Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é picolinato de cromo, para que serve e como tomar

O picolinato de cromo é um suplemento nutricional composto por ácido picolínico e cromo, sendo indicado principalmente para pessoas com diabetes ou resistência à insulina, já que ajuda a regular os níveis de glicose e insulina no sangue.

Este suplemento pode ser comprado em forma de cápsulas, na farmácia, lojas de produtos naturais ou lojas online, devendo ser utilizado sob recomendação do nutricionista ou do médico, que irá indicar a forma como esse suplemento deverá ser consumido.

O que é picolinato de cromo, para que serve e como tomar

Para que serve

O picolinato de cromo é indicado em caso de carência de cromo no organismo. No entanto, alguns estudos demonstraram que esse suplemento também poderia ter diversos outros benefícios para a saúde, podendo ser utilizado para:

  • Ajudar a regular o açúcar no sangue, já que aumenta a sensibilidade à insulina, um hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue, e, por isso, poderia ter benefícios para as pessoas que possuem diabetes e resistência à insulina;
  • Favorecer a perda de peso, já que pode também interferir no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas. No entanto, os resultados sobre esse benefício ainda não são conclusivos, já que indicam que a perda de peso não foi significativa;
  • Manter a saúde do coração, já que foi demonstrado em alguns estudos, que o picolinato de cromo ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos, diminuindo o risco de formação das placas ateromatosas e, consequentemente, o risco de desenvolver doenças cardíacas, principalmente em pessoas diabéticas. Apesar disso, esse mecanismo ainda não está totalmente claro;
  • Exercer atividade antioxidante e anti-inflamatória, principalmente em pessoas com hiperinsulinemia ou diabetes;
  • Diminuir a fome e favorecer a perda de peso, já que um estudo demonstrou que a suplementação com picolinato de cromo poderia ajudar a diminuir a compulsão alimentar, porque pode estar envolvido na síntese de serotonina e na melhora da atividade da insulina.

Devido ao fato do picolinato de cromo estar relacionado com a síntese de serotonina, também pode interferir com a dopamina e, por isso, alguns estudos indicam que esse suplemento pode ter ação antidepressiva e ansiolítica.

No entanto, é importante mencionar que são necessários mais estudos que comprovem a efetividade desse suplemento nutricional em todos os aspectos mencionados anteriormente.

Como tomar

O uso do picolinato de cromo deve ser feito de acordo com a indicação do médico ou nutricionista, mas geralmente consiste na ingestão de 1 cápsula por dia antes de uma das refeições principais, devendo a duração do tratamento ser indicado pelo profissional de saúde.

Alguns estudos científicos indicam que a duração do tratamento depende do objetivo do uso do suplemento, podendo variar entre 4 semanas e 6 meses. A dose utilizada também é variável, podendo ser indicada 25 a 1000 mcg/ dia.

No entanto, é recomendado que a dose de cromo diária esteja entre 50 a 300 mcg, porém no caso dos atletas, pessoas com excesso de peso ou obesidade, ou quando o suplemento é utilizado para baixar o colesterol e os triglicerídeos, pode-se recomendar o aumento da dose para 100 a 700 mcg por dia, por cerca de 6 semanas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento são dor de cabeça, insônia, diarreia, vômitos, problemas de fígado e anemia. No entanto, este suplemento é na maioria das vezes bem tolerado, sendo que a ocorrência de efitos colaterias é pouco frequente.

É importante que as pessoas diabéticas falem com seu médico antes de utilizar esse suplemento, já que pode ser necessário fazer ajuste da dose do hipoglicemiante, além de, nesses casos, também ser necessário controlar os níveis de glicemia durante o período de uso do suplemento, de forma a evitar crises de hipoglicemia.

Contraindicações

O picolinato de cromo está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pessoas com insuficiência renal ou com alguma doença grave, crianças com menos de 12 anos, grávidas e mulheres no período de amamentação, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Bibliografia >

  • YAZAKI Yuka, FARIDI Zubaida, et al. A Pilot Study of Chromium Picolinate for Weight Loss. THE JOURNAL OF ALTERNATIVE AND COMPLEMENTARY MEDICINE. 16. 3; 291–299, 2010
  • PITTLER MH, STEVINSON C et al. Chromium picolinate for reducing body weight: Meta-analysis of randomized trials. International Journal of Obesity. 27. 522–529, 2003
  • MARMETT Bruno, BARCOS Ramiro. Effects of Chromium Picolinate Supplementation on Control of Metabolic Variables: A Systematic Review. Journal of Food and Nutrition Research,. 4. 10; 633-639, 2016
  • UPTODATE. Obesity in adults: Drug therapy. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/obesity-in-adults-drug-therapy?search=chromium%20picolinate&source=search_result&selectedTitle=4~54&usage_type=default&display_rank=3>. Acesso em 18 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem