Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são as consequências do Sedentarismo

O sedentarismo é quando a pessoa não pratica nenhum tipo de atividade física regularmente o que acaba gerando consequências como acumulo de gordura na região da barriga, aumento do colesterol e do risco de diabetes tipo 2, por exemplo.

A pessoa é considerada sedentária mesmo se tiver uma vida ativa e se movimentar constantemente porque é empregada doméstica ou faxineiro, por exemplo. se a pessoa não tiver o hábito de parar por algum momento para se dedicar a uma atividade física. 

8 malefícios que o sedentarismo pode causar

Ser sedentário pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde como:

  1. Falta de força muscular por não estimular todos os músculos;
  2. Dor nas articulações devido ao excesso de peso;
  3. Acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias;
  4. Aumento excessivo do peso e até mesmo obesidade;
  5. Aumento do colesterol e triglicerídios;
  6. Doenças cardiovasculares, como Infarto ou AVC;
  7. Aumento do risco de Diabetes tipo 2 devido a resistência à insulina;
  8. Roncos durante o sono e Apneia do sono porque o ar pode passar com dificuldade pelas vias aéreas.

O aumento do peso pode ser a primeira consequência de ser sedentário e as outras complicações surgem aos poucos, com o passar do tempo e são silenciosas.

Saiba quais são as consequências do Sedentarismo

O que favorece o sedentarismo

Algumas situações que favorecem o sedentarismo incluem a falta de tempo ou de dinheiro para pagar a academia, mas o uso do elevador, ao invés de subir de escadas, a possibilidade de estacionar o carro perto do trabalho, ao invés de ir a pé uma parte do caminho, e o controle remoto da televisão.

Por isso, para que a pessoa possa se movimentar mais, mantendo os músculos fortes e a saúde cardíaca é recomendado optar sempre pela \\\'moda antiga\\\' preferindo as escadas e sempre que possível andar à pé. Mas ainda assim, deve fazer algum tipo de exercício todas as semanas.

Quem precisa se preocupar

O ideal é que todas as pessoas, de todas as idades tenham o hábito de praticar atividade física regularmente. Pode ser jogar futebol com os amigos, correr ao ar livre e caminhar no final do dia porque o que mais importa é manter o corpo em movimento durante 30 minutos diariamente ou 1 hora, 3 vezes por semana. Até mesmo as crianças e as pessoas que acham que já se mexem muito, precisam ter o hábito de praticar atividade física regularmente porque isso só tem benefícios para saúde.

Como combater o sedentarismo

Para combater o sedentarismo pode-se optar por qualquer tipo de avtividade física desde que ela seja feita, pelo menos, 3 vezes por semana porque somente assim haverá uma diminuição do risco de doenças devido a falta de atividade física. Praticar alguma atividade física somente uma vez por semana não tem tantos benefícios, mas se é o que tempo que a pessoa tem disponível no momento, qualquer esforço será melhor que nada. 

Para começar é recomendado ir ao médico para ser examinado porque assim ele poderá dizer se a pessoa está apta ou não para a atividade que pretende fazer. Geralmente, a escolha inicial de uma pessoa que está acima do peso e quer deixar o sedentarismo é a caminhada porque ela tem pouco impacto sobre as articulações e pode ser feita no seu próprio ritmo. Se pretende começar a caminhar, confira um plano de caminhada de 1 mês, que pode ser útil.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...