Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como limpar a língua a a boca do bebê

A higiene oral do bebê é muito importante para manter uma boca saudável, assim como o crescimento dos dentinhos sem complicações. Assim, os pais, devem realizar os cuidados da boca do bebê todos os dias, depois das refeições, principalmente, depois da refeição da noite, antes do bebê ir dormir.

A observação atenta da boca, também deve fazer parte da rotina de higiene oral, já que é muito importante para detetar problemas orais. Se, durante a limpeza da boca, se observarem manchas brancas opacas nos dentinhos do bebê, os pais devem levá-lo imediatamente ao dentista, pois essas manchas podem indicar o início de uma cárie. Caso se observe a presença de manchas brancas na língua, pode ser um indicador de infecção fúngica, também conhecida por doença do sapinho.

Os cuidados com a boca do bebê devem começar logo após o nascimento e não só quando os primeiros dentes nascem, pois ao adoçar a chupeta do bebê ou ao dar-lhe leite antes de ele ir dormir, sem limpar a boca do bebê, ele pode desenvolver cárie de mamadeira.

Como limpar a língua a a boca do bebê

Como limpar a boca antes do nascimento dos dentes

A boca do bebê deve ser limpa com uma gaze ou pano molhado, em água filtrada. Os pais devem passar a gaze ou o pano nas gengivas, bochechas e língua, à frente e atrás, em movimentos circulares até ao nascimento dos primeiros dentes.

Uma outra opção, é utilizar uma dedeira de silicone própria, da Bebê Confort, por exemplo, que também pode ser usada quando os primeiros dentinhos aparecerem, no entanto, ela só está indicada a partir dos 3 meses de idade.

Nos primeiros 6 meses de vida, é muito comum os bebês desenvolverem infecções fúngicas na boca, conhecidas por sapinho ou candidíase oral. Por isso, é muito importante, aquando da limpeza da boca, observar atentamente a língua do bebê, de forma a verificar se estão presentes manchas brancas na língua. Caso os pais percebam esta alteração, devem levar o bebé ao pediatra, para fazer o tratamento. Saiba em que consiste o tratamento do sapinho.

Como escovar os dentes do bebê

Após o nascimento dos primeiros dente do bebê e até ao 1 ano de vida, é aconselhado escovar os dentes com uma escova própria para a idade, que deve ser macia, com a cabeça pequena e com um punho grande.

A partir do 1º ano de idade, deve-se escovar os dentes do bebê com uma escova própria e utilizar uma pasta de dente com uma concentração de flúor adequada à idade. Deve-se evitar usar pasta de dente com um teor de flúor superior ao recomendado, já que que pode deixar manchas brancas nos dentes, além de também ser perigoso caso o bebê engula esse flúor. Deve-se colocar na escova uma quantidade de pasta de dente proporcional ao tamanho da unha do dedo mindinho do bebê, e escovar todos os dentes, à frente e atrás, com cuidado para não machucar as gengivas.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem