente entre os 6 e 9 meses de idade devido à maturação do sistema lacrimonasal.

Dacrioestenose adquirida

Diferentemente da congênita, o bloqueio do canal lacrimal acontece ao longo do tempo, estando normalmente relacionado ao envelhecimento, em que o canal passa a ficar mais estreito ao longo do tempo, além de poder estar relacionado à pancadas no rosto ou no nariz e doenças inflamatórias, como a sarcoidose, por exemplo. Conheça os sintomas da sarcoidose.

Como é feito o tratamento

É recomendado pelo médico que os bebês que apresentam o bloqueio do canal lacrimal, recebam de seus pais ou responsáveis massagem na região do canto interno do olho 4 a 5 vezes por dia para diminuir o bloqueio. No entanto, caso seja verificado sinais inflamatórios, pode ser indicado pelo pediatra o uso de colírios antibióticos. As massagens devem ser o canal ser desobstruído ou até o primeiro ano de vida da criança, caso contrário, pode ser necessária a realização de um pequeno procedimento cirúrgico para a abertura do canal lacrimal.

O otorrinolaringologista e o oftalmologista são os médicos mais indicados para realizar a cirurgia para a desobstrução do canal lacrimal. Esse procedimento cirúrgico é feio com o auxílio de uma pequena sonda e o adulto deve ser submetido à anestesia local e a criança à geral.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Carregando
...