Herpes zoster é contagioso?

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
março 2022

O herpes zoster pode ser contagioso, principalmente para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus responsável pela doença, que também provoca a catapora. Ou seja, caso a pessoa nunca tenha tido contato com o vírus da catapora e/ou não tenha sido vacinada e tenha entrado em contato direto com as lesões que surgem na pele ou com suas secreções, é possível que exista transmissão e desenvolvimento de doença.

No entanto, quem já teve catapora ou foi vacinado durante a infância, pode não ser contaminado, já que o corpo produz anticorpos contra uma nova infecção. Conheça mais sobre o herpes zoster.

Como se pega o vírus do herpes zoster

O risco de passar o vírus do herpes zoster é maior quando ainda existem bolhas na pele, pois o vírus se encontra nas secreções liberadas pelas feridas. Assim, é possível pegar o vírus quando se:

  • Toca nas feridas ou nas secreções liberadas;
  • Veste roupas que foram usadas por alguém infectado;
  • Usa uma toalha de banho ou outros objetos que tenham entrado em contato direto com a pele de alguém infectado.

Dessa forma, quem tem herpes zoster deve ter alguns cuidados para evitar passar o vírus, especialmente se existir alguém próximo que nunca teve catapora. Alguns desses cuidados incluem lavar as mãos regularmente, evitar coçar as bolhas, cobrir as lesões da pele e nunca compartilhar objetos que tenham estado em contato direto com a pele.

O que acontece quando o vírus é transmitido

Quando o vírus passa para outra pessoa, não provoca o herpes zoster, mas sim catapora. O herpes zoster só se aparece em quem já teve catapora anteriormente ou já teve um episódio de herpes zoster, isso porque o vírus permanece "adormecido" no organismo, ou seja, não consegue ser eliminado, voltando a ser ativado e levando ao aparecimento dos sintomas característicos da doença quando o sistema imune encontra-se mais enfraquecido.

Quem tem maior risco de pegar o vírus

O risco é maior em pessoas que nunca tiveram catapora ou que nunca foram vacinadas contra catapora. Além disso, no caso de já ter sido infectado pelo vírus, o herpes zoster pode se manifestar com mais facilidade em pessoas com mais de 60 anos, que possuem sistema imune mais comprometido devido a doenças, tratamento ou uso prolongado de medicamentos, como corticoides.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em março de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022.
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.