Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Café e bebidas com Cafeína podem causar Overdose

O café embora seja considerada por muitos a opção ideal para manter o cérebro acordado e combater o cansaço, quando consumido em excesso pode ser bem perigoso para a saúde e provocar até mesmo uma overdose de cafeína.

Esta overdose de cafeína acontece quando se ingere uma quantidade exagerada de produtos contendo cafeína, como café, bebidas energéticas, suplementos de ginásio ou alguns refrigerantes como a cola por exemplo, causando sintomas como dor de estômago, tremores ou insônia. A dose máxima de cafeína recomendada por dia é de 400 mg, o equivalente a beber cerca de 600 ml de café por dia. Na Austrália existe o café mais forte do mundo, com 80 vezes mais cafeína do que um café normal.

Café e bebidas com Cafeína podem causar Overdose

Sintomas de consumo excessivo de café

Alguns dos sinais que indicam que pode estar a consumir cafeina em excesso podem incluir: 

  • Irritabilidade;
  • Dor de estômago;
  • Tremores leves;
  • Insônia; 
  • Nervosismo e inquietação;
  • Ansiedade.

Quando estes sintomas estão presentes e quando não existem outras possíveis razões que justifiquem o seu surgimento, é sinal que estes podem estar sendo provocados pelo consumo excessivo de café, sendo recomendado interromper de imediato o seu consumo. 

Além disso, em alguns casos o seu consumo excessivo pode mesmo provocar um aumentos dos batimentos cardíacos do coração, o que pode ser bastante perigoso, especialmente para pessoas com problemas de coração. 

Quantidade diária recomendada de cafeína

O ideal é manter o consumo de café inferior a 400 mg de cafeína, o que é equivalente a consumir cerca de 600 ml de café por dia. 

Alguns estudos indicam que uma dose de 5 gramas de cafeina pode ser letal, o que é equivalente a consumir 22 litros de café ou 2 colheres e meia de chá de cafeína pura. 

Sintomas de overdose de cafeína

Nos casos mais graves, o excesso de café pode mesmo provocar overdose, podendo surgir os seguintes sintomas: 

  • Aumentos dos batimentos cardíacos; 
  • Delírio e alucinações;
  • Tontura; 
  • Diarreia; 
  • Convulsões;
  • Febre e sedo excessiva; 
  • Dificuldade para respirar; 
  • Dor no peito; 
  • Movimentos incontroláveis dos músculos. 
Café e bebidas com Cafeína podem causar Overdose

Quando alguns destes sintomas é recomendado ir no hospital ou pronto socorro, pois é necessária assistência médica. Conheça todos os sintomas de overdose em Saiba o que é overdose e quando ela acontece

Nestes casos, pode ser necessário internamento médico e depende da gravidade dos sintomas, o tratamento pode incluir a realização de lavagem gástrica, a toma de carvão ativado e a administração de remédios que ajudem no controle dos sintomas. 

A cafeina embora possa parecer inofensiva, trata-se de estimulante do sistema nervoso central, que interfere na forma como o cérebro e e corpo trabalham. Além disso, é importante relembrar que esta substância não se encontra presente apenas no café, mas também em alguns alimentos, refrigerantes, chás, chocolate, suplementos alimentares ou remédios, por exemplo. Confira alguns remédios que tem cafeína aqui

Mais sobre este assunto:
Carregando
...