Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 motivos para optar pelo Óculos de Sol Polarizado

Os óculos de sol são essenciais para proteger a visão nos dias de sol e, inclusive em dias nublados, porque evitam o contato direto com os raios UV, evitando o desenvolvimento de doenças oculares além de conferir maior conforto visual. 

Por esse motivo, os óculos devem ser usados por todas as pessoas em dias de sol, até mesmo por bebês e crianças, quando estiverem brincando ao ar livre.

Os raios UVA são os que mais incidem na superfície terrestre e por isso são essenciais num bom óculos de sol. No entanto, o óculos de sol mais indicado para proteger a saúde dos olhos é aquele que possui os 3 filtros: UVA, UVB e UVC. Já os óculos polarizados fornecem conforto à visão já que conseguem organizar a forma como os raios penetram nos olhos diminuindo bastante ofuscamento. 

Veja porque não se deve optar por um óculos barato.

7 motivos para optar pelo Óculos de Sol Polarizado

Principais benefícios do uso do óculos de sol polarizado

Os 7 benefícios do uso de óculos de sol polarizado para a saúde são:

  1. Proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol, sendo um ótimo complemento da proteção solar usada na pele;
  2. Evitar o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas ao redor dos olhos e testa;
  3. Diminuir o risco de catarata e de outras doenças oculares;
  4. Maior conforto visual ao andar ao ar livre;
  5. Diminuir o brilho e da luz;
  6. Melhorar a nitidez do que se enxerga;
  7. Diminuir o embaçamento e aumentar a percepção das cores.

Apesar de serem indicadas para usar em todas as situações a lente polarizada é especialmente indicada para usar na praia, para dirigir e praticar esportes aquáticos ou na neve, onde o sol incide forte causando maior desconforto nos olhos.

Importância dos filtros no óculos de sol

Os óculos de sol de boa qualidade são mais caros, mas normalmente contêm filtros especiais que impedem a passagem dos raios solares, protegendo e garantindo a saúde dos olhos. Veja na tabela a seguir a importância destes 4 filtros nos óculos de sol:

 Que partes do olho protege
UVACristalino
UVBCórnea e
cristalino 
UVCCórnea
PolarizadaTodo o olho

Além disso o uso das lentes polarizadas ajudam a evitar a degeneração macular. 

Existem no mercado vários modelos para todos os tipos de rosto. Alguns podem inclusive ser feitos à medida com o grau que o indivíduo necessita, podendo substituir o uso do óculos de grau comum nos dias ensolarados.

Os óculos de sol mais baratos e falsificados não devem ser comprados já que não sabemos se protegem os olhos do sol, por talvez não terem os filtros necessários, e podem ser causadores de doenças oculares, porque quanto mais escura a lente, maior a dilatação da pupila e consequentemente maior a exposição aos raios solares nocivos. No entanto, a grande maioria das marcas vendidas no Brasil possuem bons filtros, com exceção dos óculos de sol pirateados e vendidos no camelô, por exemplo. 

Para garantir a proteção solar total, além do uso do filtro solar para o corpo e para o rosto, é recomendado também o uso diário de um bom óculos de sol, com filtros UVA, UVB e UVC ou ainda um óculos de sol com uma lente polarizada. Uma outra opção é tomar uma bebida que é na verdade um protetor solar, que protege a pele e os olhos. Veja como funciona essa bebida que ajuda a proteger a pele e os olhos.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem