Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Curetagem endocervical

A curetagem uterina endocervical é um exame ginecológico realizado inserindo um pequeno instrumento na vagina até chegar ao colo do útero para raspar o tecido deste local. O tecido raspado é posteriormente analisado ao microscópio por um patologista, num laboratório. 

Este exame deve ser realizado em todas as mulheres que obtiveram a classificação III, IV, V ou NIC 3 no papanicolau para certificar o diagnóstico de câncer do colo do útero.

Como é feita a curetagem

A curetagem pode ser feita na clínica ou no hospital, sob sedação, pelo ginecologista. Este é um procedimento rápido, que dura cerca de 30 minutos e não há necessidade de internamento e por isso a mulher pode voltar para casa no mesmo dia. Saiba mais detalhes de como é feito este exame, como é a sua recuperação e os cuidados necessários a seguir.

Como saber se é câncer do colo do útero

A melhor maneira de saber se tem o câncer do colo de útero é investigando qualquer alteração celular através do exame papanicolau que deve ser realizado anualmente por todas as mulheres sexualmente ativas.

O câncer do colo do útero pode não apresentar sintomas, mas estes quando surgem são:

  • Corrimento vaginal marrom, pálido, aquoso, rosa, sangrento ou fétido,
  • Dor nos contatos íntimos,
  • Sangramento após este contato 
  • Sangramento após a menopausa.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as mulheres que tratam precocemente o câncer do colo do útero localizado (in situ) possuem 100% de chances de serem curadas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...