Grávida pode tomar café?

setembro 2022

O consumo excessivo de café durante a gravidez pode prejudicar o peso e o crescimento do bebê ou ainda causar o aborto. Isto porque o feto não possui a enzima responsável para digerir a cafeína, deixando-o em contato com essa substância por maior tempo.

No entanto, o café é uma bebida que contém boas quantidades de cafeína, uma substância com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e estimulantes, ajudando na prevenção de doenças como diabetes e infarto, além de melhorar a memória e o desempenho físico.

De acordo com a Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia, o consumo seguro de cafeína durante a gravidez é de até 200mg por dia, o que corresponde a 1 xícara de 340 ml de café coado, por exemplo. Ainda assim, é importante consultar o obstetra antes de consumir essa bebida.

Café na gravidez faz mal?

O consumo de pequenas quantidades de café não é prejudicial durante a gravidez e, por isso, a ingestão de até  340 ml de café coado por dia, o que equivale a 200mg de cafeína, é considerada segura pela Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia.

No entanto, o consumo de mais de 200mg de cafeína por dia durante a gravidez pode diminuir o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes pela placenta, atrapalhando o desenvolvimento do bebê durante a gestação ou ainda causando o aborto.

Além disso, durante a gravidez o organismo da mulher leva mais tempo para digerir a cafeína e, por isso, o consumo de café pode causar algumas alterações, como má digestão, insônia, tontura ou enjoos.

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada de café durante a gravidez é de até 1 xícara de 340ml de café coado ou 1 xícara de 95ml de café expresso por dia, por exemplo, que contêm o máximo de 200 mg de cafeína.

Quantidade de cafeína nos alimentos

A tabela a seguir contém alguns alimentos e bebidas que também contêm cafeína:

Alimento / suplemento

Quantidade de cafeína em cada 100ml ou 100 g

Café descafeinado moído e torrado

0,8 mg

Chocolate amargo

71 mg

Chocolate ao leite

25 mg

Chá preto

25 mg

Chá verde

23 mg

A cafeína também pode ser encontrada em alguns refrigerantes, bebidas energéticas e chás industrializados. Conheça a quantidade de cafeína presente em outros alimentos.

Além disso, alguns remédios como Benegrip, Apracur, Doril, Dorflex, Coristina D, Neosaldina, Resfriol e Torsilax também podem conter cafeína.

Grávida pode tomar café descafeinado?

O café descafeinado contém pequenas quantidades de cafeína. Por isso, a mulher grávida pode consumir esse tipo de bebida sem prejudicar a gravidez ou a saúde do bebê.

Quem amamenta pode tomar café?

Durante a amamentação, a mulher pode consumir até 1 xícara (340 ml) de café coado, o que corresponde a até 200 mg de cafeína por dia. Isto porque o consumo elevado de café pela mãe pode causar irritabilidade e insônia no bebê.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em setembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • THE AMERICAN COLLEGE OF OBSTETRICIANS AND GYNECOLOGISTS. Moderate caffeine consumption during pregnancy. 2010-2020. Disponível em: <https://www.acog.org/-/media/project/acog/acogorg/clinical/files/committee-opinion/articles/2010/08/moderate-caffeine-consumption-during-pregnancy.pdf>. Acesso em 29 set 2022
  • AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION. Caffeine during pregnancy. Disponível em: <https://americanpregnancy.org/healthy-pregnancy/pregnancy-health-wellness/caffeine-intake-during-pregnancy/>. Acesso em 29 set 2022
Mostrar bibliografia completa
  • MAYO CLINIC. Nutrition and healthy eating: Find out just how much of this stimulant is in coffee, tea, soda and energy drinks.. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/caffeine/art-20049372?p=1>. Acesso em 29 set 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Amamentação e uso de medicamentos e outras substância. 2016. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/amamentacao_uso_medicamentos_outras_substancias.pdf>. Acesso em 29 set 2022
  • THE \AMERICAN COLLEGE OF OBSTETRITIANS AND GYNECOLOGISTS. Breastfeeding Your Baby. Disponível em: <https://www.acog.org/womens-health/faqs/breastfeeding-your-baby>. Acesso em 29 set 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.