O condiloma é uma infecção que pode causar o surgimento de lesões lisas e planas ou parecidas com couve-flor, principalmente na região genital, como pênis, vagina, colo do útero e ânus.
Também conhecido como verrugas genitais, o condiloma é causado pela transmissão do vírus HPV ou pela reativação da bactéria Treponema pallidum, sendo classificado em condiloma acuminado e condiloma plano, ou lata.
Leia também: Verrugas genitais (crista de galo): o que são, causas e tratamento tuasaude.com/verrugas-genitaisO condiloma tem cura e o tratamento deve ser feito pelo ginecologista, urologista ou infectologista, que pode indicar o uso de cremes ou pomadas, antibióticos orais e na forma de injeções ou ainda a crioterapia e a cirurgia.
Sintomas de condiloma
Os principais sintomas e sinais de condiloma são:
- Lesões lisas e planas, ou parecidas com couve-flor na pele;
- Verrugas esbranquiçadas, rosadas, roxeadas ou castanho-avermelhadas;
- Lesões únicas ou múltiplas e de tamanho variável;
- Coceira, dor, ardência ou desconforto no local das verrugas;
- Sangramento na região;
- Dificuldade para urinar ou evacuar;
- Secreção com mau cheiro na região afetada.
No homem, as lesões do condiloma normalmente se localizam na cabeça do pênis, mas também pode afetar o corpo do pênis e a região perianal. Já na mulher, as lesões geralmente surgem na vulva, períneo, região perianal, vagina e colo do útero.
Em menor frequência, as lesões podem surgir nas mucosas do nariz e da boca, na laringe e nas conjuntivas.
Entretanto, é importante ressaltar que em muitas pessoas, o condiloma pode não provocar sintomas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo clínico geral, ginecologista ou urologista, por meio da avaliação das lesões, dos sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.
Se deseja confirmar o risco de condiloma, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:
Para confirmar o tipo de condiloma, o médico também solicita a realização de exames específicos, como biópsia, anuscopia e papanicolau, por exemplo.
Tipos de condiloma
De acordo com o agente causador, os tipos de condiloma são:
1. Condiloma acuminado
O condiloma acuminado é causado pela transmissão do vírus HPV, que provoca lesões com aspecto semelhante a couve-flor de cor branca, rosa, púrpura a castanho-avermelhada.
Leia também: Condiloma acuminado: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/condiloma-acuminado2. Condiloma plano
O condiloma plano, ou condiloma lata, é causado pela reativação da bactéria Treponema pallidum, sendo uma das manifestações da sífilis secundária. Saiba mais sobre o condiloma plano.
Neste tipo de condiloma, as lesões são lisas, macias e planas na pele, e apresentam cor cinza-esbranquiçada, podendo surgir em áreas mais úmidas do corpo como ânus, lábios vaginais ou pênis.
Possíveis causas
A transmissão do condiloma é causado principalmente pelo papilomavírus humano (HPV), sendo principalmente relacionada com o contato sexual.
Além disso, a transmissão do condiloma também pode acontecer durante o parto, onde a mãe infectada transmite para o bebê, e por autoinoculação, quando a pessoa infectada toca nas verrugas e depois em outra parte da própria pele.
Já o condiloma plano é causado pela reativação da bactéria Treponema pallidum, sendo uma das manifestações da sífilis secundária, que é a 2ª fase da sífilis, que pode surgir no período de 2 a 8 semanas após a melhora dos sintomas da sífilis primária.
Leia também: Sífilis secundária: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/sifilis-secundariaTratamento do condiloma
O tratamento do condiloma é feito de acordo com o agente infeccioso e inclui:
1. Pomadas e cremes
O tratamento para condiloma acuminado geralmente é feito com a aplicação de pomadas ou cremes contendo imiquimode e podofilotoxina, que impedem a multiplicação do vírus do HPV ou estimulam o sistema imunológico.
Este tratamento deve ser feito conforme a orientações do médico e pode demorar alguns meses ou anos para provocar o completo desaparecimento das verrugas.
2. Remédios
Para tratar o condiloma plano, o médico pode indicar o uso de injeções intramusculares com o antibiótico penicilina benzatina, para tratar a sífilis e eliminar a bactéria Treponema pallidum.
Já para pessoas com alergia à penicilinas, o médico pode prescrever o uso do antibiótico doxiciclina por via oral. Veja como é o tratamento da sífilis.
3. Crioterapia
A crioterapia consiste na aplicação de frio no local a ser tratado, com nitrogênio líquido, para destruir as verrugas por congelamento, sendo indicado em casos de condiloma acuminado.
4. Eletrocauterização
O tratamento do condiloma acuminado pode ser feito com a eletrocauterização. Este procedimento é feito pelo médico e consiste no uso de corrente elétrica para queimar as verrugas.
5. Cirurgia
A cirurgia, por meio de técnicas como excisão, curetagem e laser, por exemplo, pode ser indicada pelo médico para eliminar o condiloma acuminado imediatamente.
Como prevenir
Para prevenir o condiloma é recomendado usar preservativo sempre durante as relações sexuais. É importante também evitar ter relações sexuais com pessoas que apresentam leões visíveis na região genital.
Além disso, a outra forma de prevenir o condiloma acuminado é por meio da vacina contra o HPV. Esta vacina é oferecida pelo SUS para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, ou pessoas de 9 a 45 anos com o sistema imunológico enfraquecido.
Leia também: Vacina HPV: para que serve, doses, quando tomar (e outras dúvidas) tuasaude.com/vacina-para-hpv