Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a dor no joelho após a corrida

Para tratar a dor no joelho após a corrida pode ser necessário passar uma pomada anti-inflamatória, como ​Diclofenaco ou Ibuprofeno, aplicar compressas frias ou, se necessário, substituir os treinos de corrida por uma caminhada até a dor diminuir.

Geralmente, a dor no joelho é um sintoma que pode aparecer devido ao síndrome do atrito da banda iliotibial, conhecido por SABI, que é uma frequente quando o individuo corre todos os dias e a dor surge na parte lateral do joelho.

No entanto, a dor após a corrida, também pode surgir devido a problemas como desgaste da articulação ou tendinite e, quando a dor não desaparece ao final de uma semana ou aumenta progressivamente é aconselhado parar de correr e procurar um ortopedista ou fisioterapeuta, para identificar a causa da dor no joelho, podendo ser necessário realizar exames de diagnóstico, como raio-x ou tomografia computadorizada. Veja as principais causas da dor na corrida.

Assim, algumas estratégias que podem ajudar a aliviar a dor depois da corrida incluem:

1. Usar o rolo de auto massagem

Como tratar a dor no joelho após a corrida

O rolo de espuma para auto massagem, também conhecido como foam roller, é excelente para combater as dores nos joelhos, panturrilha, quadríceps e costas. Você só precisa colocar o rolo no chão e deixar que ele deslize sobre a área dolorida durante 5 a 10 minutos. O ideal é ter um rolo grande, com cerca de 30 cm que seja bem firme para poder suportar o peso do seu corpo, já que você terá que ficar com  o peso do corpo em cima do rolo. Veja o passo a passo de como usar o rolo de espuma para auto massagem e liberação miofascial.

2. Usar gelo no joelho

No caso de surgir dor após uma corrida, pode-se aplicar uma compressa fria ou gelo no joelho, principalmente quando ele está inchado e vermelho, já que ajuda a diminuir a dor e a inflamação.

Usar compressa de geloUsar compressa de gelo

Nestes casos, é necessário que o gelo atue durante cerca de 15 minutos, aplicando pelo menos 2 vezes ao dia, sendo que uma das aplicações deve ser logo depois da corrida. Também é importante colocar um pano fino por baixo do gelo para evitar queimadura da pele, que pode ser um saco de legumes congelados, cubos de gelo da geladeira ou sacos específicos de água fria que se pode comprar na farmácia.

Além disso, depois de aplicar o gelo, pode-se fazer uma pequena massagem no joelho, movimentando o osso redondo do joelho de um lado para o outro durante 3 a 5 minutos.

3. Usar tênis de corrida

É importante usar tênis de corrida sempre que for treinar porque eles acomodam melhor o pé e diminuem a probabilidade de lesões. Fora dos treinos deve-se usar sapatos confortáveis e que permitam apoiar bem os pés, devendo, por isso, ter uma sola de borracha com no máximo 2,5 cm. Além disso, se possível deve-se optar por correr em estradas de terra, porque o impacto para os joelhos é menor. Veja um plano completo para correr 5 e 10 km gradualmente e sem sofrer lesões aqui.

4. Usar tensor no joelho

Geralmente, colocar uma faixa elástica no joelho durante todo o dia ajuda a imobilizá-lo e diminui a dor, pois o tensor promove a sensação de aperto e de conforto. Além disso, correr com o joelho enfaixado pode diminuir a dor.

Usar joelheira para corridaUsar joelheira para corrida

5. Fazer alongamentos leves 2 vezes ao dia

Quando a dor surge no joelho durante a corrida ou logo após terminar deve-se alongar suavemente, dobrando a perna para trás e segurando com uma mão ou sentar numa cadeira com os dois pés no chão e esticar, lentamente, a perna com o joelho afetado, cerca de 10 vezes, repetindo por 3 séries. Veja mais exercícios em: Exercícios de alongamento para caminhada.

Alongamento para lateral do joelhoAlongamento para lateral do joelho

6. Tomar analgésico e anti-inflamatórios por indicação do médico

A dor no joelho após a corrida, pode diminuir depois de tomar um analgésico, como Paracetamol, ou aplicar uma pomada anti-inflamatória, como Cataflan de 8 em 8 horas. No entanto, o seu uso só deve ser feito após indicação do médico ou ortopedista.

Além disso, em alguns casos, como lesão dos ligamentos, pode ser necessário fazer cirurgia ao joelho, para colocar uma prótese, por exemplo.

7. Comer alimentos anti-inflamatórios diariamente

Alguns alimentos que podem ajudar a recuperar da dor após uma corrida incluem alho, atum, gengibre, cúrcuma, salmão, sementes de chia, gotas de óleo essencial de sálvia ou alecrim, porque têm propriedades anti-inflamatórias. Conheça mais alimentos em: Alimentos anti-inflamatórios.

Comer alimentos anti-inflamatórios Comer alimentos anti-inflamatórios

8. Descansar

Quando a dor no joelho é forte depois de fazer uma corrida, deve-se evitar fazer esforços intensos, como não pular, pedalar ou caminhar rápido para não aumentar a dor e agravar o problema.

Manter repousoManter repouso

Para ajudar a aliviar a dor depois da corrida, pode-se deitar-se em um sofá ou cama e apoiar os pés, colocando uma almofada por baixo dos joelhos, pois o repouso de pelo menos 20 minutos ajuda a diminuir o inchaço e a inflamação.

Saiba mais dicas que podem ajudar a diminuir a dor em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...