Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 Plantas domésticas que limpam o ar (e melhoram a saúde)

A falta de qualidade no ar que respiramos tem sido relacionada com vários problemas de saúde, especialmente no sistema respiratório de crianças, com aumento do número de casos de asma e outras alergias respiratórias. Por esse motivo, várias instituições, como a Academia americana de alergia, asma e imunologia têm recomendado a limpeza do ar da casa, como estratégia para melhorar a saúde respiratória.

Por esse motivo, existem vários aparelhos com filtros especiais, conhecidos como HEPA, que ajudam a limpar o ar de casa e eliminar vários poluentes. No entanto, de acordo com outros estudos, esses aparelhos podem não ser suficientes para retirar todos os poluentes e podem, até, acabar contaminando mais o ambiente, se não forem adequadamente limpos.

Assim, várias outras pesquisas têm sido feitas para encontrar uma forma natural e eficaz de fazer a limpeza do ar, que passam pelo uso de plantas. De fato, várias plantas foram estudadas pela NASA para servir como filtros naturais em viagens espaciais. Algumas das plantas que parecem ter maior efeito na limpeza do ar, incluem:

1. Areca-bambu

6 Plantas domésticas que limpam o ar (e melhoram a saúde)

A areca-bambu, com o nome cientifico Dypsis lutescens, é um tipo de palmeira interior que, além de eliminar vários tipos de poluentes do ar, como benzeno e formaldeído, também aumenta a quantidade de umidade no ambiente, sendo uma aliada perfeita durante os dias de inverno, quando se tem o aquecimento ligado.

Para se desenvolver adequadamente esta planta precisa estar em um ambiente com bastante luz solar e ser regada frequentemente.

2. Samambaia

6 Plantas domésticas que limpam o ar (e melhoram a saúde)

A samambaia, também conhecida como feto-de-boston e de nome científico Chamadorea elegans, é uma planta bastante comum em casa e que, de fato, tem vários benefícios para o ar, pois ajuda a manter um nível adequado de umidade no ambiente, além de remover poluentes comuns, como o formaldeído.

Embora seja uma planta fácil de cuidar, geralmente precisa ficar em locais mais escuros ou, pelo menos, com luz indireta.

3. Hera inglesa

6 Plantas domésticas que limpam o ar (e melhoram a saúde)

A hera inglesa, de nome científico Hedera helix, é também outra planta muito comum em casa, especialmente no exterior. Porém, esta planta pode ter um importante benefício no interior, já que parece limpar um grande número de poluente, além de aumentar a quantidade de umidade, importante para a saúde respiratória.

Como qualquer hera, esta planta tem muita facilidade em crescer e, por isso, seu tamanho de ser regulado com podas frequentes de seus ramos. Embora possa ser usada no interior, é preciso ter cuidado especial com esta planta, já que pode ser tóxica, especialmente se ingerida por animais ou crianças.

4. Gerbera

6 Plantas domésticas que limpam o ar (e melhoram a saúde)

A gerbera é uma planta muito colorida, de nome científico Gerbera jamesonii, que é frequentemente utilizada no interior das casas para melhorar o seu aspeto estético. No entanto, além de oferecer beleza, esta flor também remove muitos dos poluentes presentes no ar.

Esta planta é segura para os animais domésticos e deve ser colocada em locais com muito sol, já que suas flores precisam de luz solar para se desenvolver.

5. Árvore-da-borracha

6 Plantas domésticas que limpam o ar (e melhoram a saúde)

Esta é uma planta muito resistente e que se desenvolve facilmente em locais com pouca luz. Seu nome científico é Ficus elastica, e tem ótimo efeito em remover poluentes do ar, principalmente formaldeído, benzeno e tricloroetileno.

Alguns tipos desta planta podem ser tóxicos se ingeridos, por isso, deve-se ter cuidado com a presença de animais domésticos que possam ingerir a planta. 

6. Lírio da paz

6 Plantas domésticas que limpam o ar (e melhoram a saúde)

O lírio da paz é uma planta muito bonita que pode ser usada no interior de casa para melhorar a estética de vários locais. Seu nome científico é Spathiphyllum, e além de remover poluentes do ar, também é resistente a vários insetos e confere um nível ótimo de umidade ao ambiente.

Esta planta não precisa de luz direta do sol e suas flores fluorescem no interior de casa, desde que sejam regadas frequentemente.

Como utilizar plantas para limpar o ar de casa

A plantas indicadas têm boas capacidades para limpar o ar de casa, no entanto, para atingirem melhores resultados é recomendado que existam, pelo menos, 3 plantas por cada 10 metros quadrados em cada cômodo, colocadas o mais perto possível de locais onde se possa passar mais tempo, como na cama, sofá ou cadeiras.

Uma vez que as plantas são seres vivos, é muito importante também saber como cuidar corretamente de cada um, para que funcionem da melhor forma. Para isso, é aconselhado pedir dicas de como cuidar de cada planta na loja.

Outros benefícios das plantas para a saúde

Além de removerem os poluentes do ar e melhorarem os níveis de umidade, as plantas também podem ter um forte impacto na saúde psicológica de várias pessoas, já que deixam os locais mais confortáveis e acolhedores. De fato, o uso de plantas em escritórios tem até demonstrado efeitos na melhora do ânimo e da produtividade.

Por outro lado, algumas plantas podem até ajudar no controlo de pragas de insetos e mosquitos, podendo ser aliadas no combate a doenças transmitidas por picadas, como Dengue ou Zika, por exemplo. Conheça uma lista de plantas que ajudam a afastar os mosquitos de sua casa.

Bibliografia >

  • KOBAYASHI, Kent. D. et al.. Using Houseplants To Clean Indoor Air. College of Tropical Agriculture and Human Resources University of Hawai'i at Mãnoa. 1-7, 2007
  • FRIENDS OF THE EARTH WINCHESTER. Indoor Plants for Healthy Air. Disponível em: <https://friendsoftheearth.uk/sites/default/files/downloads/winchester-foe-air-pollution-cleaning-plants-102236.pdf>. Acesso em 15 Jul 2019
  • NASA. Plants Clean Air and Water for Indoor Environments. 2007. Disponível em: <https://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/20080003913.pdf>. Acesso em 15 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem