Obstetra: o que é, o que faz e quando se consultar

O obstetra é o médico especializado em acompanhar a gravidez e realizar os partos. Durante a gravidez, a presença do obstetra é importante pois é ele quem faz o pré-natal, solicitando os exames necessários para avaliar a saúde da mulher e do bebê, como os exames de sangue e as ultrassonografias.

As consultas com o obstetra devem ser iniciadas antes da gravidez, isso porque é o obstetra quem faz as orientações pré-concepcionais, avaliando o período fértil e ovulatório, além de avaliar os níveis hormonais e as características do assoalho pélvico da mulher.

As consultas devem ser mantidas durante toda a gravidez para garantir a saúde da mãe e o desenvolvimento adequado do bebê, sendo também aconselhado que as consultas sejam mantidas até o pós-parto.

Obstetra: o que é, o que faz e quando se consultar

O que faz o obstetra

O obstetra é o médico responsável por acompanhar todo o processo de gestação, desde o planejamento até o pós parto. Assim, é função do obstetra:

  • Realizar a orientação pré-concepcional;
  • Realizar o diagnóstico da gravidez;
  • Acompanhar o desenvolvimento do bebê;
  • Identificar possível alterações genéticas;
  • Realizar o pré-natal;
  • Avaliar a saúde da mulher durante a gestação e no pós-parto;
  • Avaliar a saúde do assoalho pélvico;
  • Realizar o parto.

Além disso, é o obstetra que indica a provável data do parto e aconselha o melhor tipo de parto de acordo com as características da gestação e saúde da mulher.

Quando ir

As consultas com o obstetra devem ser iniciadas a partir do momento que a mulher decide engravidar, pois assim são feitos exames que permitam o médico verificar se os níveis hormonais da mulher estão adequados, a capacidade ovulatória e a saúde do assoalho pélvico.

Após a confirmação da gravidez, a consulta com o obstetra deve acontecer pelo menos 1 vez por mês ou de acordo com a recomendação médica, até a semana 35, para que seja verificada a saúde da mulher e o desenvolvimento do bebê. A partir daí, as consultas podem ser feitas a cada 8 ou 15 dias dependendo de cada caso.

Após o parto, é recomendado que as consultas com o obstetra se mantenham durante pelo menos 6 semanas para que seja avaliada a saúde da mulher, estando atento a possíveis infecções e até mesmo à depressão pós parto.

Qual a diferença entre ginecologista e obstetra?

O ginecologista é o médico especializado em avaliar a saúde do sistema reprodutor feminino, sendo o acompanhamento realizado desde a primeira menstruação até o período pós-menopausa. Assim, por meio das consultas com o ginecologista, pode ser identificada a ocorrência de doenças, que podem envolver não só o sistema reprodutor feminino, mas também outros sistemas, principalmente o endócrino, ser investigada a causa da infertilidade do casal e a causa de alterações do ciclo menstrual, por exemplo.

Por outro lado, o obstetra é responsável pelo acompanhamento do processo gestacional, desde o planejamento da gravidez até o período pós-parto.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: