Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o exame ALT Alanina Aminotransferase

O exame da alanina aminotransferase, também conhecido como ALT ou TGP, é um exame de sangue que ajuda a identificar lesões e doenças do fígado devido à presença elevada da enzima alanina aminotransferase, também chamada de transaminase glutâmico pirúvica, no sangue, que normalmente se encontra entre as 7 e 56 U/L de sangue.

A enzima transaminase pirúvica está presente dentro das células do fígado e, por isso, quando existe alguma lesão nesse órgão, provocada por um vírus ou substâncias tóxicas, por exemplo, é comum que a enzima seja liberada para a corrente sanguínea, levando a um aumento dos seus níveis no exame de sangue, que pode significar:

Para que serve o exame ALT Alanina Aminotransferase

ALT muito alta

  • 10 vezes superior ao normal: normalmente é uma alteração provocada por uma hepatite aguda causada por vírus ou uso de alguns medicamentos. Veja outras causas de hepatite aguda.
  • 100 vezes superior ao normal: é muito comum em utilizadores de drogas, álcool ou outras substâncias que causam danos graves no fígado.

ALT elevada

  • 4 vezes superior ao normal: pode ser sinal de hepatite crônica e, por isso, pode indicar doença hepática como cirrose ou câncer, por exemplo.

Apesar de ser um marcador muito específico para lesão no fígado, essa enzima também pode ser encontrada nos músculos e no coração em menor quantidade, podendo ser verificada um aumento na concentração dessa enzima no sangue após exercícios físicos intensos, por exemplo. Por isso, para avaliar o funcionamento e identificar lesões no fígado, o médico pode solicitar a dosagem de outras enzimas, como a lactato desidrogenase (LDH) e a AST ou TGO. Saiba mais sobre o exame AST.

O que fazer em caso de ALT alta

Nos casos em que o exame de transaminase pirúvica apresenta valor elevado é recomendado consultar um hepatologista para fazer avaliação do histórico clínico da pessoa e identificar qual pode ser a causa da alteração no fígado. O médico pode ainda pedir outros exames mais específicos como testes de hepatite ou biópsia do fígado para confirmar a hipótese diagnóstica.

Além disso, nos casos de ALT elevada também é aconselhado fazer uma alimentação adequada para o fígado, pobre em gorduras e dando preferência para alimentos cozidos. Saiba como fazer a dieta para o fígado.

Para que serve o exame ALT Alanina Aminotransferase

Quando fazer o exame ALT

O exame de alanina aminotransferase é utilizado para detectar lesões no fígado e, por isso, pode ser recomendado para pessoas que apresentam:

  • Gordura no fígado ou estão acima do peso;
  • Cansaço excessivo;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Inchaço da barriga;
  • Urina escura;
  • Pele e olhos amarelados.

No entanto, os níveis de ALT podem já se encontrar altos mesmo quando o paciente não apresenta qualquer tipo de sintomas, sendo uma ótima ferramenta para diagnosticar precocemente problemas no fígado. Desta forma, o teste de ALT também pode ser feito quando existe histórico de exposição ao vírus da hepatite, uso excessivo de bebidas alcoólicas ou presença de diabetes. Saiba o que significam outras alterações no exame de sangue.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar