Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em cromo

O cromo é um nutriente que pode encontrado em alimentos como carne, cereais integrais e feijão, e atua no organismos aumentando o efeito da insulina e melhorando o diabetes. Além disso, esse nutriente ajuda na formação da músculos, pois melhora a absorção de proteínas no intestino, e também auxilia na queima de gordura corporal, auxiliando o processo de emagrecimento.

Além de estar presente nos alimentos, o cromo também pode ser adquirido na forma de suplemento em cápsulas, sendo o mais conhecido o picolinato de cromo.

Lista de alimentos ricos em cromo

Os principais alimentos ricos em cromo são:

  • Carnes, frango e frutos do mar;
  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Grãos integrais como aveia, linhaça e chia;
  • Alimentos integrais, como arroz e pão;
  • Frutas, como uva, maçã e laranja;
  • Vegetais, como espinafre, brócolis, alho e tomate;
  • Leguminosas, como feijão, soja e milho.

O organismo precisa apenas de pequenas quantidades de cromo diariamente, e sua absorção no intestino é melhor quando o cromo é ingerido com alimentos ricos em vitamina C, como laranja e abacaxi.

Alimentos ricos em cromoAlimentos ricos em cromo
Suplemento de cromoSuplemento de cromo

Quantidade de Cromo nos alimentos

A tabela a seguir traz a quantidade de cromo presente em 100g de alimentos.

Alimentos (100g)Cromo (mcg)Calorias (kcal)
Aveia19,9394
Farinha de trigo11,7360
Pão francês15,6300
Feijão cru19,2324
Açaí, polpa29,458
Banana4,098
Cenoura crua13,634
Extrato de tomate13,161
Ovo9,3146
Peito de frango12,2159

As mulheres adultas precisam de 25 mcg de cromo por dia, enquanto os homens precisam de 35 mcg, e a deficiência desse mineral pode provocar sintomas como cansaço, irritabilidade, alterações do humor, e aumento dos níveis de glicose e colesterol no sangue. No entanto, uma alimentação balanceada, contendo alimentos que são ricos em cromo, fornece as quantidades necessárias de cromo por dia.

No tratamento da obesidade é recomendado de 200 mcg a 600 mcg de cromo por dia.

Como o Cromo pode ajudar a emagrecer

O cromo ajuda a emagrecer porque faz com que o organismo utilize mais carboidratos e absorva mais proteínas, o que ajuda na redução da glicemia e na produção de músculos. Além disso, ele também atua diminuindo a produção de colesterol e aumentando a queima de gordura, melhorando doenças como colesterol alto e aumentado a perda de peso. Saiba mais sobre A importância do cromo para o metabolismo.

Para potencializar seus efeitos, o cromo também pode ser consumido através de suplementos em cápsulas como o picolinato de cromo e o citrato de cromo, e a dose recomendada é de 125 a 200 mcg/dia. O ideal é tomar o suplemento juntamente com uma refeição, ou segundo a orientação do médico ou do nutricionista.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...