Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são as consequências do Sedentarismo

O sedentarismo é uma situação em que a pessoa não pratica qualquer tipo de atividade física regularmente, além de permanecer muito tempo sentado e não ter disposição para realizar atividades simples do dia-a-dia, o que tem influência direta na saúde e bem-estar da pessoa, já que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e perda de massa muscular.

Dessa forma, devido à falta de prática de exercício e vida pouco ativa, a pessoa sedentária acaba aumentando a ingestão de comidas, principalmente ricas em gorduras e açúcar, o que leva ao acúmulo de gordura na região abdominal, além de favorecer o ganho de peso e aumento da quantidade de colesterol e triglicerídeos circulantes.

Para sair do sedentarismo é necessário mudar alguns hábitos vida, tanto relacionados à alimentação quanto à realização de atividades físicas, sendo recomendado que a prática de atividade física comece a ser feita de forma gradual e acompanhada por um profissional de educação física.

Saiba quais são as consequências do Sedentarismo

8 malefícios que o sedentarismo pode causar

O sedentarismo pode resultar em diversas consequências para a saúde, como por exemplo:

  1. Falta de força muscular por não estimular todos os músculos;
  2. Dor nas articulações devido ao excesso de peso;
  3. Acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias;
  4. Aumento excessivo do peso e até mesmo obesidade;
  5. Aumento do colesterol e triglicerídios;
  6. Doenças cardiovasculares, como Infarto ou AVC;
  7. Aumento do risco de Diabetes tipo 2 devido a resistência à insulina;
  8. Roncos durante o sono e Apneia do sono porque o ar pode passar com dificuldade pelas vias aéreas.

O aumento do peso pode ser a primeira consequência de ser sedentário e as outras complicações surgem aos poucos, com o passar do tempo e são silenciosas.

O que favorece o sedentarismo

Algumas situações que favorecem o sedentarismo incluem a falta de tempo ou de dinheiro para pagar a academia. Além disso, a praticidade em pegar o elevador, estacionar o carro perto do trabalho e o uso do controle remoto, por exemplo, favorecem o sedentarismo, já que assim a pessoa evitar subir escadas ou andar até o trabalho, por exemplo.

Por isso, para que a pessoa possa se movimentar mais, mantendo os músculos fortes e a saúde cardíaca é recomendado optar sempre pela \\\'moda antiga\\\' preferindo as escadas e sempre que possível andar à pé. Mas ainda assim, deve fazer algum tipo de exercício todas as semanas.

Saiba quais são as consequências do Sedentarismo

Quem precisa se preocupar

O ideal é que todas as pessoas de todas as idades tenham o hábito de praticar atividade física regularmente. Pode-se jogar futebol com os amigos, correr ao ar livre e caminhar no final do dia porque o que mais importa é manter o corpo em movimento durante 30 minutos diariamente ou 1 hora, 3 vezes por semana.

Até mesmo as crianças e as pessoas que acham que já se mexem muito, precisam ter o hábito de praticar atividade física regularmente porque isso só tem benefícios para saúde. Conheça os benefícios da atividade física.

Como combater o sedentarismo

Para combater o sedentarismo pode-se optar por qualquer tipo de atividade física desde que ela seja feita, pelo menos, 3 vezes por semana porque somente assim haverá uma diminuição do risco de doenças devido a falta de atividade física. Praticar alguma atividade física somente uma vez por semana não tem tantos benefícios, mas se é o que tempo que a pessoa tem disponível no momento, qualquer esforço será melhor que nada. 

Para começar é recomendado ir ao médico para ser examinado porque assim ele poderá dizer se a pessoa está apta ou não para a atividade que pretende fazer. Geralmente, a escolha inicial de uma pessoa que está acima do peso e quer deixar o sedentarismo é a caminhada porque ela tem pouco impacto sobre as articulações e pode ser feita no seu próprio ritmo. Saiba como sair do sedentarismo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem