Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 motivos para optar pelo Óculos de Sol Polarizado

Os óculos de sol são essenciais para proteger a visão nos dias de sol evitando o desenvolvimento de doenças oculares, conferindo maior conforto visual. Até mesmo os bebês e as crianças devem usar óculos de sol quando estiverem ao ar livre, no entanto é preciso que estes sejam de qualidade.

Os raios UVA são os que mais incidem na superfície terrestre e por isso são essenciais num bom óculos de sol. No entanto, o óculos de sol mais indicado para proteger a saúde dos olhos é aquele que possui os 4 filtros: UVA, UVB, UVC e polarizado.

7 motivos para optar pelo Óculos de Sol Polarizado

Principais benefícios do uso do óculos de sol polarizado

Os 7 benefícios do uso de óculos de sol polarizado para a saúde são:

  1. Proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol, sendo um ótimo complemento da proteção solar usada na pele;
  2. Evitar o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas ao redor dos olhos e testa;
  3. Diminuir o risco de catarata e de outras doenças oculares;
  4. Maior conforto visual ao andar ao ar livre;
  5. Diminuir o brilho e da luz;
  6. Melhorar a nitidez;
  7. Diminuir o embaçamento e aumentar a percepção das cores.

Apesar de serem indicadas para usar em todas as situações ela é especialmente indicada para usar na praia, para dirigir e praticar esportes aquáticos ou na neve, onde o sol incide forte causando maior desconforto nos olhos.

Os óculos de sol de boa qualidade custam mais caro, mas contém filtros especiais que impedem a passagem dos raios solares, protegendo e garantindo a saúde dos olhos. Veja na tabela a seguir a importância destes 4 filtros nos óculos de sol:

 Protege as estruturasAjudam a evitam as doenças
UVACristalinoCatarata 
UVBCórnea e
cristalino 
Inflamação e opacidade da
córnea córnea;
Catarata 
UVCCórneaInflamação e opacidade da
córnea córnea
PolarizadaTodo o olhoDegeneração macular, catarata

Existem no mercado vários modelos para todos os tipos de rosto. Alguns podem inclusive ser feitos à medida com o grau que o indivíduo necessita, podendo substituir o uso do óculos de grau comum nos dias ensolarados.

Os óculos de sol mais baratos não protegem os olhos do sol, por não terem os filtros necessários, e podem ser causadores de doenças oculares, porque quanto mais escura a lente, maior a dilatação da pupila e consequentemente maior a exposição aos raios solares nocivos. No entanto, a grande maioria das marcas vendidas no Brasil possuem bons filtros, com excessão dos óculos de sol pirateados e vendidos no camelô, por exemplo.

Para garantir a proteção solar total, além do uso do filtro solar para o corpo e para o rosto, é recomendado também o uso diário de um bom óculos de sol, com filtros UVA, UVB e UVC ou ainda um óculos de sol com uma lente polarizada. Uma outra opção é tomar uma bebida que é na verdade um protetor solar, que protege a pele e os olhos. Saiba mais aqui.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...