Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o exame ALT Alanina Aminotransferase

O exame da alanina aminotransferase, também conhecido como ALT ou TGP, é um exame de sangue que ajuda a identificar lesões e doenças do fígado devido à presença elevada da enzima alanina aminotransferase no sangue, que normalmente se encontra entre as 7 e 56 u/litro.

Normalmente, a enzima alanina aminotransferase está presente dentro das células do fígado e, por isso, quando existe alguma lesão nesse órgão, provocada por um vírus ou substâncias tóxicas, por exemplo, é comum que a enzima seja liberada para a corrente sanguínea, levando a um aumento dos seus níveis no exame de sangue, que pode significar:

Para que serve o exame ALT Alanina Aminotransferase

ALT muito alta

  • 10 vezes superior ao normal: normalmente é uma alteração provocada por uma hepatite aguda causada por vírus ou uso de alguns medicamentos. Veja outras causas em: Hepatite aguda.
  • 100 vezes superior ao normal: é muito comum em utilizadores de drogas, álcool ou outras substâncias que causam danos graves no fígado.

ALT elevada

  • 4 vezes superior ao normal: sinal de hepatite crônica e, por isso, pode ser sinal de doença hepática como cirrose ou câncer, por exemplo.

No entanto, como a enzima alanina aminotransferase também se encontra nos músculos e no coração, embora em menor quantidade, o exame também pode apresentar aumento da ALT após exercício físico intenso ou após fazer uma injeção de medicamento no músculo.

Assim, para evitar erros no diagnóstico, o médico pode pedir outros exames, como TGO ou AST, que, juntamente com a ALT, ajudam a confirmar o diagnóstico de problemas no fígado.

O que fazer em caso de ALT alta

Nos casos em que o exame de alanina aminotransferase apresenta um valor elevado é recomendado consultar um hepatologista para fazer uma avaliação do historial clínico e identificar qual pode ser a causa da alteração provocada no fígado. O médico pode ainda pedir outros exames mais específicos como testes de hepatite ou biópsia do fígado para confirmar algum diagnóstico.

Além disso, nos casos de ALT elevada também é aconselhado fazer uma alimentação favorável para o fígado, pobre em gorduras e dando preferência para alimentos cozidos. Saiba mais sobre o que comer em: Dieta para o fígado.

Para que serve o exame ALT Alanina Aminotransferase

Quando fazer o exame ALT

O exame de alanina aminotransferase é utilizado para detectar lesões no fígado e, por isso, pode ser recomendado para pessoas que apresentam:

  • Gordura no fígado ou estão acima do peso;
  • Cansaço excessivo;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Inchaço da barriga;
  • Urina escura;
  • Pele e olhos amarelados.

No entanto, os níveis de ALT podem já se encontrar altos mesmo quando o paciente não apresenta qualquer tipo de sintomas, sendo uma ótima ferramenta para diagnosticar precocemente problemas no fígado. Desta forma, o teste de ALT também pode ser feito quando existe historial de exposição ao vírus da hepatite, uso excessivo de bebidas alcoólicas ou presença de diabetes.

Saiba o que significam outras alterações no exame de sangue:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...