Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar muletas corretamente

​As muletas são indicadas para conferir mais equilíbrio quando o indivíduo está com a perna, pé ou joelho machucado, mas elas devem ser usadas corretamente para evitar dor nos punhos, ombros e costas.

Embora as indicações do uso das muletas sejam semelhantes é preciso ter cuidados específicos quando usa apenas 1 muleta ou 2 muletas e por isso, quando o médico ou fisioterapeuta indicar o seu uso, também deverá orientar a forma correta de usar. Veja 10 dicas para eliminar a dor nas costas.

A muleta deve estar a cerca de 10cm de distância da parte lateral do pé, para não tropeçar. A altura ideal da muleta é do apoio da mão na mesma altura da do quadril, com o braço esticado, como mostram as imagens a seguir:

Como posicionar as 2 muletasComo posicionar as 2 muletas
Como posicionar apenas 1 muletaComo posicionar apenas 1 muleta

Cuidados para caminhar e usar as escadas com 1 muleta

Quando o indivíduo só precisa usar uma muleta para conseguir se movimentar ela deve ser colocada do lado oposto ao da perna machucada.

Como caminhar com apenas 1 muleta

O primeiro passo deve ser com a perna machucada e a muleta ao mesmo tempo porque o objetivo é servir de suporte e não deve colocar todo o peso do corpo na muleta.

Como subir e descer escadas com apenas 1 muleta

Para subir as escadas com 1 muleta deve-se colocar a muleta do lado oposto ao da perna machucada e sempre que subir um degrau apoiar primeiro o pé são e a muleta no degrau e depois o pé machucado, subindo um degrau de cada vez.

Para descer as escadas é recomendado colocar primeiro o pé machucado e a muleta e depois o pé são, descendo um degrau de cada vez.

Cuidados para caminhar e usar as escadas com 2 muletas

Quando é preciso usar 2 muletas porque não pode colocar o pé machucado no chão, ela deve ser ajustada debaixo do braço, mas com uma distância de 3 cm da axila para não machucar. A altura do apoio das mãos deve ser a mesma altura do quadril.

Como caminhar com 2 muletas

Para caminhar com 2 muletas é recomendado que o primeiro passo deve ser com a perna sã e enquanto a perna machucada está levemente dobrada, sejam apoiadas as duas muletas ao mesmo tempo.

Se puder apoiar a perna lesionada no chão, deve dar o primeiro passo com as muletas, a seguir, avançar com a perna machucada e dar um passo com a perna sã.

Como subir e descer escadas com 2 muletas

Para subir as escadas com 2 muletas deve-se:

  • Subir o primeiro degrau com a perna sã, mantendo as duas muletas no degrau debaixo;
  • Colocar as 2 muletas no mesmo degrau da perna sã ao mesmo tempo que eleva a perna machucada;
  • Subir o próximo degrau com a perna sã, mantendo as duas muletas no degrau debaixo.

Para descer as escadas com 2 muletas deve-se:

  • Levantar o pé do chão, mantendo perna lesionada bem esticada, para frente para poder equilibrar o corpo e diminuir o risco de queda;
  • Colocar as muletas no degrau de baixo,
  • Colocar a perna machucada no mesmo degrau das muletas;
  • Descer com a perna sã.

Não se deve tentar descer a escada colocando uma muleta em cada degrau, para não correr o risco de cair.

Por quanto tempo devo usar muletas

O tempo de uso das muletas varia conforme a gravidade da lesão. Por exemplo, se a fratura estiver devidamente consolidada e o paciente conseguir apoiar o peso do corpo nas duas pernas, sem mancar a muleta será desnecessária. No entanto, se o paciente ainda precisar de algum apoio para caminhar e para ter mais equilíbrio, o fisioterapeuta poderá indicar seu uso por mais tempo.

Outros cuidados importantes

Também é preciso ter cuidado, evitando pisos molhados ou escorregadios. Se achar que não vai conseguir andar, subir ou descer escadas busque a ajuda de um fisioterapeuta, por vezes pode ser difícil lembrar de todos os detalhes nos primeiros dias e por isso o risco de queda é maior.

Pode ser uma boa ajuda ter alguém de confiança por perto como um familiar ou cuidador para conferir mais segurança, especialmente nos primeiros dias.

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...