Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Curetagem Endocervical, para que serve e como é feita

A curetagem endocervical é um exame ginecológico, conhecido popularmente como raspagem do útero, que é realizado inserindo um pequeno instrumento em forma de colher na vagina (cureta) até chegar ao colo do útero para raspar e retirar uma pequena amostra do tecido deste local.

O tecido raspado é posteriormente enviado para um laboratório onde é analisado ao microscópio por um patologista, que irá observar se existem células cancerígenas ou não nesta amostra, ou alterações como pólipos uterinos, hiperplasia do endométrio, verrugas genitais ou infecção por HPV. 

O exame de curetagem endocervical deve ser realizado em todas as mulheres que tenham realizado o exame papanicolau com resultado de classificação III, IV, V ou NIC 3, mas muito raramente é realizado durante a gravidez, pelo risco de aborto. 

O que é Curetagem Endocervical, para que serve e como é feita

Como é feito o exame

O exame de curetagem endocervical pode ser realizado numa clínica médica ou no hospital, sob sedação, pelo médico ginecologista. 

Este exame pode provocar alguma dor ou desconforto, mas não há indicação absoluta de realizar anestesia ou sedação, porque é retirado apenas um pedacinho do tecido, sendo um procedimento muito rápido, que dura no máximo 30 minutos. Não há necessidade de internamento, e por isso a mulher pode voltar para casa no mesmo dia, sendo recomendado apenas evitar esforços físicos neste mesmo dia. 

Para o exame o médico solicita que a mulher deite de barriga para cima e coloque suas pernas sobre um estribo, para manter as pernas abertas. A seguir ele limpa e desinfecta a região íntima e introduz o espéculo e a seguir a cureta que será o instrumento utilizado para retirar uma pequena amostra do tecido uterino. 

Antes de passar por esse procedimento o médico recomenda que a mulher não tenha relações sexuais nos 3 dias anteriores e não realizem lavagem vaginal com duche íntima, e não tomar medicamentos anticoagulantes porque aumentam o risco de sangramento. 

Cuidados necessários após o exame

Após a realização deste exame o médico pode recomendar que a mulher fique de repouso, evitando grandes esforços físicos. É recomendado beber mais água para ajudar na eliminação de toxinas e manter-se bem hidratada, além disso deve-se tomar o analgésico recomendado a cada 4 ou 6 horas, de acordo com a indicação médica, e trocar o absorvente íntimo sempre que este estiver sujo. 

Algumas mulheres podem apresentam um sangramento vaginal que pode perdurar por alguns dias, mas sua quantidade é muito variável. Todavia, se houver mau cheiro neste sangramento deve-se voltar ao médico para uma avaliação. A existência de febre também deve ser motivo de retorno à clínica ou hospital porque pode indicar infecção. Antibióticos podem ser indicados para eliminar qualquer tipo de infecção que possa ocorrer. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem