Corrimento masculino: 6 causas (e o que fazer)

Atualizado em março 2024

O corrimento masculino pode ser normal, principalmente nos momentos de excitação, quando a uretra, o canal que transporta a urina do corpo, libera um líquido incolor antes da ejaculação.

No entanto, quando o corrimento masculino surge fora dos momentos de excitação e possui cor marrom, amarelada ou esverdeada, pode indicar infecções como gonorreia, tricomoníase ou clamídia, especialmente se for acompanhado de coceira e dor ao urinar, por exemplo. 

Ao apresentar frequentemente corrimento no pênis, é recomendado passar por uma consulta com um urologista, que vai avaliar os sinais e sintomas, fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de corrimento masculino são:

1. Gonorreia

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível, que pode ser transmitida com ou sem penetração, através do sexo oral, anal ou vaginal sem o uso de camisinha.

Na maioria dos casos, o homem com gonorreia não apresenta sintomas. No entanto, em alguns casos pode surgir corrimento branco-amarelado, parecido com pus, dor ou ardência ao urinar. Conheça outros sintomas da gonorreia.

O que fazer: o tratamento deve ser indicado pelo urologista, podendo incluir o uso de antibióticos, como azitromicina em comprimido e a injeção de ceftriaxona de 500mg, em dose única. Veja como é feito o tratamento da gonorreia.

2. Tricomoníase

A tricomoníase masculina é uma infecção que pode ser transmitida através de relação sexual desprotegida, seja oral, anal ou vaginal. Entenda melhor como acontece a transmissão da tricomoníase.

Apesar de muitos homens não apresentarem sintomas de tricomoníase, em alguns casos os sintomas podem incluir dor ou ardência ao urinar, coceira na região genital e corrimento branco e fluido no pênis.

O que fazer: o tratamento indicado pelo urologista pode durar de 5 a 7 dias e incluir uso de antibióticos, como o tinidazol, secnidazol ou metronidazol. Além disso, o tratamento da tricomoníase também deve incluir os parceiros sexuais, mesmo que não apresente sintomas.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Urologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

3. Clamídia

A clamídia pode ser transmitida através do contato com o sêmen ou o fluido vaginal contendo a bactéria Chlamydia trachomatis, através do sexo desprotegido, com ou sem penetração. Os sintomas da clamídia no homem podem incluir corrimento transparente ou branco no pênis, dor ou queimação ao urinar, dor e inchaço nos testículos e dor de garganta.

O que fazer: geralmente o tratamento é feito com injeção intramuscular de ceftriaxona de 500mg em dose única; 1 g de comprimido de azitromicina em dose única, ou ainda com o uso de doxiciclina ou eritromicina por 7 dias. Entenda melhor como é o tratamento da clamídia.

4. Candidíase

A candidíase no homem acontece devido ao crescimento excessivo do fungo Candida no pênis, que pode surgir devido a relações sexuais sem uso de camisinha, má higiene íntima ou acontecer por situações que alteram o sistema imunológico, como gripe, estresse, diabetes ou realização de quimioterapia, por exemplo.

Os sintomas de candidíase no homem podem incluir secreção branca e espessa em glande parecido com queijo coalhado, placas avermelhadas e/ brancas no pênis, dor, coceira e queimação ao redor da cabeça do pênis.

O que fazer: o tratamento pode incluir o uso de cremes ou pomadas antifúngicas, como miconazol e clotrimazol e / ou alguns remédios de uso oral, como fluconazol e hidrocortisona. Além disso, banhos de assento com camomila ou barbatimão são alguns remédios caseiros que também podem complementar o tratamento da candidíase no homem. Veja alguns remédios caseiros para candidíase.

Conheça mais sobre a candidíase masculina no vídeo a seguir:

5. Uretrite

A uretrite é uma inflamação na uretra que surge, principalmente, devido à migração de bactérias intestinais ou pelo contato sexual desprotegido.

Os sintomas de uretrite no homem variam conforme a causa, mas podem incluir corrimento amarelo-esverdeado com mau cheiro, corrimento branco, dor ou ardência ao urinar e sangue na urina ou no sêmen. Conheça todos os sintomas da uretrite.

O que fazer: o tratamento é feito de acordo com a causa da uretrite e deve ser indicado por um urologista, podendo incluir o uso de antibióticos, como azitromicina, doxiciclina ou ainda 1 única injeção de ceftriaxona de 500mg.

6. Balanite

A balanite é uma inflamação na cabeça no pênis que pode surgir devido a infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos, através de relações sexuais sem proteção. Além disso, a balanite também pode ser causada por má higiene íntima e alergias a sabonetes, cremes, ou alguns tipos de tecidos, por exemplo.

Os sintomas mais comuns da balanite incluem vermelhidão, dor, inchaço e pequenas feridas na cabeça do pênis. Além disso, bolhas com pus, coceira e corrimento branco ou transparente e com mau cheiro, também podem estar presentes.

O que fazer: o tratamento da balanite causada por uma infecção inclui a orientação de higiene adequada e o uso de antibióticos e antifúngicos. Já nos outros casos de balanite, pode ser recomendado excluir o uso de produtos que causam irritação e o uso de remédios anti-inflamatórios.

Vídeos relacionados