Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quanto café a grávida pode tomar por dia

Durante toda a gestação é recomendado que a mulher não tome muito café, nem consuma diariamente alimentos ricos em cafeína, porque em excesso a cafeína pode causar sérias alterações como diminuição do crescimento do bebê e até mesmo prematuridade, porque o bebê pode nascer antes da data prevista.

A quantidade máxima de cafeína que a gestante pode consumir diariamente é de apenas 200 mg, que corresponde a 3 xícaras de café expresso ou 4 xícaras de chá preto, por exemplo. Além disso, é muito importante não exagerar nas quantidades de café, pois a cafeína pode causar overdose. Sabe mais em Café e bebidas com Cafeína podem causar Overdose

Mas se você gosta muito de café e não consegue abrir mão dessa bebida, uma boa estratégia pode ser adotar o café descafeinado, que apesar de não ter 0% de cafeína, contém uma mínima quantidade dessa substância, que não prejudica o bebê.

Saiba quanto café a grávida pode tomar por dia

O café é uma bebida com vários benefícios, pois tem antioxidantes que ajudam a proteger as células e ajuda a estar mais alerta, pois estimula o cérebro, por isso, não está contraindicado na gravidez, apenas existe um limite de consumo que não deve ser ultrapassado para não prejudicar a saúde do bebê.

Café pode deixar o bebê agitado

Depois que o bebê nascer, enquanto durar a amamentação, também é recomendado não tomar mais de 3 xícaras de café por dia porque a cafeína passa pelo leite materno. Cerca de 2 horas depois de você tomar café ou alguma bebida com cafeína chegará ao seu leite e quando o bebê mamar poderá ficar agitado.

Por isso, pode não ser uma boa ideia consumir nada com cafeína perto da hora do bebê dormir, mas se você precisa dele bem acordado, para uma sessão fotográfica, por exemplo, esta podem ser uma boa estratégia.

Esse efeito é mais fácil de ser observado nas mulheres que não tomam café, nem outras bebidas com cafeína regularmente.

Alimentos que contém cafeína

Além do café, existem mais de 150 alimentos que contém cafeína, indicamos aqui alguns exemplos dos que são mais consumidos no Brasil:

  • Chá preto, chá verde e chá branco;
  • Chocolate e bebidas com cacau ou chocolate;
  • Refrigerantes, como coca-cola e pepsi;
  • Chá industrializados, como ice tea.

Para saber a quantidade de cafeína presente neste e em outros alimentos veja: Alimentos ricos em cafeína.

Remédios que contém cafeína

A cafeína também encontra-se presente em alguns remédios para gripe e dor de cabeça como por exemplo:

BenegripDorflexCoristina DGripinew
Tylalgin CafiDorona CafiCafilisisadorNeosaldina
Paracetamol + CafeínaResfriolMioflexTandrilax
Dipirona Sódica + CafeínaAna-FlexTorsilaxSedalex

Além destes, a cafeína também está presente em muitos suplementos alimentares indicados para quem pratica atividade física.

Saiba quanto café a grávida pode tomar por dia

O que fazer se consumir mais cafeína do que devia

Se você acabou consumindo mais cafeína do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, não se preocupe e mantenha a calma. É pouco provável que o excesso de cafeína cause danos no bebê, principalmente se você só 'escorregou' uma vez ou outra.

No entanto, se você consome muito café todos os dias e só descobriu que está grávida agora, converse com o obstetra na sua primeira consulta do pré-natal. Ele poderá avaliar a saúde do bebê e verificar se houve algum dano. O importante é você, a partir de agora, consumir somente a quantidade recomendada.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...